O fan token é uma maneira de torcedores e outros interessados participarem de decisões referentes a clubes de futebol e outros esportes em todo o mundo, como o Atlético de Madrid. Com eles, é possível votar em enquetes e ter outros benefícios relacionados ao time.

Além disso, os fan tokens também podem ser utilizados por traders para a especulação. Afinal, eles são trocados por outros criptoativos — como as moedas digitais mais famosas do mercado. Dessa forma, o preço desses tokens varia conforme a oferta e demanda e pode trazer oportunidades.

Quer entender melhor o que é um fan token e como a alternativa do clube Atlético de Madrid funciona? Então continue a leitura e aprenda!

O que é um fan token?

Antes de conhecer o fan token do Atlético de Madrid, você precisa saber o que são esses ativos. Os fan tokens foram criados pela plataforma Socios.com em parceria com Chiliz. Esse sistema tem a sua própria criptomoeda: a CHZ.

Os fan tokens funcionam como moedas de utilidade vinculadas a clubes de futebol, basquete e eventos esportivos. Por isso, cada um garante direitos exclusivos aos seus detentores por meio da plataforma Socios.com.

Vale ressaltar que esses tokens não estão apenas disponíveis na Socios.com, mas ela é a empresa mais importante no cenário. De maneira geral, qualquer clube, artista ou outro interessado pode criar seu próprio ativo digital.

Para isso, utiliza-se a tecnologia do blockchain, mesmo software das criptomoedas. Ele garante que há descentralização e independência na utilização e negociação de tokens. Além disso, o funcionamento do blockchain traz mais segurança para os investidores e fãs.

Esse sistema funciona como uma corrente de blocos com informações criptografadas sobre os tokens. Cada bloco é criado com uma nova informação e dados presentes em outros códigos. Além disso, não há um servidor central, mas sim uma rede de computadores espalhadas pelo mundo.

Portanto, para alterar as informações de um bloco é preciso certificá-las e autorizá-las. Isso só acontece se todos os servidores estiverem de acordo. De maneira prática, para fraudar o sistema é preciso que milhares de servidores sejam invadidos ao mesmo tempo.

O que é e como funciona o Atlético de Madrid Fan Token (ATM)?

Agora que você entendeu o que é um fan token, pode conhecer melhor a alternativa vinculada ao Atlético de Madrid. Esse clube espanhol foi fundado em 1903 e tem uma história de conquistas no continente europeu.

O Atlético de Madrid é o terceiro time espanhol mais vitorioso em campeonatos, atrás apenas do Real Madrid e do Barcelona. O seu estádio está localizado na capital espanhola e é chamado de Wanda Metropolitano, tendo capacidade para quase 70 mil torcedores.

Com toda essa relevância no continente, o Atlético de Madrid chama a atenção de torcedores e entusiastas de todo o mundo. Essa influência se dá, principalmente, pela participação em campeonatos de relevância mundial, como a UEFA Champions League.

QUANTO VOCÊ TERIA HOJE SE TIVESSE COMPRADO UM BITCOIN HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Para aumentar a participação de seus torcedores na gerência e decisões do clube, o Atlético Madrid lançou o seu fan token em junho de 2020. Para quem conhece o funcionamento das assinaturas de clube de futebol e seus sócios, fica mais fácil entender esse funcionamento.

Cada pessoa que possui um fan token do Atlético Madrid (ATM) pode utilizar a plataforma do Socios.com para participar de votações e outras utilidades. O voto é proporcional ao número de tokens, mas não há limitações para o seu uso.

Quais são os diferenciais do Atlético de Madrid Fan Token (ATM)?

Como você viu, o fan token do Atlético de Madrid garante diversos benefícios a seus detentores. Desse modo, é preciso saber quais são os diferenciais desse ativo e quais são as utilidades mais comuns para os tokens.

Entre os seus principais diferenciais, destaca-se a possibilidade de personalizar detalhes sobre o estádio e produtos do clube. Veja em quais situações os detentores de token podem votar:

  • design dos telões e placas do Wanda Metropolitano, o estádio do clube;
  • mensagem motivacional para o time antes de cada partida;
  • design da máscara oficial do clube;
  • foto de capa para o Twitter e Facebook oficiais do Atlético de Madrid;
  • design do ônibus dos jogadores em cada temporada.

Além disso, quem tem ATMs pode conseguir reuniões com os jogadores do clube para conhecê-los pessoalmente e ter camisas e outros produtos oficiais autografados por eles. E não são apenas os torcedores que podem ter benefícios com os fan tokens.

Os tokens do Atlético de Madrid podem ser vendidos e comprados por criptomoedas. Assim, eles trazem uma oportunidade de especulação por meio do mercado de ativos digitais. Isso acontece por meio de corretoras de criptomoedas, chamadas de exchanges.

Contudo, é importante saber que a plataforma oficial de negociação dos ATMs não indica nem estimula esse tipo de especulação. Ou seja, toda a negociação é feita por instituições de terceiros, sem qualquer garantia ou regulamentação.

Vale a pena investir em fan token?

Como você percebeu, além de trazer utilidades para os torcedores do clube Atlético de Madrid, o fan token do time pode ser considerado um investimento ou veículo de especulação. Mas vale a pena fazer aportes ou trading com essas alternativas?

Para ter essa resposta, você precisa considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Nesse sentido, é fundamental entender que os criptoativos podem trazer riscos elevados, principalmente por conta da alta oscilação.

Além disso, não existem regulamentações sobre os investimentos realizados via exchanges. Assim, as corretoras responsáveis não são fiscalizadas — o que aumenta o risco de fraudes e outros problemas relacionados às carteiras de criptoativos.

Para quem busca exposição ao mercado de moedas digitais com mais segurança institucional, é possível recorrer aos fundos de investimentos. Eles são alternativas regulamentadas disponíveis nas plataformas de bancos de investimentos ou na bolsa de valores brasileira, a B3.

Neste conteúdo, você viu que o Atlético Madrid fan token (ATM) é um utility token que oferece direitos aos seus detentores em relação ao clube. Além de interessar a torcedores do time, ele também pode chamar a atenção de especuladores. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto.

Quer aprender mais sobre o mercado de criptoativos e as alternativas regulamentadas no Brasil? Então conte com a Renova Invest!