Renova Invest Facebook

Conheça 10 dos principais BDRs de ETF do mercado!

BDRs de ETF
BDRs de ETF

Uma alternativa que chama a atenção de muitos investidores da bolsa de valores é a possibilidade de se expor ao mercado internacional. Nesse cenário, uma das alternativas que ganham destaque são os BDRs de ETF.

Esse investimento pode apresentar uma série de vantagens para os investidores — especialmente para a diversificação da carteira. Contudo, é essencial avaliar suas características para entender se estão alinhados ao seu perfil.

Pensando nisso, neste artigo você poderá compreender o que são os BDRs de ETF e 10 das principais alternativas disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira. Acompanhe a leitura!

O que são BDRs de ETFs?

O mercado financeiro envolve uma série de siglas que, em primeiro momento, podem confundir os investidores. Por isso, entender o que cada uma significa auxilia no momento de fazer melhores escolhas.

Saiba mais!

ETFs

ETF é a sigla para exchange traded fund. Em português, esse conceito é traduzido como fundo do índice. Trata-se de um fundo de investimento cujo objetivo é replicar um resultado de um indexador que ele tomará como referência.

Dessa forma, os ETFs podem ser uma alternativa interessante para quem busca mais transparência, já que os critérios do índice são conhecidos previamente. Além disso, com esses fundos é possível ter uma carteira diversificada com apenas um produto.

BDRs

Os brazilian depositary receipts (BDRs), por sua vez, são certificados de investimentos internacionais. Uma instituição depositária brasileira é a responsável por fazer esses investimentos no mercado internacional e os manter sob custódia.

Após esse processo, ela pode emitir certificados para os interessados — que são negociados na bolsa brasileira. Anteriormente, os BDRs estavam disponíveis apenas para investidores qualificados. No entanto, desde 2020, já podem ser comprados por todos.

BDRs de ETF

Como você viu, os BDRs representam investimentos internacionais. Eles podem ser ações, fundos, títulos de renda fixa etc. Logo, BDRs de ETF consistem em certificados de um fundo de índice de outro país.

Assim, investidores brasileiros podem se expor a novos mercados sem a necessidade de abrir uma conta de investimentos estrangeira. Por isso, essa modalidade se configura em uma alternativa para quem gostaria de diversificar seus investimentos com ativos internacionais.

Quais são as alternativas disponíveis?

Os BDRs de ETFs são uma maneira de ter os benefícios de um fundo de índice de outro país de forma prática. Mas quais são as possibilidades disponíveis aos brasileiros?


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


A B3 conta com diversos de BDRs de ETF disponíveis — e o mercado cresce a cada ano.  Conheça 10 dos principais BDRs de ETFs que você encontra no Brasil:

 


Instituição depositária Nome de pregão Ticker Bolsa de origem
Banco B3 SP500 VALUE BIVE39 NYSE Arca
Banco B3 SP 500 GROWTH BIVW39 NYSE Arca
Banco B3 EUROPE ETF BIEV39 NYSE Arca
Banco B3 GLOBAL TECH BIXN39 NYSE Arca
Banco B3 MSCI GERMANY BEWG39 NYSE Arca
Banco B3 US FINANCIAL BIYF39 NYSE Arca
Banco B3 MSCI INDIA BNDA39 NYSE
Banco B3 LATIN AMER40 BILF39 NYSE Arca
Banco B3 MSCI JAPAN BEWJ39 NYSE Arca
Banco B3 MSCI AUSTRALIA BEWA39 NYSE Arca

 

Quais as vantagens de investir em BDRs de ETF?

Como você pode imaginar, adicionar BDRs ao seu portfólio pode trazer uma série de vantagens aos investidores. Isso se dá, justamente, pela exposição a novos tipos de mercado e a moedas mais sólidas, como o dólar. Logo, pode impactar positivamente a rentabilidade.

Além disso, investir em BDRs de ETFs pode ajudar na diluição de riscos. Afinal, a diversificação pode gerar uma estabilidade maior à sua carteira e mais proteção — principalmente em eventuais momentos de crise no Brasil.

Além disso, a praticidade também é um dos principais benefícios que os BDRs de ETF trazem. Com eles, o investidor não precisa abrir contas em outros países e lidar com taxas de transferência e câmbio. Todo o processo ocorre diretamente pela B3.

Por fim, o amplo número de alternativas e o crescimento do mercado são outros pontos de destaque. Isso significa que, a partir da conta que já possui, o investidor pode se expor a diversos mercados internacionais.

Quais os riscos?

Apesar das vantagens, o investimento em BDRs de ETFs também apresenta riscos. Primeiramente, é importante ressaltar que são investimentos em renda variável. Portanto, há maior volatilidade e o investidor não conta com garantias de retorno.

Como um fundo de índice é composto por uma carteira teórica com diversos ativos, você estará exposto à desvalorização que eles possam sofrer. Assim, o resultado do BDR que o segue também sentirá esses impactos negativos.

Os investidores devem ter atenção, ainda, à liquidez desses investimentos. Os BDRs de ETF são uma opção relativamente nova, o que pode dificultar as suas vendas. Nesse contexto, a diversificação da carteira desempenha um papel importante para controlar os riscos.

O que considerar antes de investir em BDRs de ETFs?

Como em qualquer tipo de investimento, é essencial que o investidor faça um planejamento prévio antes de iniciar os aportes em BDRs. Para isso, o primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor — isto é, sua tolerância a riscos.

Como você viu, os BDRs são classificados como renda variável. Portanto, investidores moderados e arrojados, que priorizam a rentabilidade em suas movimentações, são geralmente aqueles que se sentem confortáveis com essa alternativa.

Além do perfil, é importante conhecer seus objetivos — e os prazos para os seus investimentos. Essa definição norteará o processo e ajudará a identificar os ativos que mais se alinham às suas perspectivas.

Por fim, contar com o suporte de uma assessoria de investimentos pode ser fundamental para facilitar o processo e investir. Esse contato ajudará você a entender o mercado financeiro e tirar suas dúvidas sobre esses e outros ativos.

Como vimos, os BDRs de ETF se apresentam como uma alternativa para quem busca expor seus investimentos aos índices do mercado internacional. Além disso, trazem a praticidade de fazer isso sem sair do ambiente da bolsa de valores brasileira!

Quer entender como fazer melhores investimentos? Entre em contato com um de nossos assessores!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.