Assessoria de investimentos: como funciona e por que vale a pena contar com ela?

Apesar de apresentar inúmeras vantagens aos investidores, muitas pessoas ainda não conhecem em detalhes a assessoria de investimentos. Você sabe do que se trata? Ela pode ser muito útil no alcance de melhores resultados aos investir.

Contar com um assessor para a sua carteira significa ter um olhar profissional para basear as escolhas que faz. Não seria ótimo? Isso lhe permite aumentar a eficiência das decisões que toma e otimizar a conquista de seus objetivos.

Quando falamos sobre isso, um pensamento muito comum é de que um serviço assim seria de alto custo. Na verdade, não é. Aproveite para saber mais detalhes e descobrir as vantagens da assessoria de investimentos!

O que é uma assessoria de investimento?

Vamos começar apresentando o que é, de fato, a assessoria de investimento. Trata-se do serviço prestado pelo profissional conhecido como agente autônomo de investimentos – ou assessor de investimento.

A função deste profissional é auxiliar seus clientes em decisões relacionadas aos investimentos no mercado financeiro.

Um assessor pode trabalhar tanto com pessoas que estão iniciando no mercado quanto com investidores experientes. Para atuar na área, é preciso ter formação específica.

Isso porque o assessor é um profissional habilitado para fornecer orientações em relação à alocação de recursos financeiros – uma tarefa extremamente delicada. No Brasil, apenas pessoas habilitadas na área podem realizar este trabalho.

Por isso, a profissão de assessor ou agente autônomo é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Quem deseja seguir a carreira deve comprovar seu conhecimento sobre o mercado em provas de certificação.

Existe uma instituição própria para realizar as certificações dos profissionais: a ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

Os assessores de investimentos podem se apresentar como pessoa física ou jurídica, sempre vinculados a um banco de investimento ou corretoras de valores. Assim, eles são representantes da instituição à qual são vinculados.

Como a assessoria de investimentos funciona?

Depois de conhecer o perfil e a função do assessor de investimentos, é interessante saber como funciona o serviço de assessoria. Ele consiste em um trabalho de acompanhamento da carteira dos clientes.

A assessoria de investimentos parte de uma análise do perfil de investidor e dos objetivos de cada cliente. Então, se dá a sugestão de um portfólio que sirva bem às necessidades e interesses da pessoa.

Assim, o objetivo do assessor não é indicar uma carteira ideal para todos os investidores. Ao contrário, ele realiza um trabalho específico para buscar os melhores investimentos para cada cliente, de maneira bastante personalizada.

Uma dúvida muito presente quando se fala sobre o assunto é o custo do serviço. Diferente do que muita gente pode acreditar, a assessoria de investimentos é gratuita ao investidor.

Isso acontece porque são as instituições financeiras às quais o assessor de investimentos ou escritório são vinculados que arcam com a remuneração do profissional.

Já os investidores acabam sendo beneficiados pela orientação profissional em relação aos produtos financeiros disponíveis no mercado e podem usufruir deste serviço sem custos.

Não é raro que as pessoas comparem a atuação do assessor com os gerentes de banco – o que não faz sentido, na prática. Afinal, o assessor é alguém especializado em investimentos – diferente dos gerentes, que realizam diversas funções no banco.

Por que vale a pena contar com a assessoria?

Certamente, a gratuidade da assessoria de investimentos já é uma vantagem relevante, certo? Mas, por que vale a pena contar com este serviço?

Confira os principais motivos pelos quais se torna bastante interessante contar com uma assessoria de investimentos:

Auxílio no planejamento financeiro

Além de ter conhecimentos específicos sobre investimentos e sobre o mercado, os assessores também precisam entender da importância do planejamento e da organização financeira. Afinal, as decisões sobre como investir dependem de diversos fatores.

Isso significa que os clientes da assessoria contam com muito mais que orientação em relação aos produtos financeiros para investir melhor. O profissional pode ajudá-lo, por exemplo, a alocar sua reserva de emergência – uma vez que ele reconhece a sua importância.

A ajuda dele também pode ser útil ao investidor na hora de identificar seus objetivos e a descobrir seu perfil de investidor – ou a redefini-lo ao longo do tempo.

E, como não poderia deixar de ser, o assessor de investimentos lhe ajuda a identificar quais são os investimentos mais indicados para realizar seus objetivos mais rapidamente – respeitando seu perfil de risco.

Compartilhamento de conhecimentos

Quem já começou a investir ou pesquisou um pouco sobre o assunto sabe que existem inúmeras alternativas de investimentos. Assim, pode ser um desafio conhecer todas e saber avaliar cada uma delas.

Consequentemente, mais um motivo pelo qual vale a pena contar com a assessoria de investimentos é a oportunidade de contar com conhecimentos profissionais. Afinal, o assessor pode esclarecer características de cada opção.

Logo, esta é uma maneira de ter acesso às informações sobre investimentos de forma mais didática e clara. Lembre-se que a função do assessor não é tomar todas as decisões no seu lugar, mas lhe oferecer os conhecimentos necessários para que você se posicione com mais segurança.

Acesso a uma carteira personalizada

Diante da falta de informação sobre investimentos, é comum que muitas pessoas tomem decisões baseadas apenas no exemplo de amigos ou mesmo de comentários encontrados na internet. Existem vários riscos ao fazer isso.

O melhor caminho, sem dúvida, é fazer escolhas personalizadas – alinhadas ao seu perfil e os seus objetivos. Então, se você enfrenta dificuldades para decidir sozinho, é válido buscar a ajuda de uma assessoria ao invés de seguir opiniões generalistas.

A assessoria de investimentos é um serviço que possibilita montar uma carteira personalizada seguindo cada uma das suas necessidades – por exemplo, em relação à aposentadoria. Consequentemente, há um melhor controle de riscos e rentabilidades.

Alcance de resultados mais vantajosos

Além disso, outra vantagem de contar com apoio do assessor é ter a oportunidade de obter melhores resultados com a sua carteira. Muitos brasileiros ainda resumem seus investimentos à poupança ou outros produtos financeiros mais conhecidos – ofertados, especialmente, por bancos.

O grande problema nesse cenário é que os rendimentos ficam muito limitados – inclusive, perdendo valor para a inflação em diversos momentos da economia. Portanto, vale a pena conhecer alternativas mais vantajosas junto à assessoria de investimentos.

Apoio em momentos de crise

Você sabe o que fazer com seus investimentos quando uma crise surge? Será que é momento para resgatar seus produtos e ativos por causa do medo de dificuldades financeiras ou das oscilações do mercado?

Infelizmente, há investidores que tomam decisões equivocadas por não ter conhecimento para lidar com a crise. Não é o que acontece quando se conta com o apoio de um assessor de investimentos. Afinal, ele poderá lhe ajudar a fazer as melhores escolhas e a ter tranquilidade e equilíbrio nas suas decisões.

Agora você sabe o que é a assessoria de investimentos. Viu também como ela funciona e quais são as vantagens em contar com o trabalho de um profissional especializado.

Com certeza, vale a pena considerar a contratação deste serviço – que é gratuito para o investidor!

E você, deseja otimizar os resultados da sua carteira e saber como e onde alocar seu capital em qualquer situação? Então entre em contato com a Renova Invest e converse com nossos especialistas!

Deixe uma resposta