Renova Invest Facebook

Ren (REN): quais as características desse token?

Token
Token

O surgimento da blockchain com a criação do bitcoin foi fundamental para o desenvolvimento da descentralização das finanças. Para possibilitar a adesão de um maior número de pessoas e permitir a evolução da tecnologia, a empresa Ren lançou o token REN.

Ele consegue conectar diferentes blockchains desenvolvidas em uma estrutura única, tornando-as interoperáveis. Desse modo, qualquer usuário pode trocar duas criptomoedas diferentes — como acontece com o câmbio entre as moedas de países distintos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça o protocolo ren e seu token homônimo!

O que é ren?

Antes de conhecer o protocolo e o token REN, vale relembrar o conceito de blockchain. Trata-se de uma espécie de banco de dados público que registra as transações dos usuários, sem um controle central — como um Governo ou banco.

O primeiro maior projeto do mercado cripto foi a moeda bitcoin, em 2008. Depois de seu sucesso, surgiram novas blockchains com diferentes recursos. Esse é o caso da ethereum, hyperledger sawtooth, tezos, stellar e quorum.

Com o aumento do número de redes descentralizadas, observou-se a necessidade de desenvolver uma tecnologia que permitisse a integração entre as plataformas. Logo, surgiram soluções de interoperabilidade.

Uma delas é o protocolo ren (anteriormente republic protocol), desenvolvido por Taiyang Zhang e Loong Wang em 2017. Portanto, ele conecta diversas blockchains, permitindo a troca de diferentes moedas digitais — como bitcoin (BTC), bitcoin cash (BCH), dogecoin (DOGE) e ethereum (ETHER).

Como funciona?

Para permitir a troca entre moedas, o ren utiliza a máquina virtual ren, ou RenVM. Esse software é composto pelos responsáveis pela validação de blocos, os quais são chamados de darknodes. Eles recebem recompensas toda vez que a RenVM converte uma moeda digital em um token ERC-20.

Por sua vez, um token ERC-20 é um ativo colateralizado, ou seja, uma representação do original. Para ficar mais claro, suponha que alguém deseja trocar criptomoedas bitcoin pelas moedas digitais da plataforma ethereum.

Para isso, é preciso acessar a plataforma renbridge e selecionar as redes de origem e destino. Em seguida, a plataforma cria tokens representando os bitcoins originais, o renBTC. Todo processo de troca é feito por meio da ethereum, independentemente da moeda negociada.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Depois disso, o usuário deve fazer o envio do saldo para o aplicativo de finanças descentralizadas (DeFi) da rede por meio do endereço indicado para receber os bitcoins em sua carteira.

O que é o token REN?

Como você viu, o token do ren é ERC-20. Essa representação tokenizada garante a interoperabilidade entre as blockchains. Além disso, o token pode ser usado como moeda digital para pagar os darknodes por sua contribuição, fazer empréstimos ou pagamentos.

Ainda, o REN pode ser utilizado como investimento alternativo. Por essa razão, diversos investidores têm a curiosidade de saber quanto vale o token REN. Na verdade, o preço do ativo oscila frequentemente. Logo, para ter a informação, é preciso acompanhar a cotação em tempo real.

Vale a pena investir?

Depois de conhecer as possibilidades do uso do token REN, é comum surgir a dúvida se vale a pena incluí-lo em sua carteira. Para chegar a uma resposta, é necessário analisar as informações sobre o investimento. Além disso, é importante considerar seu perfil de investidor para tomar uma decisão.

Ele é o resultado de classificação que aponta suas preferências e expectativas em relação aos investimentos. Portanto, o seu perfil de investidor ajudará a definir se essa moeda digital faz sentido para suas características pessoais.

Nesse contexto, o aporte em criptomoedas geralmente é mais buscado por investidores arrojados. Afinal, esses ativos digitais envolvem riscos maiores devido à alta oscilação gerada pelo movimento entre oferta e demanda no mercado.

Você também deve avaliar os seus objetivos financeiros. Desse modo, é possível identificar se o REN pode ajudar na realização de seus planos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Como comprar?

Se você chegar à conclusão que investir em REN vale a pena, é preciso aprender a fazer o aporte. Nesse sentido, é possível comprar REN por meio das exchanges — plataformas especializadas na negociação de criptomoedas.

Além do investimento direto, é possível se expor às criptomoedas a partir de alternativas regulamentadas no Brasil. Isso porque a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a negociação de moedas digitais via fundos de investimentos.

Como resultado, existem diversos fundos de investimento em criptomoedas. Por exemplo, o QR blockchain Assets FIM IE. O portfólio desse fundo é composto, em sua maioria, por bitcoins e ether. O restante é formado por outras moedas digitais de menor negociação.


Outro tipo específico de fundo de investimento que pode trazer exposição a criptoativos é o ETF — exchange traded fund. Esse é um veículo que acompanha a carteira teórica de indicadores de mercado. Um exemplo de fundo que segue um índice de criptomoedas é o HASH11.

Além disso, você pode se expor aos criptoativos via BDRs. Essa é a sigla para brazilian depositary receipts ou certificados de depósitos brasileiros, em português. Eles representam ativos listados em mercados internacionais. Assim, há BDRs de empresas da área de cripto — como o Coinbase (C20I34).

Para aproveitar essas oportunidades, você precisará abrir conta em um banco de investimentos. Ao entrar na plataforma, será possível acessar os fundos de investimentos disponíveis e o home broker, que permite realizar negociações na bolsa de valores.

Agora você sabe o que é o token REN e conhece as principais características dele. Caso decida investir nessa alternativa, lembre-se de que é necessário considerar seu perfil e seus objetivos para tomar decisões fundamentadas!

Ficou com alguma dúvida sobre o REN e outros criptoativos? Entre em contato conosco da Renova Invest e converse com um de nossos assessores de investimento!

 

Você conhecia esse mecanismo de segurança da bolsa de valores? Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.