GOGL34 (Google) Alphabet
GOGL34 (Google) Alphabet

Quer investir no Google? Então conheça o BDR da Alphabet (GOGL34)!

Já pensou em investir em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo? Isso é possível graças aos BDRs. Com eles, você pode ter companhias estrangeiras — como a Alphabet (GOGL34), proprietária do Google — na carteira sem precisar sair do Brasil.

Além disso, não é necessário enviar recursos ao exterior ou lidar com a burocracia da abertura de conta em outro país. O investimento pode ser feito diretamente pelo home broker do seu banco de investimentos.

Quer saber como investir na Alphabet (GOGL34)? Continue a leitura e conheça essa possibilidade de investimento em BDRs!

Afinal, o que são BDRs?

Primeiro, é importante entender o conceito e o funcionamento dos BDRs. A sigla significa brazilian depositary receipts, que são certificados de depósitos mobiliários emitidos no Brasil e negociados na bolsa de valores.

O BDR pode representar ações de empresas com capital aberto no exterior, além de ETFs ou títulos de dívidas internacionais — como os dos Estados Unidos. Ou seja, eles são lastreados em ativos e produtos financeiros de outros países.

Assim, o investimento permite que você tenha exposição ao cenário estrangeiro sem precisar sair do Brasil. Um ponto importante é que a cotação do BDR depende da performance dos ativos no exterior e também da variação da moeda em que eles são originalmente negociados.

Isso significa que quem investe nesses certificados tem exposição às variações do câmbio. Por fim, mesmo que o investidor não esteja adquirindo o ativo propriamente dito, ele pode participar dos resultados dele. É o que acontece quando você investe na Alphabet (GOGL34) por meio de BDRs.

Como os BDR funcionam?

Para que não restem dúvidas, o BDR funciona da seguinte forma: uma empresa depositária que atua no Brasil compra ações (ou outros ativos) no exterior. Como o objetivo dela é vender os certificados lastreados nos papéis, ela os deixa bloqueados, sob responsabilidade de um agente custodiante.

Logo, a instituição depositária pode emitir os BDRs correspondentes, que passam a ser negociados entre os investidores no pregão da B3. Já a segurança institucional do investimento é de responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Portanto, é essencial que a instituição depositária siga as regras específicas para garantir que os BDRs correspondam aos ativos que estão bloqueados sob custódia. Ela também deve manter os investidores brasileiros informados a respeito do investimento.

Como investir no Google?

Agora que você conhece os BDRs, fica mais fácil investir no Google. O Deutsche Bank S.A — Banco Alemão — é a instituição depositária e emissora dos certificados.

Nesse caso, trata-se de um certificado não patrocinado. Ou seja, a iniciativa de lançar os certificados na bolsa brasileira não partiu da própria empresa emissora das ações. Já o BDR é de nível I, com lastro em ações ordinárias classe A — similar às ações ordinárias negociadas no Brasil.

Com a criação da holding Alphabet, o BDR passou a ser negociado sob o ticker GOGL34. A disponibilização dos certificados na B3 teve início em 9 de maio de 2016.

Sobre o Google

O Google é uma empresa de tecnologia fundada em 1998. Apesar de inicialmente ser um site de pesquisas, a companhia expandiu suas atividades e oferece diversos serviços, produtos e plataformas para os usuários.

Entre eles, estão o YouTube, o Chromecast e o Android, além de documentos com armazenamento em nuvem. Atualmente, a detentora das ações do Google é a Alphabet. A holding foi formada em 2015 e controla o Google e outras plataformas, serviços e subsidiárias.

Vale destacar que o Google é uma empresa com histórico de valorização. No quarto trimestre de 2020, o lucro da Alphabet subiu 19,2% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a holding lucrou US$ 34,3 bilhões, representando alta de 12% em relação ao ano anterior.

Porém, apesar de ser uma companhia sólida, com dados financeiros consistentes e rentabilidade acima da média para o seu capital, as ações GOGL34 não costumam distribuir dividendos. Desse modo, a rentabilidade dos investidores ocorre com a eventual valorização de longo prazo.

Quais as vantagens e riscos de investir em BDR do Google?

Quando você investe em BDR pode aproveitar o benefício da diversificação internacional. O investimento lastreado em ativos de outro país distribui os riscos políticos e reduz os riscos de mercado relacionados à economia nacional.

Outro ponto que merece destaque é a exposição cambial. Isso pode trazer proteção contra a desvalorização do real em relação a moedas mais fortes, como o dólar. Nesse caso, investir em GOGL34 pode ser uma estratégia interessante.

O benefício da praticidade também deve ser citado. Afinal, você viu que é possível fazer seus investimentos sem sair do Brasil. Além disso, não é necessário abrir conta em uma instituição financeira estrangeira e enviar recursos ao exterior, o que resulta em taxas de câmbio.

Com relação aos riscos, o BDR é um ativo de renda variável que está exposto às oscilações do mercado. Ainda, especificamente em relação ao Google, como qualquer outra grande empresa de tecnologia, existe risco envolvendo a ação de governos e reguladores.

Também podem acontecer mudanças no modelo de negócios da companhia que afetam a lucratividade. Portanto, para mitigar esse risco, é fundamental analisar as empresas antes de investir. Outra dica é conhecer a economia do país ao qual o ativo pertence.

Como investir em GOGL34?

Essas informações despertaram o seu interesse em se expor às ações do Google? Para isso, é necessário ter acesso ao home broker de um banco de investimentos, pois as negociações ocorrem na bolsa de valores.

Depois, basta enviar recursos para a instituição e buscar pelo código GOGL34. Ao encontrá-lo, você poderá conferir as informações a respeito do BDR, como seu preço a mercado. Em seguida, insira a quantidade desejada, confira a cotação e envie a ordem de compra.

Contudo, não deixe de avaliar o seu perfil de investidor antes de investir em BDR. Lembre-se de que essa é uma alternativa de renda variável, sujeita a maior volatilidade e, além disso, envolve riscos internacionais. Então é preciso garantir que ela é adequada à sua carteira.

Agora você já sabe que é possível investir em ações do Google via BDR da Alphabet (GOGL34). A alternativa permite fazer investimentos em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo de forma prática. Porém, é preciso avaliar seu perfil e objetivos para tomar melhores decisões.

Gostou do conteúdo? Aproveite para complementar a leitura e entenda se investimentos no exterior valem a pena!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.