Existe uma modalidade de investimento ainda pouco conhecida entre os investidores que permite investir em empresas internacionais de forma simples: o BDR. A estratégia de internacionalizar os investimentos pode fortalecer sua carteira e potencializar seus resultados.

Ficou interessado? Pois saiba que existem diversas vantagens de investir em BDR. Eles podem ser uma forma de ter mais diversificação e proteção, além de possibilitar que você acesse negócios maiores do que as companhias brasileiras.

Pensando nisso, este artigo apresentará as 5 vantagens de investir em BDR que você deve conhecer. Não perca!

O que é BDR?

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt, ou Certificado de Depósito de Valores Mobiliários, em português. Ele permite que os investidores brasileiros tenham acesso a certificados lastreados em Ações internacionais na própria B3.

O produto representa Ações emitidas por empresas em outros países, mas é negociado no Brasil. Assim, quem adquire o BDR não compra diretamente os papéis das companhias, mas sim um título representativo desses ativos.

As Ações existem de fato e ficam depositadas e bloqueadas em uma instituição financeira que atua como custodiante. Já a instituição depositária é a responsável por comprar as Ações estrangeiras e emitir os BDRs.

Como funciona?

Como você viu, o BDR é negociado na bolsa de valores brasileira. Para isso, a instituição depositária compra as Ações da empresa no exterior. Os ativos devem ser mantidos sob custódia para que seja registrado um programa de distribuição de certificados junto à CVM.

Com isso, os recibos podem ser emitidos localmente e comprados por brasileiros. É de responsabilidade da depositária repassar as informações relevantes sobre as empresas internacionais. Atuando também nas eventuais distribuições de dividendos.

Quais são os tipos de BDR?

Agora que você sabe o é BDR, é importante conhecer os tipos disponíveis no mercado. Confira:

BDR patrocinado

Os certificados patrocinados são emitidos quando a própria empresa do exterior demonstra interesse em atuar no mercado brasileiro. Nesse caso, ela entra em contato com uma instituição depositária e fecha um acordo.

Existem três níveis de BDRs patrocinados, que são diferentes principalmente em relação à obrigação de registro na CVM. Os certificados de nível I não têm essa exigência, enquanto os de nível II e III precisam que a empresa se registre.

BDR não patrocinado

Aqui, a iniciativa de emitir os BDRs é da própria instituição depositária. Para isso, ela compra as Ações estrangeiras e faz a emissão dos certificados. A maioria dos BDRs negociados na bolsa brasileira é desse tipo.

5 Principais vantagens dos BDRs

Ficou interessado em investir em BDRs? Então não deixe de conferir as principais vantagens que os certificados podem trazer para os investidores. Com isso, você pode analisar melhor se a alternativa está de acordo com as suas expectativas.

Veja!

1.      Facilidade de acesso ao mercado externo

Comprar Ações internacionais diretamente fora do Brasil pode ser muito burocrático. Afinal, exige abertura de conta no exterior, transferência de dinheiro e operações de câmbio. Portanto, é muito mais prático e simples investir em BDRs, pois eles são negociados na própria bolsa brasileira.

2.      Acessibilidade a qualquer investidor

Até setembro de 2020, a maioria dos BDRs era acessível apenas para investidores qualificados. Isso significava que somente aqueles que têm R$ 1 milhão comprovadamente investido ou que possuem certificação para atuar no mercado financeiro podiam investir nos certificados.

No entanto, a partir dessa data, a Comissão de Valores Mobiliários mudou as regras e flexibilizou o acesso dos investidores brasileiros aos certificados. Com as alterações feitas pela CVM, a exigência foi derrubada.

Ou seja, agora qualquer investidor pode investir em BDR. Também é possível participar de ofertas públicas iniciais de Ações de empresas internacionais. Tudo por meio dos certificados.

3.      Descorrelação com o mercado interno

Mesmo que toda a negociação ocorra no Brasil, o dinheiro aportado em BDR está exposto a ativos de empresas estrangeiras. Logo, há relação com economias diferentes, o que aumenta a diversificação da carteira por descorrelação entre o mercado interno e externo.

Os investimentos feitos em BDRs podem se comportar de maneira oposta aos ativos brasileiros na sua carteira. Com isso, é possível diversificar o portfólio e se expor a mais de um mercado, o que pode significar mais segurança e rentabilidade.

4.      Distribuição dos riscos da carteira

Exatamente por ser um investimento descorrelacionado do mercado nacional e por permitir a diversificação da carteira, o BDR pode ajudar a mitigar os riscos do seu portfólio. Por isso, eles podem ser boas opções para quem já investe em renda variável.

O investimento em BDR também promove segurança institucional. Isso ocorre porque os certificados ficam disponíveis no âmbito da B3, e as regras da bolsa também se aplicam a eles. Portanto, você não fica vulnerável a golpes de instituições internacionais, por exemplo.

5.      Exposição a grandes empresas

Ao investir em BDR, você pode aproveitar o crescimento de companhias internacionalmente reconhecidas. Ou seja, quem adquire os certificados pode lucrar com a performance de empresas de diversos países e setores.

Existem muitas organizações que são relevantes no mundo e costumam oferecer um desempenho atrativo para diferentes perfis de investidores e objetivos. Além disso, seu patrimônio pode ficar exposto a economias mais fortes que a brasileira.

Como investir em BDR?

Gostou das vantagens e quer investir em BDR? É muito simples. Como você viu, não existe toda a burocracia relacionada aos investimentos que são feitos diretamente no exterior. A praticidade é um importante benefício para os investidores.

Basta ter conta em um banco de investimentos para negociar os certificados. Assim, você terá acesso aos BDRs que estão sendo negociados na bolsa. Ao acessar o mercado por meio da plataforma da instituição, escolha os certificados das empresas que mais lhe interessam.

Lembre-se de ficar atento à escolha das companhias. Se o seu foco está no longo prazo, é importante fazer uma análise de fundamentos de cada empresa antes de investir. Assim, é possível garantir escolhas mais adequadas.

Agora você conhece as vantagens de investir em BDR. E então, acha uma alternativa vantajosa para o seu caso? Não deixe de analisar o seu perfil e os seus objetivos antes de tomar a decisão de investir!

Depois de saber mais sobre investimentos na bolsa, complemente a leitura e descubra o que é e como fazer o valuation de uma empresa!

Investir em empresas estrangeiras não precisa ser difícil!

Baixe nosso e-book e saiba como ser sócio das gigantes internacionais: Amazon, Google, Apple, Facebook, entre outras!