Renova Invest Facebook

GOGL34: Quer investir no Google? Então conheça o BDR da Alphabet!

GOGL34
GOGL34

Já pensou em investir em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo? Isso é possível graças aos BDRs. Com eles, você pode ter companhias estrangeiras — como a Alphabet (GOGL34), proprietária do Google — na carteira sem precisar sair do Brasil.

Além disso, não é necessário enviar recursos ao exterior ou lidar com a burocracia da abertura de conta em outro país. O investimento pode ser feito diretamente pelo home broker do seu banco de investimentos.

Quer saber como investir na Alphabet (GOGL34)? Continue a leitura e conheça essa possibilidade de investimento em BDRs!

Afinal, o que são BDRs?

Primeiro, é importante entender o conceito e o funcionamento dos BDRs. A sigla significa brazilian depositary receipts, que são certificados de depósitos mobiliários emitidos no Brasil e negociados na bolsa de valores.

O BDR pode representar ações de empresas com capital aberto no exterior, além de ETFs ou títulos de dívidas internacionais — como os dos Estados Unidos. Ou seja, eles são lastreados em ativos e produtos financeiros de outros países.

Assim, o investimento permite que você tenha exposição ao cenário estrangeiro sem precisar sair do Brasil. Um ponto importante é que a cotação do BDR depende da performance dos ativos no exterior e também da variação da moeda em que eles são originalmente negociados.

Isso significa que quem investe nesses certificados tem exposição às variações do câmbio. Por fim, mesmo que o investidor não esteja adquirindo o ativo propriamente dito, ele pode participar dos resultados dele. É o que acontece quando você investe na Alphabet (GOGL34) por meio de BDRs.

Como os BDR funcionam?

Para que não restem dúvidas, o BDR funciona da seguinte forma: uma empresa depositária que atua no Brasil compra ações (ou outros ativos) no exterior. Como o objetivo dela é vender os certificados lastreados nos papéis, ela os deixa bloqueados, sob responsabilidade de um agente custodiante.

Logo, a instituição depositária pode emitir os BDRs correspondentes, que passam a ser negociados entre os investidores no pregão da B3. Já a segurança institucional do investimento é de responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Portanto, é essencial que a instituição depositária siga as regras específicas para garantir que os BDRs correspondam aos ativos que estão bloqueados sob custódia. Ela também deve manter os investidores brasileiros informados a respeito do investimento.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como investir no Google?

Agora que você conhece os BDRs, fica mais fácil investir no Google. O Deutsche Bank S.A — Banco Alemão — é a instituição depositária e emissora dos certificados.

Nesse caso, trata-se de um certificado não patrocinado. Ou seja, a iniciativa de lançar os certificados na bolsa brasileira não partiu da própria empresa emissora das ações. Já o BDR é de nível I, com lastro em ações ordinárias classe A — similar às ações ordinárias negociadas no Brasil.

Com a criação da holding Alphabet, o BDR passou a ser negociado sob o ticker GOGL34. A disponibilização dos certificados na B3 teve início em 9 de maio de 2016.

Sobre o Google

O Google é uma empresa de tecnologia fundada em 1998. Apesar de inicialmente ser um site de pesquisas, a companhia expandiu suas atividades e oferece diversos serviços, produtos e plataformas para os usuários.

Entre eles, estão o YouTube, o Chromecast e o Android, além de documentos com armazenamento em nuvem. Atualmente, a detentora das ações do Google é a Alphabet. A holding foi formada em 2015 e controla o Google e outras plataformas, serviços e subsidiárias.

Vale destacar que o Google é uma empresa com histórico de valorização. No quarto trimestre de 2020, o lucro da Alphabet subiu 19,2% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a holding lucrou US$ 34,3 bilhões, representando alta de 12% em relação ao ano anterior.

Porém, apesar de ser uma companhia sólida, com dados financeiros consistentes e rentabilidade acima da média para o seu capital, as ações GOGL34 não costumam distribuir dividendos. Desse modo, a rentabilidade dos investidores ocorre com a eventual valorização de longo prazo.

Quais as vantagens e riscos de investir em BDR do Google?

Quando você investe em BDR pode aproveitar o benefício da diversificação internacional. O investimento lastreado em ativos de outro país distribui os riscos políticos e reduz os riscos de mercado relacionados à economia nacional.

Outro ponto que merece destaque é a exposição cambial. Isso pode trazer proteção contra a desvalorização do real em relação a moedas mais fortes, como o dólar. Nesse caso, investir em GOGL34 pode ser uma estratégia interessante.

O benefício da praticidade também deve ser citado. Afinal, você viu que é possível fazer seus investimentos sem sair do Brasil. Além disso, não é necessário abrir conta em uma instituição financeira estrangeira e enviar recursos ao exterior, o que resulta em taxas de câmbio.


Com relação aos riscos, o BDR é um ativo de renda variável que está exposto às oscilações do mercado. Ainda, especificamente em relação ao Google, como qualquer outra grande empresa de tecnologia, existe risco envolvendo a ação de governos e reguladores.

Também podem acontecer mudanças no modelo de negócios da companhia que afetam a lucratividade. Portanto, para mitigar esse risco, é fundamental analisar as empresas antes de investir. Outra dica é conhecer a economia do país ao qual o ativo pertence.

Como investir em GOGL34?

Essas informações despertaram o seu interesse em se expor às ações do Google? Para isso, é necessário ter acesso ao home broker de um banco de investimentos, pois as negociações ocorrem na bolsa de valores.

Depois, basta enviar recursos para a instituição e buscar pelo código GOGL34. Ao encontrá-lo, você poderá conferir as informações a respeito do BDR, como seu preço a mercado. Em seguida, insira a quantidade desejada, confira a cotação e envie a ordem de compra.

Contudo, não deixe de avaliar o seu perfil de investidor antes de investir em BDR. Lembre-se de que essa é uma alternativa de renda variável, sujeita a maior volatilidade e, além disso, envolve riscos internacionais. Então é preciso garantir que ela é adequada à sua carteira.

Agora você já sabe que é possível investir em ações do Google via BDR da Alphabet (GOGL34). A alternativa permite fazer investimentos em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo de forma prática. Porém, é preciso avaliar seu perfil e objetivos para tomar melhores decisões.

Gostou do conteúdo? Aproveite para complementar a leitura e entenda se investimentos no exterior valem a pena!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.