Renova Invest Facebook

XPBR31: vale a pena investir nesse BDR?

XPBR31
XPBR31

Apesar de ser uma empresa brasileira, até pouco tempo, a única maneira de se expor aos ativos da XP Investimentos era por meio da NASDAQ — uma das bolsas de valores americana. Mas a boa notícia é que, desde outubro de 2021, há uma alternativa no Brasil que permitem investir na companhia: o BDR XPBR31.

Trata-se de um investimento que permite ao investidor aportar seus recursos nessa empresa listada em bolsa estrangeira. Entretanto, antes de escolhê-lo, é preciso entender se esse BDR faz sentido para o seu portfólio.

Por isso, veja a seguir as principais informações sobre o BDR XPBR31 e descubra como se expor à XP Investimentos sem sair do Brasil!

O que é BDR?

Os BDRs (brazilian depositary receipt) são valores mobiliários emitidos no Brasil, mas com lastro em ativos, fundos de índice ou títulos de dívida emitidos no exterior.

Isto é, quem adquire um BDR de ações, por exemplo, não está comprando o papel de uma companhia estrangeira, e sim um certificado que o representa no Brasil. Por isso, ele é negociado e liquidado em real.

Entretanto, por estarem atrelados aos valores imobiliários originais, os BDRs estão sujeitos a flutuações e a variação cambial do país de origem. Além disso, caso o ativo internacional distribua dividendos, o certificado também pode pagar esses proventos.

 

Como funciona um BDR?

Para saber mais sobre o BDR, vale a pena entender o seu funcionamento. Ele é emitido por uma instituição depositária brasileira. Ela adquire os ativos no país onde eles são originalmente negociados e os deixa sob custódia.

Com os ativos originais guardados, é possível negociar os certificados de depósitos lastreados neles. As negociações dos BDRs ocorrem na B3 — a bolsa de valores brasileira. Logo, o processo acontece em reais e com a estrutura que você já utiliza para se expor aos ativos nacionais.

O que é o XPBR31?

Após saber o que é um BDR, fica mais fácil compreender o conceito de XPBR31. Trata-se de um certificado de depósito em valores mobiliários que representa as ações da companhia XP Investimentos.

Como você viu, apesar de ser brasileira, a empresa tem papéis listados na NASDAQ, nos Estados Unidos, desde 2019. Entretanto, foi apenas em outubro de 2021 que ela passou a ter BDRs disponíveis na bolsa brasileira.

Esse episódio ocorreu devido à cisão entre a XP e o Itaú. Por isso, vale a pena entender o que aconteceu entre essas duas companhias. Tudo começou em 2017, quando o banco Itaú demonstrou a intenção de adquirir o controle da corretora de investimentos em três etapas.

Quando estava prestes a concluir a última aquisição para assumir o controle da XP, o Banco Central proibiu a compra. Nesse meio tempo, a participação do Itaú foi diluída após o IPO da corretora na bolsa americana. Diante disso, ele optou por separar as empresas.

Para que os investidores pudessem ter o direito de receber os recursos oriundos da cisão, foram criados os BDRs. Durante sua estreia na B3 — a bolsa brasileira —, os detentores de ações do Itaú receberam os certificados que representam os papéis da XP.

Quais são as vantagens e os riscos de investir em BDRs?

Agora você sabe que o XPBR31 é um BDR da XP Investimentos, negociado na B3. Mas será que esse é um bom investimento? Antes de tomar a decisão de aportar nessa companhia ou em outra empresa é importante ponderar as vantagens e riscos envolvidos nessa escolha.

Em relação aos pontos positivos, um BDR traz a possibilidade de realizar investimentos internacionais diretamente pela bolsa brasileira. Desse modo, o investidor não precisa se preocupar em abrir uma conta em uma instituição financeira estrangeira ou converter câmbio.

Além disso, um BDR favorece a diversificação da carteira. Mesmo que a negociação ocorra no Brasil, o capital aportado está exposto a ativos listados no exterior. Isso aumenta a descorrelação com o mercado interno, o que permite diluir os riscos dos seus investimentos.

Em relação aos riscos, os BDRs são de renda variável. Logo, podem sofrer oscilações e queda nos preços, já que eles oscilam conforme a oferta e demanda do local de origem. Assim, determinados movimentos no mercado podem comprometer seus resultados.

Afinal, investir no BDR XPBR31 vale a pena?

Após entender as vantagens e os riscos associados aos BDRs, você pode estar se perguntando se vale a pena investir no XPBR31. Para chegar a essa conclusão, é preciso analisar diversos fatores. Um dos principais é o seu perfil de investidor.

Por ser um investimento de renda variável, o BDR é mais adequado para os investidores com menos aversão aos riscos. Outro ponto importante a ser analisado é o seu objetivo financeiro. Normalmente, as ações são voltadas para planos de longo prazo.

Além disso, é essencial analisar a performance da companhia no mercado. Assim, realize uma análise fundamentalista e busque entender se a empresa é sólida, se tem boa gestão. Avalie também os resultados nos últimos anos, entre outros fundamentos do negócio.

Como investir em BDRs?

Caso decida que vale a pena investir em BDR, é necessário saber como proceder. Como você viu, as negociações são realizadas na B3. Então, para acessar o XPBR31, você precisa ter uma conta em um banco de investimentos brasileiro.

Essa instituição será responsável por intermediar as negociações. Após a abertura da conta, envie o dinheiro para ela para começar a operar. Isso é feito facilmente, por meio de transações eletrônicas. Depois, você já pode emitir ordens de compra na bolsa de valores.

Para tanto, basta acessar o home broker disponível na sua instituição financeira. Então procure o BDR do seu interesse: no caso da XP, o código é XPBR31. Em seguida, informe quantos certificados deseja adquirir e emita a ordem de compra.

Em caso de dúvida, você pode contar com a orientação de uma assessoria de investimentos. Ela fornecerá informações mais detalhadas sobre os BDRs e pode esclarecer suas questões. Assim, você poderá se sentir mais seguro em relação às suas escolhas.

Agora que você já sabe o que é BDR XPBR31, fica mais fácil avaliar se vale a pena aportar parte dos seus recursos nessa alternativa. Lembre-se de considerar seu perfil, seu objetivo e de fazer uma avaliação da performance da companhia antes de decidir explorar a oportunidade!

Quer conhecer mais sobre esse e outros investimentos? Converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.