O investimento no exterior já não precisa ser complicado ou pouco acessível. Com as mudanças nas regras ocorridas em 2020, mesmo as pessoas físicas podem aproveitar os BDRs listados na B3 e se expor aos resultados de diferentes companhias e ativos internacionais.

Mas, antes de alocar os recursos, vale a pena conhecer oportunidades em destaque no mercado financeiro. Assim, é possível verificar o que está disponível no mercado e quais podem ser as alternativas mais interessantes, de acordo com a sua estratégia.

Quer ajuda para saber quais são as possibilidades encontradas? Conheça 8 principais BDRs que fazem parte da bolsa brasileira!

O que é BDR?

Sigla para brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários, o BDR é um investimento de renda variável. Ele é negociado na bolsa de valores e serve como um certificado com lastro em ativos internacionais.

Para que ele seja disponibilizado, uma instituição depositária faz a aquisição de ativos em um mercado internacional. Depois, ela emite títulos com lastro nesses ativos, que são os BDRs. Logo, quem investe tem o direito de obter os resultados gerados pelo ativo lastreado.

Também é importante saber que existem BDRs de ações, de fundos de índice (ETFs) ou de títulos de dívida internacional (bonds). Além disso, existem BDRs patrocinados e não patrocinados.

Os BDRs patrocinados são aqueles cuja emissão envolve o interesse do negócio relacionado aos ativos. Já os não patrocinados não são criados pela solicitação do empreendimento em questão.

Quais são as vantagens de investir em BDR?

Devido às características que apresenta, investir em BDR pode apresentar benefícios, como a exposição ao mercado internacional. Dessa maneira, ele é uma solução para quem deseja investir no exterior com mais praticidade.

Afinal, não é necessário abrir conta em uma instituição de outro país ou fazer a conversão cambial para investir, simplificando o aporte. O certificado também permite acessar oportunidades que não estão disponíveis no Brasil.

Como consequência, é possível se expor a empresas que não são negociadas diretamente na bolsa de valores brasileira e em outros ativos internacionais.

Logo, investir em BDR pode ser uma forma de diversificar a carteira de investimentos. Isso ajuda a diluir parte dos riscos e também pode favorecer o alcance de resultados com o portfólio.

INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações

Quais são os riscos dos BDRs?

Ao mesmo tempo em que trazem oportunidades, os BDRs têm riscos que precisam ser considerados. Como são de renda variável e negociados na bolsa, contam com um risco de mercado mais elevado.

Ele envolve as flutuações que podem acontecer no interesse de mercado, o que pode levar a valorizações ou quedas nos preços de negociação.

O BDR também apresenta risco cambial, já que a variação da moeda afeta os resultados dos ativos em que o certificado está lastreado. Contudo, esses riscos podem ser gerenciados por meio de estratégias de investimento, como a diversificação.

Conheça 8 BDRs listados na B3

Tão importante quanto conhecer o investimento em BDRs é conferir as oportunidades disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira. Até o começo de 2021, por exemplo, existiam mais de 700 BDRs disponíveis.

Embora diversas novas oportunidades sejam constantemente lançadas, existem BDRs que já conquistaram destaque no mercado. A seguir, confira quais são 8 dessas alternativas!

1. Tesla Motors

A Tesla é uma das maiores empresas do mundo. Ela atua como fabricante de veículos elétricos e tem investido no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o transporte. Na B3, o BDR é negociado pelo ticker TSLA34.

2. Mercado Livre

O Mercado Livre é considerado o maior site de vendas online da América Latina. Ele tem origem argentina, mas se tornou especialmente popular no Brasil. Seu BDR é encontrado pelo código MELI34.

3. Apple

A Apple já apareceu diversas vezes entre as empresas mais valiosas do mundo e foi a primeira a alcançar um valor de mercado de US$ 2 bilhões. Além de ser a fabricante do iPhone, é conhecida pelo desenvolvimento e venda de eletrônicos e pelo sistema MacOS. Seu BDR na B3 é o AAPL34.

4. Amazon

Em agosto de 2021, a Amazon se tornou a maior varejista do mundo, após ter iniciado as atividades com foco na venda de livros. A empresa já expandiu a atuação, oferecendo produtos e serviços como streaming de vídeo e sistema de assistente pessoal. Na B3, o BDR da Amazon é encontrado pelo ticker AMZO34.

5. Google

O Google é o maior serviço de buscas da internet, além de deter o controle de diversos outros serviços por meio das holding Alphabet, como o Youtube e o sistema operacional Android. Está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, junto a Amazon, Apple, Netflix e Facebook. O código do BDR é GOGL34;

6. The Walt Disney Company

A Disney está entre as maiores empresas de entretenimento do mundo, com um portfólio variado. Com parques de atrações, produtos licenciados, filmes e plataforma de streaming, a companhia aparece entre os principais BDRs do Brasil. Seu ticker é DISB34.

7. Johnson & Johnson

No setor de saúde e bem-estar, a Johnson & Johnson é uma empresa global e tem portfólio variado. Inclusive, o seu BDR já passou por um desdobramento, devido ao alto preço que alcançou anteriormente. O ticker é dado pelo código JNJB34.

8. Alibaba

No mercado chinês, o Alibaba é uma das maiores companhias do mundo. Ele é a principal plataforma online de negócios entre empresas, conectando fabricantes, produtores e distribuidores. O código do BDR é BABA34.

Como investir em BDR?

Agora que você conferiu a lista de BDRs, é o momento de saber como realizar o investimento. Para começar, é necessário identificar seu perfil de investidor para saber se você tem tolerância ao risco dessa oportunidade.

Depois, pense em seus objetivos financeiros e nos prazos. No geral, o investimento em BDR pode ser mais adequado para o médio e longo prazo, porque isso ajuda a equilibrar os riscos.

Feito isso, você deve abrir uma conta em um banco de investimentos para acessar o home broker e aproveitar as oportunidades da bolsa de valores. Assim, basta buscar o ticker do ativo desejado e enviar a ordem de compra.

Caso precise de ajuda para conhecer os BDRs listados na B3 ou para tirar dúvidas, você pode contar com uma assessoria de investimentos. Dessa maneira, é possível receber o apoio de um assessor para saber mais sobre as oportunidades, considerando as suas demandas específicas.

Como você viu, existem diversos BDRs listados na B3, com oportunidades para diferentes estratégias de investimento. Porém, antes de investir, faça uma análise completa para ter a certeza de que a escolha é adequada para as suas necessidades.

Se quiser ter suporte profissional para mais sobre as oportunidades do mercado, entre em contato conosco da Renova Invest e conheça nosso serviço de assessoria de investimentos!