Algumas empresas que fazem parte do cotidiano e despertam o interesse dos investidores não estão disponíveis na bolsa de valores brasileira. É o caso do Mercado Livre(MELI34), por exemplo. Porém, isso não significa que é preciso deixar de investir na empresa.

Quem deseja incluir a companhia argentina em seu portfólio pode recorrer ao MELI34, um BDR que permite exposição às ações do Mercado Livre. Entretanto, antes de investir, é fundamental conhecer as características dessa alternativa e avaliar os riscos para tomar uma decisão informada.

Quer entender se o BDR é adequado para a sua carteira? Neste post, você entenderá o que é o MELI34 e como ele funciona!

O que é o Mercado Livre?

Para avaliar se investimentos, é indispensável conhecer o Mercado Livre de forma aprofundada. A empresa argentina é uma das principais varejistas da América Latina, com atuação focada no e-commerce.

O Mercado Libre, como é originalmente chamado, surgiu em 1999 e, desde então, esteve envolvido em milhões de operações de compra e venda com apoio de sua estrutura online. Ao longo dos anos, a empresa se consolidou e aprimorou sua forma de agir, como por meio de envios próprios e investimento em logística.

Um destaque da empresa foi o seu desempenho na pandemia, que registrou um aumento nas vendas. Esse resultado demonstra capacidade e resiliência quanto à permanência no mercado.

Como investir no Mercado Livre?

As características do Mercado Livre podem fazer com que ele seja atrativo para investidores. No entanto, não é possível investir em suas ações de maneira direta por meio do mercado brasileiro. Isso ocorre porque a empresa argentina não tem seu capital aberto na bolsa brasileira, a B3.

Nesse caso, os ativos estão disponíveis na bolsa de valores americana. Porém, saiba que não é preciso tirar seus recursos do país para fazer um investimento em ações em um mercado externo. Em vez disso, você pode recorrer ao MELI34.

Ele é um brazilian depositary receipt (BDR) ou certificado de depósito de valores mobiliários lastrados em ativos — como ações, ETFs e títulos de dívida. Assim, uma das principais características do investimento em BDR é poder se expor às ações de maneira indireta, investindo indiretamente no mercado internacional.

Uma das vantagens é que o investimento é feito diretamente pela B3. Ou seja, não é necessário ter contas no exterior ou fazer a conversão da moeda. Os aportes são feitos em reais, sem sair do Brasil.

Como funciona o MELI34?

Você já aprendeu que o investimento no MELI34 é uma das formas de acessar as ações do Mercado Livre. Contudo, para melhores decisões também é necessário entender o funcionamento desse ativo.

Assim como qualquer outro BDR, o MELI34 é emitido por uma instituição depositária, que adquire as ações no mercado externo e cria o certificado com lastro nesses papéis. O certificado, então, é negociado na bolsa de valores brasileira.

GANHE UM E-BOOK EXCLUSIVO E DESCUBRA

GANHE UM E-BOOK EXCLUSIVO E DESCUBRA

Em quais ativos investir em 2022

Em relação ao rendimento, quando se trata do MELI34, ele se dá pelo potencial de valorização das ações. Assim, caso o preço suba, o investidor pode ter ganhos ao vender o ativo. Porém, é preciso ter em mente que podem acontecer movimentos de queda.

Note, entretanto, que você não se torna sócio da empresa. Lembre-se de que o investimento, nesse caso, é indireto.

Quais são as vantagens do investimento nesse BDR?

Conhecer os benefícios desse BDR é outro ponto essencial para a tomada de decisão. Em relação ao Mercado Livre, especificamente, o investimento permite alocar parte dos seus recursos no mercado e participar dos movimentos do maior e-commerce voltado para o varejo da América Latina.

Diante da expectativa de continuidade do crescimento da empresa, há chances de que ela apresente valorização ao longo do tempo. Além disso, é um meio de expor seu patrimônio ao mercado internacional por meio da B3.

Aqui, vale conhecer também algumas vantagens gerais dos BDRs. Eles favorecem o investimento em ativos internacionais sem que você precise tirar os recursos do país. Como você viu, não é preciso passar pela conversão de câmbio ou abrir conta em uma instituição internacional.

Quais são os riscos atrelados ao MELI34?

Embora investir no MELI34 traga vantagens, também é fundamental ter atenção com os riscos existentes. Esse é um investimento de renda variável e está mais suscetível à volatilidade e às mudanças do mercado. Na prática, não há garantias quanto ao resultado.

Em relação ao Mercado Livre, especificamente, é fundamental ter atenção quanto ao desempenho da empresa. Embora tenha se tornado a marca mais valiosa da América Latina, os fundamentos da companhia não devem ser ignorados.

Por adotar uma política de investimento focado no crescimento, é muito comum que os resultados trimestrais do Mercado Livre apresentem prejuízo. Mesmo diante de recordes de resultados, não há previsão de distribuição de dividendos para os acionistas ou para o MELI34, por exemplo.

Também é preciso ter atenção à concorrência crescente no mercado de comércio eletrônico, ainda mais com o início das operações da Amazon na América Latina. Dependendo das condições econômicas e do setor, os riscos se ampliam.

Vale a pena investir no MELI34?

Depois de conhecer o funcionamento, as vantagens e os riscos do MELI34, é hora de saber se vale a pena investir no Mercado Livre na bolsa de valores. Para iniciar, considere seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros, para que estejam alinhados ao potencial do BDR.

Também é recomendado fazer uma análise fundamentalista das ações do Mercado Livre. Ela trará dados mais consistentes sobre as projeções da empresa e o potencial do seu investimento. Isso também ajudará a identificar se vale a pena investir em MELI34.

Caso decida que o BDR de Mercado Livre está alinhado aos seus objetivos, é preciso saber como fazer os aportes. Para tanto, você deve ter uma conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos, para acessar o home broker. No ambiente de negociações, você pesquisa o ticker do BDR — MELI34.

Confira todas as informações, selecione a quantidade de certificados que deseja comprar e emita a ordem de compra. Depois, basta aguardar o prazo de liquidação para que o BDR passe a integrar sua carteira de investimentos.

Agora que você conhece o MELI34, avalie o seu perfil e objetivos para entender se vale a pena investir no Mercado Livre por meio de BDR. Em caso afirmativo, você poderá aproveitar o potencial de um investimento externo e terá a chance de participar dos resultados da companhia.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Aproveite para descobrir se o investimento no exterior vale a pena antes de tomar sua decisão!