Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Single Blog Title

This is a single blog caption
Assessoria de investimentos: você sabe como funciona?

Assessoria de investimentos: você sabe como funciona?

//
Posted By
/
Comentário0
/

Quem inicia seus investimentos ou começa a realizar pesquisas sobre o assunto pode ficar confuso no meio de tantas informações e alternativas no mercado financeiro. Felizmente, também existem recursos e serviços para facilitar esta jornada — como é o caso da assessoria de investimentos.

Muitas pessoas ainda não conhecem detalhes sobre o serviço de assessoria. Outras, acabam não procurando o serviço por acreditarem que eles envolvem altos custos.

Mas você sabia que contar com uma assessoria de investimentos não tem custos e pode trazer diversas vantagens para a sua carteira de investimentos?

Neste post, vamos contar tudo sobre o assunto e deixar você atualizado. Confira!

O que é a assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos é um serviço realizado pelos assessores — também chamados de agentes autônomos de investimentos. Eles são profissionais especializados e certificados no mercado financeiro.

Para atuar como assessor ou agente autônomo é preciso ter uma certificação. Isso porque a carreira é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.

A instituição responsável pelo certificado é a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) — que passou a exercer a função em 2012.

Assim, quem deseja trabalhar como assessor precisa comprovar seus conhecimentos para obter a certificação junto à ANCORD e atuar de acordo com as regras fiscalizadas pela CVM.

É importante destacar que existem outros profissionais com certificações diferentes — como o analista de investimentos. Cada certificado exige comprovações específicas e autoriza o profissional a realizar determinadas funções.

No caso do assessor, o serviço não está relacionado a análise ou indicação de aplicações financeiras na renda fixa ou de operações na bolsa de valores.

A assessoria de investimentos tem o objetivo de apresentar oportunidades ao investidor, proporcionando mais informações para sua tomada de decisão em relação aos seus investimentos.

Como funciona a assessoria?

A assessoria de investimentos está sempre atrelada a uma corretora de valores ou banco de investimentos. Logo, o assessor atua a partir do vínculo com uma instituição. Ele pode trabalhar como pessoa física ou jurídica.

O fato de o assessor ou agente autônomo ser representante de uma instituição faz com que, às vezes, seu cargo seja comparado com o de gerente de bancos de varejo. De fato, pode haver algumas semelhanças.

Por exemplo, em alguns casos, os gerentes de banco apresentam algumas possibilidades de aplicações para os correntistas. Contudo, a relação entre eles será bem diferente do que acontece com o assessor de investimentos.

A primeira grande diferença é que um banco comercial oferece diversos serviços além de investimentos — por exemplo, conta-corrente, empréstimos, financiamentos etc.

Então, quem trabalha como gerente de banco precisa ter conhecimentos sobre todos os produtos envolvidos na instituição. Por sua vez, o assessor é alguém especializado em investimentos, já que atua em uma instituição que foca neste segmento.

Outro aspecto fundamental está no fato de que os gerentes de banco normalmente são guiados por metas colocadas pela instituição — o que faz com que as opções que ele apresenta ao correntista tenham conflitos de interesse entre o que é melhor para o banco e para o investidor.

Em contraponto, o assessor de investimentos tem como foco as necessidades e os objetivos de cada investidor. Assim, ele usufrui de liberdade para apresentar as alternativas sem ter metas ou sem precisar dar preferência para uma ou outra opção de investimento.

O que o assessor de investimentos faz?

Para falar sobre as funções que o assessor realiza é interessante considerarmos um exemplo prático. Imagine alguém que começou a pesquisar para fazer seus primeiros investimentos. Em muitos casos, a pessoa pode se sentir perdida, não é mesmo?

Afinal, existem diversas alternativas entre a renda fixa e a renda variável. Cada uma delas tem características bem diferentes e o investidor precisa estar atento para evitar escolhas equivocadas – que comprometam seu dinheiro e o coloque em riscos que ele não queria correr.

O que um assessor pode fazer por essa pessoa do nosso exemplo? Como você viu, ele é especializado em investimentos. Então, é o profissional ideal para mostrar quais são as alternativas do mercado e ajudar o investidor a fazer investimentos mais assertivos.

Desse modo, o objetivo do assessor de investimentos não é dizer ao investidor o que ele deve fazer ou em que ativos ele deve aportar. Ele presta auxílio na organização das informações para levar o assessorado a tomar decisões mais conscientes.

Um suporte interessante prestado pelo profissional é contribuir para que você entenda o seu perfil de investimentos e consiga organizar os seus objetivos na carteira.

Por exemplo, quem está procurando pelos melhores investimentos para sua reserva de emergência pode contar com o assessor para apresentar as opções que serviriam bem ao objetivo. Então, fica mais simples optar por aquela que melhor atende suas necessidades.

Como a assessoria pode lhe ajudar?

Depois de saber o que é a assessoria de investimentos e como funciona o serviço prestado pelo assessor, vamos adiante. Veja a seguir algumas formas que ela tem de ajudar o investidor.

Apresenta oportunidades

Um dos principais objetivos do assessor de investimentos é apresentar oportunidades. É assim que ele promove mais autonomia do investidor em relação aos produtos e ativos do mercado financeiro.

No Brasil, é muito comum se limitar à poupança — que ainda é a aplicação mais popular. Há quem tenha também outros produtos bancários, como títulos de capitalização ou CDBs do banco onde mantém sua conta corrente.

O problema por trás dessas preferências é que existem muitas outras oportunidades mais vantajosas no mercado financeiro. Quem procura o serviço de assessoria de investimentos consegue conhecê-las.

Os CDBs encontrados em plataformas de bancos de investimentos, por exemplo, costumam ter taxas de rentabilidade significativamente maiores do que aqueles oferecidos por grandes bancos. Isso porque, nas plataformas de instituições especializadas em investimentos – como o BTG Pactual digital, existem inúmeras opções disponíveis aos investidores.

Então, abrir uma conta em um banco de investimentos e contar com o suporte de um especialista no mercado permite que você supere limites e encontre melhores possibilidades ao investir.

Organiza as principais informações que você precisa

Ter informação de qualidade é essencial para fazer boas escolhas. Infelizmente, muitos investidores alocam dinheiro em aplicações pouco interessantes ou mesmo têm prejuízo por falta de conhecimento sobre os ativos.

Por isso, o trabalho do assessor é tão importante. A proposta dele não é tomar decisões por você, mas lhe oferecer as informações necessárias e promover independência nas suas escolhas.

Quem já pesquisou sobre investimentos ou determinados ativos sabe que nem sempre é simples entender como cada um funciona. São muitos dados e opiniões sobre o assunto, mas há uma maneira de simplificar.

Conversar com um profissional especializado permite que você entenda de forma didática e personalizada como cada investimento pode funcionar para o seu caso. Logo, as informações passam a fazer mais sentido.

O trabalho do assessor é focado em cada investidor, individualmente. Isso significa que ele precisará saber quais são os seus objetivos e os seus receios, a fim de mostrar as alternativas que podem trazer os resultados que você procura.

Acompanha sua jornada como investidor

O apoio prestado pelo assessor de investimentos não se reduz ao primeiro contato com você. Além de ajudar a identificar seu perfil e apresentar as opções condizentes com ele, o profissional também passa a acompanhar sua caminhada.

Esse é um diferencial importante, já que as suas decisões na carteira de investimentos não permanecem as mesmas para sempre. Os seus objetivos — e até mesmo o seu perfil de investidor — pode mudar ao longo do tempo.

Os assessores têm uma quantidade de clientes para acompanhar. Assim, ele continuará mantendo contato e apresentando novas oportunidades disponíveis no mercado. Além de seguir, é claro, entendendo seus novos objetivos e colhendo informações úteis para suas escolhas.

Como a assessoria visa um atendimento personalizado, o investidor sente maior segurança de que não será levado a realizar investimentos que não condizem com o perfil dele. O profissional, portanto, apresenta as opções de acordo com o que o cliente está buscando.

Quanto custa o serviço de assessoria?

Com o que falamos até aqui, você notou que o assessor pode ser um profissional chave para ajudá-lo a fazer investimentos melhores, certo? Afinal, compreender o mercado e identificar oportunidades são pontos fundamentais para ter bons resultados.

Mas, afinal, quanto custa o serviço? Será que os custos valem a pena?

Na verdade, como falamos no início deste post, não há custos para quem investe. Isso porque a assessoria de investimentos está sempre atrelada a uma instituição financeira, então não é remunerado diretamente pelo investidor.

O serviço de assessoria é um diferencial que instituições como o BTG Pactual digital apresenta. Além de se destacar pela qualidade dos profissionais, essa também é uma maneira da instituição promover melhores resultados aos investidores.

Pense bem: quanto melhor você investir, mais vantajoso será para a assessoria – que estará fazendo um bom trabalho – e para o banco ou corretora. É uma situação de parceria, na qual os efeitos positivos beneficiam a todos.

Então, a assessoria de investimentos é vista como uma maneira de orientar os investidores e possibilitar resultados cada vez melhores na carteira. O investidor fica satisfeito, aumenta seu patrimônio e investe mais.

Como contratar?

Contar com um serviço tão importante e de maneira gratuita é uma vantagem e tanto, não é mesmo? Se você tem interesse em conhecer uma assessoria de investimentos, é importante saber como contratá-la.

O primeiro passo é abrir uma conta em um banco de investimentos ou corretora — dê preferência por uma instituição com qualidade comprovada e que tenha uma equipe de assessoria qualificada, como o BTG Pactual digital.

Depois de abrir a conta, basta escolher o escritório de assessoria de investimentos com o qual você deseja se relacionar.

Então, que tal colocar em prática o que falamos neste post e otimizar os resultados da sua carteira? Dê o primeiro passo agora, abrindo sua conta no maior banco de investimentos da América Latina e contando com a assessoria de investimento da Renova Invest. Entre em contato conosco e saiba como dar este importante passo!

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']