Renova Invest Facebook

Diversificação de investimentos: por que é importante?

diversificação de investimentos
diversificação de investimentos

Para se proteger dos riscos ligados ao mercado financeiro, é comum que os investidores adotem a diversificação de investimentos. Porém, embora seja uma prática habitual, é comum que surjam dúvidas sobre como aplicá-la em sua carteira.

Afinal, não basta fazer aportes em diversas alternativas, é preciso considerar as características de cada uma. Logo, a estratégia exige atenção e conhecimento para ser eficiente. Dessa maneira, o investidor terá mais chances de alcançar os seus objetivos financeiros.

Quer saber como diversificar o seu portfólio? Neste post, você entenderá o que é a diversificação de investimentos, para que serve, a sua importância e como colocá-la em prática.

Continue a leitura e confira!

O que é diversificação de investimentos?

Quando se estuda sobre investimentos e como reduzir os riscos do portfólio, uma das principais dicas é a diversificação da carteira. Mas você sabe o que isso significa? Como o termo sugere, ela consiste em alocar os recursos em diversos tipos de ativos e aplicações, de modo a diluir os riscos.

Ou seja, investindo em diferentes ativos e títulos, a carteira é exposta a diversos mercados, setores e riscos. Assim, o seu capital não estará sujeito a apenas um fator, o que reduz as chances de grandes perdas.

Porém, também é preciso ter atenção à falsa diversificação. Ela acontece quando a carteira apresenta diferentes alternativas, mas atreladas aos mesmos riscos.

Para você compreender melhor, suponha a seguinte situação: um investidor alocou todo seu capital em diversos títulos de renda fixa atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Porém, diante de um movimento da economia, o CDI passa por uma queda.

Dessa forma, todo o seu portfólio será impactado pela queda no desempenho, ainda que esteja alocado em aplicações diferentes. Contudo, imagine que o mesmo investidor aloque os seus recursos em alternativas atreladas a lógicas de rentabilidade ou classes diferentes.

Logo, ainda que ocorra a queda no CDI, nem todos os seus investimentos serão impactados — ou, ao menos, não da mesma forma. Assim, os ativos que não se relacionam diretamente com essa taxa podem se manter estáveis ou, até mesmo, apresentar um movimento contrário, com a valorização.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por que é tão importante diversificar a carteira de investimentos?

Após aprender o que é e para que serve a estratégia de diversificação de investimentos, se torna mais fácil compreender a sua importância. Além de não deixar a sua carteira atrelada a apenas um fator, diluindo os riscos, ela traz outros benefícios.

Um deles é o equilíbrio na carteira de investimentos. Afinal, como você viu, é possível que os ativos tenham movimentos diferentes diante de um mesmo cenário. Portanto, a prática reduz os impactos das oscilações em seu portfólio.

Além disso, a diversificação de investimentos gera oportunidades de potencialização de rentabilidade. Isso porque, sabendo como manejar essa estratégia, é possível investir em alternativas com maiores ganhos, mas que também oferecem mais riscos.

Com a diversificação, portanto, o seu capital não estará todo exposto aos mesmos riscos, possibilitando a exposição a diferentes alternativas de maneira equilibrada.

Como fazer a diversificação de investimentos?

Até aqui, você viu que a estratégia de diversificação de investimento é fundamental para equilibrar os riscos e aumentar as chances de ter bons resultados. Entendeu também que não basta aportar em diversos investimentos, é necessário escolhê-los com sabedoria.

Então confira as principais dicas para compor uma carteira diversificada!

Defina o seu perfil e objetivos

Primeiramente, é importante que você defina o seu perfil de investidor. Ele pode ser conservador, moderado ou arrojado. Esse conceito refere-se à tolerância aos riscos que o investidor apresenta. O conservador prefere alternativas mais seguras, mesmo que a rentabilidade seja menor.

Já o moderado arrisca-se mais, sobretudo a longo prazo, mas sem deixar de priorizar a segurança. Por fim, os investidores arrojados priorizam a maior rentabilidade, por isso toleram maiores riscos em seu portfólio.

Outra tarefa importante antes de diversificar a carteira é definir os objetivos. O que você deseja alcançar com seus investimentos? A partir dessa resposta, é mais fácil escolher as alternativas que ajudarão a concretizar as suas metas financeiras.

Nesse caso, tenha em mente que escolher investimentos que não fazem sentido para o seu perfil e/ou objetivos, provavelmente, não trará resultados satisfatórios, mesmo que você ponha em prática a diversificação de investimentos.


Considere prazos

Outro fator a considerar na hora de diversificar a carteira são os prazos. Isso porque para cada prazo — curto, médio e longo — existem alternativas mais adequadas, especialmente em relação aos riscos.

Por exemplo, considere que o seu objetivo é a compra de um imóvel daqui a 10 anos. Em um cenário do tipo, uma crise que afete o rendimento do ativo no próximo mês tende a não ter tanta relevância, pois é possível haver uma retomada da valorização no longo prazo.

Entretanto, se a intenção é fazer o resgate em 1 ano, o impacto será mais significativo. Por essa razão, é interessante diversificar a carteira também em relação aos prazos. Desse modo, é possível organizar a composição da carteira considerando a data planejada para ter acesso aos recursos.

Conheça as alternativas do mercado

Após definir seu perfil de investidor e seus objetivos, é o momento de conhecer as alternativas disponíveis no mercado. Logo, é preciso saber como elas funcionam, os riscos envolvidos e qual perfil mais indicado para elas.

Isso é essencial porque existem diversas alternativas que podem ser adequadas ao seu perfil e objetivos, inclusive com exposição ao mercado internacional. Conhecê-las, então, pode ajudar a tomar decisões mais acertadas na composição da sua carteira.

Para auxiliar, você pode contar com uma assessoria de investimentos. Com esse suporte, além de conhecer as alternativas alinhadas às suas necessidades, você pode tirar suas dúvidas para fazer as melhores escolhas.

Escolha investimentos descorrelacionados

Por fim, não se esqueça de que também é importante escolher ativos que se comportam de maneiras diferentes quando expostos às mesmas condições de mercado. Por essa razão, não se limite apenas a optar por aportes diferentes.

Procure investir em modalidades, setores e classes distintas, que sejam descorrelacionadas ou apresentem correlação negativa. Desse modo, eventuais quedas em certos ativos podem ser compensadas pela estabilidade ou valorização de outros.

Percebeu como a diversificação de investimentos é importante para diluir os riscos? Além disso, ela pode aumentar o potencial de resultados da carteira. Por essa razão, ao montar o seu portfólio, não deixe de considerar essa estratégia!

Quer saber como ter uma assessoria de investimentos? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.