Renova Invest Facebook

Fundos de ações ou ações via Ibovespa?

fundos de ações
fundos de ações

O mercado acionário possui oportunidades que podem ser interessantes para os investidores. Porém, é comum ter uma dúvida em relação a ele: é melhor escolher fundos de ações ou investir diretamente nos papéis?

Essa pergunta é intrigante, já que cada alternativa apresenta as suas vantagens e limitações. Por isso, é preciso considerar diversos fatores para chegar a uma conclusão. Ao conhecer mais sobre as alternativas, você pode ver qual se adéqua ao seu perfil e objetivos.

Quer saber mais? Confira as principais diferenças entre o investimento em fundos de ações e a aplicação de recursos em ativos via Ibovespa (IBOV)!

O que são e como funcionam os fundos de ações?

Para começar, vale a pena entender o que são e como funcionam os fundos de ações. Eles representam veículos de investimento coletivo e, como o próprio nome indica, têm como foco o mercado acionário.

Isso significa que a maior parte do portfólio está alocada em papéis de empresas negociadas na bolsa. Para se expor aos resultados do fundo, os investidores adquirem cotas de participação. Nesse sentido, é preciso saber que eles não participam do processo decisório.

Isso porque os fundos contam com um gestor profissional para tomas as decisões e realizar as operações. Para remunerar o gestor, é cobrada uma taxa de administração — que costuma ser um percentual sobre o capital investido.

Em certos fundos, há ainda uma taxa de performance. Ela é o prêmio pago ao gestor quando ele supera o benchmark — um índice que serve como referência para avaliar o desempenho do portfólio.

Se a gestão conquistar bons resultados em suas negociações, é esperado que as cotas do fundo se valorizem. Desse modo, o investidor pode ter ganhos ao vendê-las por um preço maior que o da compra. Diferentemente das ações individuais, os fundos desse tipo não distribuem dividendos.

Quanto à tributação, os fundos de ações não têm come-cotas. A cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos é feita em porcentagem fixa de 15%. Então ela independe do tempo da aplicação e do valor investido.

Quais são as vantagens de investir em fundos de ações?

Agora que você viu o que são e como funcionam os fundos de ações, é válido entender as vantagens dessa alternativa. Uma delas é poder contar com profissionais para realizar as operações. Isso pode ser valioso se você não conhece profundamente o mercado ou não tem tempo para se dedicar à escolha dos papéis.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Outro ponto positivo refere-se à possibilidade de diversificar o seu portfólio com praticidade. Como a maioria dos fundos tem portfólio variado, é possível com apenas um aporte ter acesso a ativos diferentes, o que permite diluir os riscos da carteira.

Ainda vale destacar a acessibilidade do investimento. Por meio dos fundos de ações, você pode expor o seu capital a muitos ativos por uma fração do preço que seria necessário para adquiri-los individualmente.

Como funciona o investimento em ações via Ibovespa?

Depois e conhecer os fundos de ações, é hora de avaliar o investimento via Ibovespa. Antes de tudo, é preciso entender o que é esse conceito. Ibovespa é um índice que funciona como o termômetro do mercado de ações no Brasil.

Isso acontece porque ele é uma carteira teórica composta pelos papéis com maiores volumes de negociação na B3 — a bolsa de valores brasileira. O indicador é reavaliado a cada 4 meses, conforme o volume de negociações das companhias.

Por sua importância, ele é utilizado como benchmark por muitos investidores e fundos de ações. E existem pessoas que o utilizam como inspiração de investimento. Contudo, o Ibovespa, não é um ativo em si, não sendo possível aportar diretamente nele.

Assim, para se expor às ações que o compõem, é necessário realizar o investimento de maneira indireta. Uma possibilidade é acompanhar as atualizações da carteira teórica e comprar as ações individualmente.

Todavia, essa opção demanda mais trabalho do investidor. As maneiras mais práticas de refletir os resultados do Ibovespa é por meio de veículos coletivos, como os fundos de índices (ETFs) e mesmo fundos de ações que tenham esse objetivo.

Por que investir nas ações via IBOV?

Depois de entender como funciona o investimento em ações via Ibovespa, você pode se perguntar quais seriam as vantagens de fazer isso. Uma delas é maior transparência, já que se conhece previamente os critérios do índice.

Além disso, os custos podem ser menores. Se você investir diretamente nos papéis, não paga a taxa de administração dos fundos de investimentos. E mesmo que invista por ETFs ou outros fundos passivos, a taxa costuma ser mais baixa na comparação com fundos de gestão ativa.

Outro ponto importante de investir por conta própria, tendo o Ibovespa como referência, é a liquidez. Você pode se desfazer de suas ações no momento que desejar, enquanto muitos fundos podem ter um prazo de retirada específico.


Se a decisão for investir via ETFs, a modalidade também conta com alta liquidez. Assim, o investimento direto em ações ou via fundos de índice — que replicam o IBOV— podem trazer mais facilidade e acessibilidade ao investidor.

Afinal, é melhor investir em fundos de ações ou ações via Ibovespa?

Como você viu, investir em fundos de ações ou ações via Ibovespa são duas estratégias distintas e cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens. Entretanto, para saber qual é a melhor, é preciso levar em consideração também outros fatores.

Um deles é o seu perfil de investidor e seu conhecimento acerca do mercado. Isso porque investir diretamente em ações exige conhecer melhor o mercado. O investimento via fundos de ações ou ETFs, por outro lado, pode ser uma alternativa para quem não tem tempo ou conhecimento aprofundado para escolher ativos individualmente.

Em ambas as alternativas, você conta com a experiência do gestor. Por isso, pode se sentir mais seguro em relação ao patrimônio investido.

Além disso, outro ponto a analisar são os seus objetivos financeiros. Assim, você saberá qual alternativa oferece as características e prazo ideal para os seus investimentos. Cabe ressaltar que muitos fundos têm prazos determinados para resgate, por exemplo. Então é preciso se informar sobre o assunto.

Agora você já sabe quais são as vantagens dos fundos de ações e do investimento em ações via Ibovespa — seja ele direto ou via ETF. Desse modo, pode definir qual dessas alternativas faz mais sentido para o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Ficou interessado no assunto, mas ainda tem dúvidas? Converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.