Investir no mercado norte-americano pode ser interessante para quem tem perfil e objetivos alinhados a essa opção e deseja explorar as possibilidades da economia internacional. Para obter essa exposição sem tirar seus recursos do Brasil é possível recorrer ao BDR BIHI39.

Ele é lastreado em um ETF que segue um indicador ligado ao setor de fabricação de equipamentos médicos no país norte-americano. Antes de tomar a decisão de investimento, entretanto, é preciso analisar as características para definir se a escolha vale a pena.

A seguir, você conhecerá o BDR BIHI39 e entenderá se ele pode ser adequado para a sua carteira. Veja!

O que é um BDR?

Sigla para brazilian depositary receipt, o BDR pode ser traduzido como certificado de depósito em valores mobiliários. Esse é um investimento em renda variável que oferece acesso a ativos internacionais que não estão disponíveis no mercado brasileiro.

Quanto a seu funcionamento, tudo começa com a instituição depositária. Essa é a empresa responsável por adquirir os ativos no mercado internacional. Depois, ela emite um certificado com lastro nesses investimentos do mercado externo.

O investidor, então, pode adquirir o certificado pela bolsa de valores brasileira e se expor indiretamente ao investimento internacional. Os BDRs podem ser de ações, de fundos de índices (ETFs) ou de títulos de dívida (chamados de bonds).

O que é um ETF?

Como você viu, o BDR pode ser criado com lastro nas cotas de um exchange traded fund (ETF). Para conhecer esse investimento, considere o funcionamento geral de um fundo de investimento.

O investidor deve comprar cotas de participação e o montante financeiro é movimentado por um gestor, de acordo com a estratégia. No caso de um fundo de índice, a alocação é feita com base na carteira teórica de um índice de mercado.

Portanto, o gestor do fundo fica responsável por adquirir os mesmos ativos que compõem um indicador de referência. Como consequência, o ETF tem um resultado equivalente ao do índice, antes de taxas e impostos.

O que é o BDR BIHI39?

Conhecer os conceitos de BDR e ETF é essencial para entender o BIHI, já que ele é um BDR que tem lastro em um ETF norte-americano. O fundo de índice ao qual o BIHI39 está lastreado é o iShares U.S. Medical Devices ETF.

Esse índice é composto por empresas do setor de saúde e de equipamentos médicos dos Estados Unidos. O iShares U.S. Medical Devices ETF foi criado em maio de 2006 nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil, por meio do BDR, em 2021.

Foi em 3 de maio de 2021 que ocorreu a listagem desse BDR na B3. Um ponto relevante do BIHI39 é que ele prevê a distribuição de dividendos, conforme a participação de lucros recebidas do ETF.

Como é composto o índice acompanhado pelo ETF desse BDR?

Para conhecer o BIHI39, é fundamental entender o indicador do seu ETF. Nesse caso, o índice Dow Jones U.S. Select Medical Equipment Index é o responsável por orientar a composição de carteira.

O indicador é formado por mais de 60 empresas norte-americanas que fabricam equipamentos utilizados na área médica. Por exemplo, aparelhos de ressonância magnética e outras máquinas de exames e realização de procedimentos.

Entre os critérios de elegibilidade para o índice, a empresa deve ser classificada como da área de saúde e deve ter capitalização mínima de 500 milhões de dólares. Com isso, o índice é composto por empresas representativas no setor.

Quais as vantagens de investir em BDR?

Optar pelo investimento em BDR pode ser benéfico porque ele oferece exposição do seu capital ao mercado externo. É uma maneira de fazer com que o seu dinheiro passe a variar com condições ligadas ao mercado internacional.

Isso é interessante, por exemplo, pela variação cambial. Se a cotação do dólar aumentar, um BDR com exposição a ativos dos EUA poderá passar por uma valorização. Além disso, pode ser uma forma de proteger parte da carteira desses movimentos.

Outra vantagem é a praticidade, já que tudo é feito pela bolsa de valores brasileira. Então não é necessário abrir conta em instituições de outro país ou fazer a conversão de câmbio.

Além disso, escolher um BDR pode favorecer a diversificação de investimentos. Como seu dinheiro estará exposto ao mercado internacional, há menor concentração de recursos no mercado nacional. Desse modo, é possível driblar crises ou problemas internos, por exemplo.

No caso do BIHI39, ele pode ser vantajoso por permitir investir em um ETF que não está disponível no Brasil. Esse BDR, especificamente, favorece ainda mais a diversificação, por fazer com que seus recursos sejam expostos aos resultados de múltiplos ativos simultaneamente. Contudo, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa antes de investir.

Quais são os riscos do investimento em BDR?

Ao mesmo tempo, investir em BDR apresenta riscos significativos. Por ser de renda variável, o risco de mercado deve ser considerado. Afinal, o preço dos certificados pode mudar de acordo com os movimentos da bolsa.

No caso específico do BIHI39, há os riscos de as ações das empresas que compõem o índice sofrerem desvalorizações. Isso afeta o desempenho do indicador e do ETF, influenciando a cotação do BDR. Além disso, existem os riscos setoriais, específicos da área de saúde.

Como investir no BDR BIHI39?

Antes de fazer qualquer investimento, é preciso avaliar seu perfil de investidor e seus objetivos. O BIHI39 costuma estar mais alinhado com um perfil moderado ou arrojado, por ser de renda variável. Além disso, é preferível que o foco esteja no longo prazo, como forma de diluir os riscos.

Caso decida que investir nesse BDR é adequado para você, é preciso abrir conta em um banco de investimentos. É por meio dele que você terá acesso ao home broker e ao ambiente da bolsa de valores onde o BDR é negociado.

Se precisar de ajuda, vale a pena recorrer a uma assessoria de investimentos. Os profissionais certificados no mercado poderão tirar dúvidas sobre essa e outras alternativas do mercado. Assim, você poderá encontrar o que se encaixa melhor na sua estratégia para compor uma carteira sólida.

Como vimos, o BIHI39 é um BDR de ETF ligado a empresas fabricantes de equipamentos médicos nos Estados Unidos. Ele pode expor sua carteira ao mercado internacional, à cotação do dólar e aos resultados do setor de saúde dos Estados Unidos. Porém, é fundamental analisar com cuidado.

Se quiser contar com o apoio de profissionais na hora de conhecer investimentos, entre em contato conosco da Renova Invest e saiba mais sobre nossa assessoria!