Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

BEFG39: Confira neste como funciona o BDR de ETF do Índice MSCI EAFE Growth

BEFG39
BEFG39

Se você está buscando formas de investir em ações no exterior, saiba que existem alternativas no mercado brasileiro que são práticas e acessíveis. Trata-se dos BDR, certificados atrelados a investimentos estrangeiros negociados no Brasil, como o BEFG39.

Com lastro no ETF do Índice MSCI EAFE Growth, o BEFG39 permite que você se exponha a ações de empresas da Europa, Austrália, Ásia e Oriente Médio. Tudo isso sem precisar tirar o seu capital do país, trocar moedas ou abrir conta em uma instituição financeira no exterior.

Deseja conhecer melhor esse BDR de ETF para descobrir se faz sentido para o perfil? Então continue a leitura e confira essa alternativa para expor ao mercado internacional!

O que é um BDR?

Antes de aprender sobre o funcionamento do BEFG39, é importante esclarecer o conceito de BDR, para não se confundir quando for investir.

O brazilian depositary receipt (BDR) — também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários — é um investimento que integra a classe da renda variável. Por meio dele, o investidor se expõe a investimentos estrangeiros que não são negociados diretamente no Brasil.

O seu funcionamento parte de uma instituição depositária, que realiza investimentos no exterior e os deixam sob custódia. A partir disso, os BDRs são emitidos e lastreados nesses ativos, possibilitando a negociação no mercado nacional.

Vale saber que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou as regras de emissão de BDRs em 2020, trazendo mudanças importantes. Antes, eles eram lastreados em ações de empresas estrangeiras.

Porém, após a flexibilização das regras, eles podem ter lastro em títulos de dívida pública internacional, ETFs e outros ativos financeiros.

O que é um ETF e como funciona?

Para entender o funcionamento do BEFG39, também é necessário saber o que é um ETF. Essa é a sigla para exchange traded fund, ou fundo de índice. Assim, trata-se de um tipo de fundo de investimento focado em espelhar o desempenho de um benchmark.

Portanto, a sua estratégia consiste em replicar a carteira teórica do índice de referência escolhido. Além disso, como acontece em outros fundos, o ETF funciona como um condomínio. Logo, há a figura do gestor profissional (síndico) responsável por administrar o patrimônio do fundo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

E também existem os cotistas (condôminos) — encarregados de pagar as cotas e a taxa de administração cobrada. Uma característica interessante do fundo de índice é que o gestor não precisa tentar superar o desempenho do benchmark.

A estratégia busca apenas acompanhar o índice, trazendo uma gestão passiva. Portanto, as taxas cobradas tendem a ser menores que em fundos com gestão ativa.

Quando o BEFG39 surgiu?

A partir do momento em que os BDRs puderam ser emitidos com lastro em ETFs, a gestora de ativos BlackRock lançou diversas alternativas no mercado brasileiro. O BEFG39 foi anunciado em 29 de abril de 2021, junto a outros 25 BDRs dessa mesma gestora.

Em um primeiro momento, apenas investidores qualificados estão habilitados para negociar esse BDR. Contudo, o acesso aos demais investidores pode ser liberado após a tradução dos documentos importantes sobre o investimento.

Qual é o ETF que o BEFG39 está atrelado?

O BEFG39 possui lastro no ETF iShares MSCI EAFE Growth, um fundo de índice que lançado em agosto de 2005. Suas cotas são negociadas sob o código EFG, na bolsa Cboe BZX — uma das bolsas de valores dos Estados Unidos.

A gestão do ETF também é feita pela BlackRock, sendo que cada cota dá lastro à emissão de 10 BDRs no Brasil. Isso significa que, ao comprar um BDR BEFG39, você estará exposto a 1/10 (um décimo) de cota do ETF.

Qual é a composição do índice de referência espelhado?

Como foi possível aprender, o BEFG39 tem lastro no ETF do Índice MSCI EAFE Growth. Então é importante conhecer as ações que o compõem. A carteira teórica do indicador é composta pelas ações de empresas de mercados desenvolvidos como Europa, Austrália, Ásia e Oriente Médio.

Ainda, elas devem apresentar características de crescimento. Nesse cenário, excluem-se os Estados Unidos e Canadá. Entre as companhias que compõe o MSCI EAFE Growth, vale destacar:

  • Nestlé;
  • Unilever;
  • Roche;
  • Sony;
  • L’Oréal;
  • Adidas;
  • Nintendo;
  • Experian;
  • Volvo;
  • Ferrari;
  • Shimano;

Quais são as vantagens e riscos envolvidos nos BDRs?

Após conhecer o funcionamento dos BDRs, saiba que a alternativa pode contar com vantagens e riscos. Conhecê-los, então, facilita na tomada de decisão.

Entre as vantagens, destaca-se que o investimento em BDRs permite a diversificação internacional de seu portfólio. Como você viu, o BEFG39 possui lastro em um ETF que replica um benchmark composto por diversas ações de empresas estrangeiras.


Também vale destacar a praticidade do investimento. Ao contrário de investir diretamente em uma ação de fora do país, o BDR é negociado em reais e na bolsa de valores brasileira. Logo, não é necessário fazer câmbio e ter conta no exterior.

Outro ponto positivo diz respeito ao recebimento de dividendos. Embora você não seja o titular das ações internacionais, a instituição depositária repassa àqueles que compraram o BDR todos os proventos recebidos. Além disso, a quantia já vem com os impostos e taxas recolhidos.

No que tange aos riscos, lembre-se de que o BDR é um investimento de renda variável. Portanto, ele está sujeito a maiores riscos devido à volatilidade. Ou seja, as mudanças do mercado podem afetar os seus resultados.

Como investir no BEFG39?

Após aprender mais sobre BDRs, principalmente a respeito do BEFG39, vale conhecer o passo a passo para investir nesses ativos. Primeiro, é preciso avaliar se essa opção está adequada ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Se entender que o investimento faz sentido para você, será preciso abrir uma conta em um banco de investimentos. Assim, você terá acesso a um home broker, que permite ingressar no ambiente de negociações da bolsa de valores.

Logo, basta digitar o código de negociação — como o BEFG39, escolher a quantidade e o preço que deseja pagar. Se houver uma contraparte que aceite esses termos, o negócio será executado pela própria B3. Por fim, é só aguardar a liquidação para que os certificados componham a sua carteira.

Agora que você sabe o que é o BEFG39, é possível avaliar se o investimento pode ser interessante para a sua carteira. Caso precise de ajuda, uma assessoria de investimentos pode te auxiliar a conhecer mais sobre as diversas alternativas disponíveis no mercado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas. Estamos no Instagram e no YouTube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.