Renova Invest Facebook

BIWF39: Saiba mais sobre o BDR do ETF iShares Russell 1000 Growth

BIWF39
BIWF39

Quem busca formas de dolarizar a carteira de investimentos e se expor a outras economias pode se interessar pelos BDRs. Por exemplo, o BIWF39 é uma alternativa negociada na B3 e pode atender a esses objetivos.

No entanto, é fundamental conhecer como funcionam os BDRs e os ETFs para entender se essa opção faz sentido na sua carteira. Somente com essas informações você poderá avaliar a alternativa e saber se vale a pena investir.

A seguir você aprenderá o que é um ETF e um BDR, além de conhecer o BIWF39 e suas principais características. Acompanhe!

O que é um ETF e um BDR?

Como o BIWF39 é um BDR lastreado em um ETF, é fundamental que você entenda como funcionam esses investimentos. Primeiramente, BDR é a sigla para brazilian depositary receipt — um veículo para investir em ativos internacionais.

Eles são certificados que têm lastro em ativos estrangeiros específicos. Assim, são negociados na bolsa de valores brasileira, mas representam valores mobiliários internacionais. Por exemplo, ações, fundos de investimentos ou títulos de renda fixa.

É importante saber quem compra um BDR não adquire diretamente o ativo ao qual ele está lastreado. Na verdade, você tem posse do certificado que o representa. O ativo estrangeiro fica sob custódia, de modo que o BDR possa ser emitido.

Já um ETF é um fundo de investimento que visa replicar os resultados de um índice econômico. A sigla significa exchange traded fundos. No Brasil, ele também é conhecido como fundo de índice, justamente por seu funcionamento.

O patrimônio desse tipo de fundo é composto por ativos que fazem parte do índice financeiro escolhido. Com isso, é possível replicar os resultados do benchmark. Os investidores interessados em participar dos resultados do ETF podem adquirir cotas, que são uma fração ideal do patrimônio do fundo.

O portfólio do ETF é administrado por um gestor profissional. Ele é responsável por fazer todas as movimentações e composição para se chegar à finalidade do fundo.

Os ETFs podem escolher os mais diversos índices para serem replicados, sejam eles nacionais ou internacionais. Dessa forma, é possível encontrar indicadores de renda variável ou de renda fixa, de ações, de criptomoedas, de mercados globais ou locais entre outros.

Como o BIWF39 funciona?

Como você viu, o BIWF39 é um BDR de ETF. Ou seja, ele é um certificado de depósito de valores mobiliários que é lastreado em um ETF estrangeiro. Logo, representa cotas desse fundo de índice e seu preço oscila conforme os resultados do fundo internacional.

O ETF ao qual o BIWF39 é lastreado é o iShares Russell 1000 Growth. Ele é negociado com o ticker IWF na NYSE, a bolsa de valores de Nova Iorque. O fundo é administrado pela BlackRock e segue o índice Russell 1000 Growth.

Para entender melhor o ETF, é fundamental que você conheça o seu índice e características. Confira:

Russell 1000 Growth Index

Esse índice foi criado pela FTSE Russell, uma instituição norte-americana especializada em índices e análises do mercado financeiro. O 1000 Growth mede a performance de ações de empresas large caps — as que têm maior capitalização de mercado.

Essas empresas devem estar listadas nas bolsas dos Estados Unidos e seguir alguns critérios para inclusão na carteira teórica do índice. Entre eles estão a relação entre preço de mercado e valor de ativos do balanço patrimonial e o crescimento esperado para o futuro.

Nesse sentido, é fundamental entender que a palavra “growth” significa crescimento, em português. Então o índice 1000 Growth foca nas companhias que têm um bom potencial de expansão conforme critérios adotados pela Russell.

A composição da carteira é revista anualmente. A revisão tem a finalidade de adequar a alocação e o peso de cada empresa, retirando ou incluindo ativos.

Quais são as principais características do BIWF39?

Você já conhece o ETF e o índice que lastreiam o BIWF39, então é hora de aprender as principais características desse BDR. Veja só:

Taxas

Um ponto importante sobre os BDRs são as taxas cobradas. Nesse sentido, ele segue aquelas aplicadas pelas gestoras dos ETFs internacionais. Portanto, antes de investir, sempre verifique as taxas de administração.

Em relação ao iShares Russell 1000 Growth, em julho de 2021, havia uma taxa de 0,19% ao ano, além de uma tarifa cobrada pela instituição depositária. Nesse caso, em julho de 2021, ela cobrava 3% sobre os dividendos recebidos pelos investidores.

Impostos

Também é preciso se atentar aos impostos. Os BDRs sofrem uma tributação de Imposto de Renda no momento da venda dos certificados. A alíquota aplicada é de 15% para negociações comuns ou 20% para as operações de day trade sobre o ganho de capital.

Ademais, o BIWF39 paga dividendos aos seus cotistas. Eles se referem à distribuição de lucro realizada pelo ETF que o lastreia nos Estados Unidos. Apesar de, no Brasil, haver isenção de IR sobre os dividendos, os Estados Unidos retêm 30% sobre o repasse.

Riscos

Como os BDRs são lastreados em ativos internacionais, os seus riscos são os mesmos desses ativos. Então é preciso analisar com cuidado o ETF estrangeiro e como se deu suas variações nos últimos anos para entender qual é o seu nível de risco.

Apesar de resultados passados não garantirem comportamentos futuros, é possível traçar perspectivas sobre as oscilações. Mas é preciso entender que os ETFs são de renda variável, então não há garantias sobre a rentabilidade.

Como investir nessa alternativa?

O investimento em BDRs é feito por meio da bolsa de valores. Por isso, o investidor precisa abrir uma conta em um banco de investimentos para ter acesso ao home broker. Essa é a plataforma que permite acesso às negociações na B3, a bolsa de valores brasileira.

No home broker, basta procurar pelo ticker do BDR — como o BIWF39 — e emitir a ordem de compra. No entanto, sempre analise todas as características da alternativa antes de decidir. Isso é essencial para saber se ela realmente pode atender às suas expectativas.

Nesse sentido, considere o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Se precisar de ajuda para conhecer melhor os investimentos, você pode contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos.

Entendeu o que é BIWF39 e suas principais características? Se você tem interesse em BDRs, conte com o suporte de uma assessoria para apresentar essas opções e esclarecer suas dúvidas em relação ao assunto.

A Renova Invest é uma assessoria de investimentos que pode auxiliar você no processo de composição da sua carteira. Entre em contato conosco!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.