Renova Invest Facebook

BFAV39: Conheça o BDR de ETF do Índice MSCI EAFE

BFAV39
BFAV39

Embora muitos brasileiros se restrinjam a investir nacionalmente, fazer aportes relacionados ao mercado internacional pode trazer diversos benefícios. Nesse cenário, é importante conhecer formas de internacionalizar seus investimentos, como por meio do BDR BFAV39.

Quando a economia brasileira tem um baixo desempenho, a bolsa de valores (B3) tende a sofrer quedas. Também é comum que aconteça um aumento do preço do dólar. Logo, ter parte de seu capital exposto a ações de empresas estrangeiras e ativos relacionados pode equilibrar esses riscos.

Quer saber mais sobre essa alternativa? Veja neste post como investir no BFAV39, um BDR que permite exposição ao mercado internacional para rentabilizar e proteger seu capital.

Acompanhe!

Como funciona o investimento em BDR?

Em alguns casos, os investidores deixam de fazer aportes em BDR por não conhecerem a alternativa. Logo, é preciso esclarecer o conceito para avaliar as oportunidades com mais segurança.

A sigla BDR refere-se a brazilian depositary receipt, ou certificado de depósito de valores mobiliários, em português. Esse é um de investimento de renda variável disponível na B3. Na prática, são certificados atrelados a ativos financeiros que não são negociados no país.

Mas como isso funciona? Primeiro, uma empresa depositária adquire ativos em bolsas estrangeiras, faz a sua custódia no Brasil, e emite os BDRs. Depois, esses certificados são negociados no mercado nacional — de modo semelhante ao que acontece com ações ou cotas de um fundo de investimento.

A princípio, os BDRs somente eram atrelados a ações de empresas estrangeiras. Contudo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) flexibilizou as regras de emissão de BDRs no final de 2020. Assim, passou a ser permitido referenciar BDRs em outros ativos, como títulos de dívida e ETFs.

O que é e quando surgiu o BFAV39?

Entendendo o que é BDR, ficará mais fácil entender o funcionamento do BFAV39. Esse é o código de negociação do BDR do ETF do Índice MSCI EAFE na B3. Ele foi anunciado em 29 de abril de 2021, pela B3 em parceria com a BlackRock Inc. — uma das maiores gestoras mundiais.

O seu lançamento foi realizado restringindo a aquisição aos investidores qualificados. Ou seja, para pessoas que comprovem a titularidade de no mínimo R$ 1 milhão em investimentos ou sejam certificados para atuar no mercado financeiro. Até julho de 2021, essa limitação ainda estava presente no BDR.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O BFAV39 está atrelado a qual investimento internacional?

Como você viu, o BDR BFAV39 está atrelado ao ETF do Índice MSCI EAFE. Porém, se você ainda não sabe o que é um ETF, basta continuar a leitura. Confira!

O que é um ETF?

Um ETF (exchange traded fund) ou fundo de índice é um fundo de investimento. Seu funcionamento se assemelha a um condomínio, que conta com um gestor profissional e os cotistas, que são os investidores.

Diferentemente de outros fundos de investimento, os ETFs têm por objetivo o acompanhamento de um índice de referência. Nesse sentido, o gestor fica incumbido de administrar o patrimônio do fundo, investindo nos mesmos ativos carteira teórica que compõe o indicador escolhido.

No caso do BFAV39, ele está atrelado ao ETF iShares MSCI EAFE Min Vol Factor, que conta com a gestão da BlackRock — a mesma que lançou o BDR. A negociação de suas cotas se dá na Cboe BZX, uma das bolsas de valores dos Estados Unidos.

Qual é a composição do Índice ETF MSCI EAFE?

O ETF iShares MSCI EAFE Min Vol Factor busca replicar a performance do MSCI EAFE Minimum Volatility Index. Ele foi criado em 18 de outubro de 2011 e projetado para servir como benchmark para estratégias de ações de volatilidade gerenciada.

Portanto, o índice é composto por ações de mercados desenvolvidos, com características de menor volatilidade em relação a mercados ainda mais amplos. Assim, são considerados países da Europa, Austrália e Ásia, enquanto os Estados Unidos e o Canadá são excluídos.

Entre as empresas que integram esse índice, existem alternativas que são mais conhecidas. Por exemplo: Roche, Nestlé, Unilever, Softbank, L’Oréal, HSBC, Fujifilm, Shimano, Danone, entre outras. Portanto, o investimento no BDR BFAV39 expõe o capital do investidor a diversas companhias.

Quais as vantagens e riscos de investir em BDRs?

Após conhecer mais sobre o BFAV39, vale considerar as vantagens e os riscos de investir em BDRs. Em relação aos benefícios, vale destacar a possibilidade de proteger seu portfólio contra variações cambiais.

Conforme você aprendeu, os BDRs estão atrelados a ativos internacionais, muitos deles negociados em dólar — inclusive o BFAV39, que é atrelado a um ETF norte-americano. Assim, há maiores chances de equilibrar os impactos de eventuais quedas de preços no mercado nacional.

Outra vantagem é a possibilidade de diversificação de sua carteira de investimentos. Isso é percebido principalmente em BDRs de ETFs, pois contam com diversos ativos ao seguir as carteiras teóricas dos índices de referência escolhidos.


Em relação ao BFAV39, outra vantagem é a possibilidade de expor seu capital a empresas cujas ações são negociadas em bolsas do exterior. Ainda, há a praticidade de poder realizar a aquisição dos certificados diretamente no país, economizando custos com câmbio e reduzindo a burocracia.

Também existe a possibilidade de recebimento de dividendos, caso eles sejam distribuídos pelos ativos aos quais o certificado está lastreado. No BFAV39, o investidor recebe dividendos em reais e já descontados os todos os impostos internacionais.

Por fim, no que diz respeito aos riscos, o principal deles é o fato dos BDRs integrarem a renda variável. Isso significa que não há garantia em relação aos ganhos ou perdas. Também há riscos de liquidez, que se refere a facilidade para converter o ativo em dinheiro por meio da negociação em bolsa.

Além disso, eventuais movimentações nos mercados internacionais podem impactar os resultados do investimento. O mesmo acontece em relação às variações cambiais, que podem afetar os preços dos ativos.

Como investir no BFAV39?

Após conhecer o que são os BDRS e ETFs, além de informações importantes sobre o BFAV39, vale aprender como investir na alternativa. Para começar, avalie se o investimento faz sentido para o seu portfólio, considerando o seu perfil e objetivos.

Em caso positivo, é preciso abrir uma conta em um banco de investimentos de sua preferência. Depois, você poderá acessar o ambiente de negociação da bolsa por intermédio do home broker, que é fornecido pela instituição financeira.

Nele, basta digitar o ticker do BDR — como o BFAV39, a quantidade de BDRs que serão adquiridos e o preço que pretende pagar. Se houver uma contraparte interessada na negociação, ela será finalizada e os ativos passarão a compor a sua carteira após o prazo de liquidação.

Como você viu, investir no BDR BFAV39 não é uma tarefa complexa. Contudo, a decisão de investimento deve ser pautada na análise de seu perfil e objetivos. Caso precise de auxílio, conte com uma assessoria de investimentos, que poderá esclarecer dúvidas sobre o mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! A Renova Invest tem um time preparado para atendê-lo!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.