Renova Invest Facebook

Melhores fundos de investimentos para 2023; veja

melhores fundos de investimentos
melhores fundos de investimentos

Investimento é a forma de conseguir aumentar o seu patrimônio e garantir a sua independência financeira. Não tem porque seguir com os mesmos erros ou ignorar algumas opções bacanas dentro do mercado, não é mesmo?  Até porque, conhecer, acompanhar e escolher os melhores fundos de investimentos pode ajudar você a consolidar sua estratégia financeira.

Agora, no segundo semestre de 2023, isso pode se tornar ainda mais importante, pensando no nacional e internacional.

Por isso, vale a pena entender quais são as alternativas disponíveis no mercado financeiro e o que elas oferecem. Assim, você pode escolher aquele que estiver mais alinhado às suas características.

O que são fundos de investimentos?

Os fundos de investimento são uma modalidade de investir de forma coletiva. É um tipo de ativo formado por por meio da união de vários investidores que convergem na intenção de aplicar recursos em um mesmo objetivo. Se você quer investir no setor imobiliário, pode comprar cotas de fundos imobiliários.

Nisso, há outros fundos, como os de renda fixa, ações e cambiais. O grupo de investidores que passam a deter dessas cotas acabam por usar da mesma estratégia. Outro fator considerável, além dos tipos de fundos, são as estratégias personalizadas para cada momento e objetivo.

Existem corretoras de valores e instituições financeiras que disponibilizam vários fundos de investimentos que podem agradar vários tipos de investidores, considerando os três tipos de perfil: conservador, moderado e arrojado.

Por exemplo, os fundos de renda fixa são mais adequados e procurados por investidores conservadores, que não querem correr riscos altos. Já os fundos de ações são mais populares na carteira de quem tem apetite ao risco, ou seja, os investidores arrojados.

Um ponto importante de atenção é que os fundos de investimentos precisam ser declarados no Imposto de Renda (IR). A decisão do portfólio auxilia no tipo de investimento. Caso queira saber mais do assunto, veja como avaliar um fundo no vídeo abaixo.

Quais os principais tipos de fundos de investimentos?

Os tipos de fundo de investimento têm o funcionamento semelhante, de forma geral. Entretanto, os recursos arrecadados podem ser aportados de diferentes formas a depender do tipo de fundo. Além disso, eles podem apresentar algumas particularidades em relação aos outros.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Confira alguns dos principais fundos de investimentos do mercado:

Fundos Imobiliários

Os fundos de investimento imobiliários, conhecidos pela sigla FIIs, aportam os recursos dos cotistas em investimentos do ramo imobiliário. Eles podem ser uma alternativa para quem deseja investir em imóveis, mas não quer (ou não pode) fazer aportes em imóveis físicos.

As estratégias podem variar de acordo com cada um, mas o foco é no setor de imóveis. Existem, por exemplo, FIIs que investem na compra de imóveis para locação comercial, outros na construção; já outros aportam dinheiro em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliários.

Fundos de renda fixa

Fundos de renda fixa costumam agradar investidores conservadores, mas podem fazer parte da carteira de outros perfis. Sua principal característica é focar em aplicações dessa classe — assim, podem ter menores riscos.

Normalmente, são fundos cujo portfólio é composto majoritariamente por títulos públicos ou privados. Entre eles, podem estar títulos do Tesouro Direto, CDBs (certificados de depósito bancário), LCIs (letras de crédito imobiliário) e LCAs (letras de crédito do agronegócio).

Fundo de ações

Fundos de ações investem majoritariamente em ações, cotas de outros fundos de ações, índice de ações e outros ativos de renda variável. Eles podem ter estratégias diversas, já que a bolsa é bastante dinâmica.

Existem, por exemplo, fundos com gestão passiva, que visam acompanhar um índice de mercado. Também há os com gestão ativa, que podem utilizar diferentes operações para rentabilizar. Entre as mais complexas, há a estratégia long e short.

Fundos multimercados

Essa modalidade possui características mais amplas, se comparada com outros tipos de fundos. Isso porque os multimercados têm maior flexibilidade em relação aos ativos e produtos que podem fazer parte da carteira.

Por exemplo, pode haver fundos multimercados que investem ao mesmo tempo em produtos de renda fixa, ativos de renda variável e até mesmo cotas de fundos cambiais. Diferente dos outros tipos, não é preciso ter um percentual maior em determinada classe.

Percebeu a liberdade que eles oferecem para composição do portfólio? Vale destacar, no entanto, que gestores dos multimercados devem respeitar as estratégias definidas para o fundo na hora de compor a carteira de investimentos.


Fundos cambiais

Fundos cambiais podem ser interessantes para pessoas que possuem algum plano em moeda estrangeira. Por exemplo, uma viagem para o exterior ou obrigações de compra e pagamento em outra moeda.

Os fundos cambiais são compostos, principalmente, por ativos relacionados às moedas estrangeiras, como dólar e euro. Por esse motivo, eles costumam ser, inclusive, utilizados como forma de proteção (hedge) contra a variação cambial.

Saiba mais sobre quem são os agentes de um fundo de investimento e as características desse tipo de produto financeiro aqui. 

Melhores fundos de investimentos para 2023

Quer saber mais? Por mais que todos os fundos contem com pontos positivos e negativos, veja os 5 entre os melhores fundos para 2023 selecionados por nossa sócia e assessora de investimentos, Karina Afuso.

Fundo para reserva de emergência

Exemplo: BTG Pactual Tesouro Selic Simples FI RF

Com os juros altos, os fundos que acompanham o rendimento do CDI são ótimas opções, porque a rentabilidade está muito boa, possuem segurança e liquidez. É um fundo de 100% Tesouro Selic, mas com vantagens sobre o Tesouro porque não possui taxa de custódia. Além disso, não possui taxa de administração e performance.

 Fundo de crédito privado

Exemplo: IBIUNA CREDIT FIC FIM CP

Para o investidor que quer buscar um retorno acima do CDI sem correr o risco de Bolsa de Valores, os fundos de crédito podem ser uma boa opção. O fundo busca oportunidades nos mercados de crédito local e internacional (limitado a 20% do PL). Vale destacar que a Ibiúna é uma gestora muito renomada.

Fundo multimercado

Exemplo com baixo risco: Quantitas Galápagos FIM
Exemplo de alto risco: Legacy Capital FIC FIM

Os fundos multimercados possuem flexibilidade na hora da alocação e essa classe de ativo teve ótima rentabilidade ano passado. Essa diversificação de poder aplicar em diversas classes de ativos e também em diferentes mercados, não só no Brasil, é fundamental para que esses fundos tenham bom desempenho em 2023 também.

Os fundos de gestores são conhecidos e com teses de investimento consolidadas, a diferença é no grau de risco que cada um pode tomar.

Fundo de ações long biased

Exemplo: Absolute Pace LB FIC FIA

Esse tipo de fundo de ações pode ter posições compradas e vendidas, portanto, pode ganhar mesmo em um cenário de queda. Além de atuar no mercado de ações através de posições compradas e vendidas, você pode aproveitar oportunidades em outras classes como moedas, juros e commodities.

Como investir em fundos de investimentos?

Após conhecer quais são os melhores fundos de investimentos para 2023, é preciso saber decidir quais deles podem fazer sentido para sua estratégia. Então comece identificando o seu perfil de investidor para entender seu nível de tolerância ao risco.

Na maioria dos casos, os conservadores estão mais alinhados com fundos de renda fixa, que também podem ajudar a diversificar carteiras moderadas e arrojados. Já quem tiver maior tolerância ao risco pode aproveitar as oportunidades de renda variável.

Além do perfil, definir seus objetivos também é importante. Em geral, investir com foco no longo prazo favorece um possível acúmulo de patrimônio e dilui parte dos riscos da renda variável, por exemplo. Já metas de curto prazo podem ser mais adequadas para a renda fixa.

Após pensar nessas questões, você deverá abrir conta em um banco de investimentos e escolher um fundo de investimento. Dessa forma, poderá acessar os fundos que integram o portfólio da instituição ou, no caso dos ETFs e FIIs, adquirir as cotas na Bolsa de Valores.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos e de como essa modalidade de fundos é benéfica para o seu portfólio, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.