Renova Invest Facebook

Ranking dos melhores fundos no último semestre; qual o futuro dos investimentos?

Ranking de fundos que mais performaram no ultimo semestre
Ranking de fundos que mais performaram no ultimo semestre

O começo de 2022 foi marcado por vários acontecimentos mundiais e principalmente pelo receio da economia global ser afetada por uma forte recessão. Afinal, estamos vivendo um período de adaptação após a pandemia da Covid-19 e ainda com a explosão de uma guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso nos leva a pensar: qual o futuro dos investimentos? Ou melhor, qual o ranking dos melhores fundos do primeiro semestre de 2022? É o que vamos descobrir!

Em meio a uma inflação cada vez mais evidente, o cenário afetou os retornos de boa parte das Bolsas de Valores pelo mundo. Mas nem toda as notícias são negativas, por mais que o Ibovespa tenha terminado o primeiro semestre no vermelho, teve alguns fundos de ações que conseguiram terminar o período bem azul.

Por exemplo, quem apostou em papéis de empresas do setor de commodities, como nas energéticas e metálicas,  além das companhias de energia elétrica e serviços financeiros, se deu bem. Foram os investimentos que responderam pelos maiores ganhos entre janeiro e junho deste ano.

O primeiro lugar entre os retornos de fundos de ações ficou com o Forpus Ações FIA, que chegou a ter ganhos de 9,51% no semestre, contra recuo de 5,99% do Ibovespa durante o mesmo período em 2022. Agora, quando o assunto é multimercados, o destaque foi para as carteiras que apostaram na elevação dos juros em economias mais desenvolvidas, como a dos Estados Unidos.

Para deixar mais claro de entender, no acumulado dos seis primeiros meses deste ano, o multimercado com melhor performance foi o Vista Multiestratégia, que contou com retorno de 39,10%, ou seja, muito acima dos 5,42% registrados pelo CDI, que é a taxa de referência dessa classe de produto.

O levantamento da Economatica/InfoMoney considerou os dados até 8 de julho de 2022 e selecionou veículos não exclusivos, com gestão ativa, patrimônio líquido médio superior a R$ 100 milhões em 12 meses e mais de 99 cotistas no fim de junho.

Além disso, na categoria de renda variável, foram excluídos fundos setoriais e monoações. E entre os multimercados não foram considerados fundos de crédito privado. A ideia é dar uma referência ao investidor, lembrando que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

Nessas horas, vale acionar uma assessoria de investimentos para ter um atendimento mais personalizado e montar a sua carteira com o que vai de encontro com seu objetivo financeiro. Mas isso você já sabe, não é? A Renova Invest pode ser sua parceira nisso.

Confira os 10 fundos com as maiores altas e os 10 fundos com as maiores quedas dentro do segmento de ações e multimercados no primeiro semestre do ano!

Os 10 fundos de ações com as maiores altas: 

10 maiores fundos de ações
Fonte: TC/Economatica

Os 10 fundos de ações com as maiores quedas: 

10 fundos de ações com maiores quedas
Fonte: TC/Economatica

Os 10 fundos multimercados com as maiores altas:

10 fundos multimercados
Fonte: TC/Economatica

Os 10 fundos multimercados com as maiores quedas:

10 fundos multimercados de quedas
Fonte: TC/Economatica

Como investir em fundos de investimentos?

Após conhecer quais são os melhores fundos de investimentos para 2022, é preciso saber decidir quais deles podem fazer sentido para sua estratégia. Então comece identificando o seu perfil de investidor para entender seu nível de tolerância ao risco.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Geralmente, conservadores estão mais alinhados com fundos de renda fixa, que também podem ajudar a diversificar carteiras moderadas e arrojados. Já quem tiver maior tolerância ao risco pode aproveitar as oportunidades de renda variável.

Além do perfil, definir seus objetivos também é importante. Em geral, investir com foco no longo prazo favorece um possível acúmulo de patrimônio e dilui parte dos riscos da renda variável, por exemplo. Já metas de curto prazo podem ser mais adequadas para a renda fixa.

Após pensar nessas questões, você deverá abrir conta em um banco de investimentos. Dessa forma, poderá acessar os fundos que integram o portfólio da instituição ou, no caso dos ETFs e FIIs, adquirir as cotas na bolsa de valores.

Conhecendo 5 dos melhores fundos de investimentos, você pode diversificar sua carteira para 2022. Com isso, poderá alcançar os resultados de interesse, considerando suas características — como perfil e objetivos financeiros.

Quer saber quais são os 5 melhores fundos de investimentos? Clique aqui.

O futuro dos investimentos

A gente ainda não tem uma bola de cristal, mas o que não falta no mercado financeiro é previsão do que pode acontecer. É analisando os dados recentes que podemos ter uma noção do que pode acontecer nos próximos três meses de 2022.

A aproximação do fim do ciclo de altas da taxa Selic, o melhor desempenho do Ibovespa (aliás o segundo melhor desempenho do ano em agosto, em que subiu  6,16%), o retorno positivo das ações ligadas ao varejo e ao setor de tecnologia são indicadores que mostram que os dias de glória estão voltando.

Isso refletiu no desempenho dos fundos de ações, como nos  papéis da Positivo (POSI3), que registraram uma alta de 73% no último mês. As ações da empresa de tecnologia foram uma das principais contribuições. O mesmo aconteceu com outros fundos com retornos expressivos, desde que suas ações estivessem ligadas à indústria legalizada de cannabis nos Estados Unidos, empresas do setor de saúde, petróleo e bancos.

Já os fundos de multimercado foram beneficiados com as ações de varejo. Nos cálculos da Versa Asset, papéis do setor subiram 15% a 20% em média no mês de agosto. O fundo Versa Long Biased está no primeiro lugar no ranking dos retornos da classe, com ganhos de 40,02% no período, contra 1,17% do CDI (taxa de referência para multimercados).

Confira os 10 fundos com as maiores altas e os 10 fundos com as maiores quedas dentro do segmento de ações e multimercados em agosto de 2022!


Os 5 fundos multimercados e de ações com as maiores altas:

fundos multimercados de ações com altas
Fonte: TC/Economatica

Os 5 fundos multimercados e de ações com as maiores quedas:

fundos multimercados de ações com quedas
Fonte: TC/Economatica

Antes de ir embora, confira em menos de 5 minutos tudo que você precisa saber para investir em fundos! 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.