Investir na bolsa de valores é uma prática que vem despertando cada vez mais o interesse dos investidores. Mas muitas pessoas ainda não conhecem as possibilidades da renda variável e não sabem como ganhar dinheiro com ações.

Apesar de o mercado acionário trazer oportunidades de lucro maiores do que a renda fixa, é fundamental compreender como ele funciona. Afinal, existem diversos riscos e características que devem ser avaliados antes de investir ou operar na bolsa de valores.

Tem interesse no tema? Neste artigo, você entenderá como ganhar dinheiro com ações.

Não perca!

Primeira possibilidade: longo prazo

Antes de saber mais sobre a possibilidade de investimento em longo prazo, é preciso entender que uma ação representa a menor parcela do capital social de uma empresa. Assim, ao comprar o papel, você adquire uma pequena parte do negócio.

Com isso, você passa a ter direito de participar dos resultados da empresa de forma proporcional ao número de ações que possui. Vale destacar que os papéis permitem que os acionistas tenham lucros de diferentes formas. Em alguns casos, é possível até mesmo participar de decisões da companhia.

Como o investimento funciona?

A principal estratégia para quem deseja saber como ganhar dinheiro com ações é o foco no longo prazo. Nesse caso, o investidor busca ativos que tenham um bom potencial de retorno, seja com dividendos, seja com a valorização e o ganho de capital.

Para isso, é importante conhecer as características do negócio — a fim de entender o seu potencial de crescimento e de retorno, bem como os riscos envolvidos. É comum analisar e comparar diversos indicadores fundamentalistas que tratam da saúde financeira do negócio, por exemplo.

Em todos os casos, é importante conhecer melhor sobre as possibilidades de lucrar com o investimento em longo prazo. Veja só:

Dividendos

Dividendos são parcelas do lucro apurado de uma empresa que são distribuídos aos investidores na forma de remuneração. Eles são pagos de forma proporcional ao número de ações que cada investidor possui, sempre em dinheiro.

A frequência de distribuição dos lucros e o percentual pode variar, então vale avaliar as características da companhia antes de investir. Ademais, existem outros tipos de proventos que podem ser pagos como benefício distribuído pela empresa.

Por exemplo, é possível receber novas ações ou direitos de propriedade. Portanto, as ações trazem oportunidades para que investidores busquem uma renda passiva no longo prazo.


Valorização dos papéis

Outra forma comum de lucrar no longo prazo é com o ganho de capital, resultante das oscilações dos preços das ações no mercado financeiro. O investidor pode vender os ativos que possui na carteira após algum tempo — normalmente anos — visando obter lucro caso a cotação esteja maior.

Qual a importância da análise de fundamentos?

Como você viu, o investimento em ações no longo prazo é baseado na análise fundamentalista. Essa ferramenta ajuda a avaliar uma empresa para entender se vale a pena investir no negócio. Isso ajuda a identificar como está a saúde financeira e administrativa da companhia.

Por isso, se o seu foco está no longo prazo, é importante conhecer os fundamentos das empresas. Embora a estratégia não garanta a segurança total do investimento, ajuda a tomar decisões mais conscientes e avaliar melhor as possibilidades de retorno.

Por que diversificar a carteira?

Ao pensar em como ganhar dinheiro com ações, também é importante considerar a diversificação da carteira. Trata-se de uma estratégia que envolve alocar os recursos financeiros em investimentos de diferentes tipos, setores e níveis de risco.

Com isso, o objetivo é evitar que o portfólio sofra perdas consideráveis por ter grande exposição a um ativo. Se um investidor tem uma carteira diversificada em ações de empresas de diferentes setores, por exemplo, pode não sofrer impactos tão intensos em momentos de crise.

Isso porque quem investe distribuindo o dinheiro em diversos papéis de forma estratégica consegue equilibrar melhor os riscos. Assim, é possível reduzir eventuais perdas e, até mesmo, potencializar o retorno.


Segunda possibilidade: especulação

A especulação é uma estratégia utilizada por quem busca rentabilidade no curto prazo, o que também aumenta os riscos. Para tanto, a operação considera os preços das ações, as movimentações gráficas e, até mesmo, as notícias sobre economia.

Como normalmente o especulador não mantém os papéis por longos períodos, ele não precisa se preocupar com os fundamentos do negócio. Então o objetivo é analisar o histórico e o momento atual do mercado para tentar identificar tendências nos preços.

Além disso, o trader — que realiza as operações de especulação — pode lucrar com ativos que tenham potencial de valorização ou realizar negociações em momentos de baixa para tentar aproveitar a desvalorização. Na prática, isso pode ser feito de diversas maneiras.

No entanto, as principais formas de especular são pelo day trade e pelo swing trade. No primeiro caso, a compra e a venda das ações são feitas no mesmo dia. Já no segundo caso, o período entre as negociações é maior, podendo chegar a algumas semanas.

Quais são os riscos envolvidos?

Qualquer investimento envolve riscos, certo? No entanto, eles são mais significativos na bolsa de valores e são ainda maiores quando falamos de operações de curto prazo. O principal motivo para isso é a volatilidade do mercado.

Afinal, os preços das ações se comportam de acordo com a lei da oferta e demanda. Contudo, também podem existir eventos inesperados que impactam suas operações. Por isso, o trader deve saber que a possibilidade de perder dinheiro está presente em qualquer negociação.

Ademais, tentar zerar esse risco pode não ser a melhor estratégia quando se visa o trade. Nesse caso, o ideal é ter um bom manejo de risco para minimizar as perdas, com mecanismos específicos e estratégias mais conscientes.

Qual a importância da análise técnica?

Assim como acontece no longo prazo, o especulador também pode contar com ferramentas que ajudam a tomar decisões mais acertadas. A análise técnica, ou análise gráfica de ações, serve como base para avaliar a compra ou venda de um ativo no curto prazo.

Nesse caso, como você viu, a saúde financeira da empresa não é considerada, pois o foco é identificar possíveis tendências do mercado. Contudo, cabe ressaltar que a análise técnica não é infalível, mas ajudará o especulador a tomar decisões mais alinhadas e a fazer a gestão de riscos.

Agora você sabe como ganhar dinheiro com ações e pode escolher a estratégia mais alinhada para o seu perfil e objetivos financeiros. E, se precisar de suporte para investir, lembre-se de que é possível contar com uma assessoria de investimentos, como a Renova Invest.

Quer saber mais sobre esse serviço? Complemente a leitura e entenda como funciona uma assessoria de investimentos e por que vale a pena contar com ela!