Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Bitcoin cash (BCH): o que é e para que serve?

Bitcoin cash
Bitcoin cash

Se você acompanha o mercado financeiro, provavelmente já deve ter ouvido falar das criptomoedas. Para algumas pessoas, elas são a moeda do futuro, enquanto, para outras, os criptoativos se transformaram em investimentos alternativos. Nesse cenário, o bitcoin cash vem se destacando.

Embora seu nome tenha relação com a primeira criptomoeda criada, as duas possuem diferenças significativas. Por isso, vale entender o que é e para que serve o bitcoin cash. Assim, você pode verificar se ele se adéqua ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Quer saber mais? Veja a seguir as principais características do bitcoin cash, caso deseje começar a investir nessa criptomoeda!

Vamos lá?

O que é bitcoin?

Para entender o que é bitcoin cash (BCH), é importante saber o que é bitcoin (BTC). Essa é uma criptomoeda descentralizada que recorre à tecnologia do blockchain e da criptografia para registrar e validar as transações.

Sua origem é atribuída a uma pessoa desconhecida que utilizava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Porém, isso não significa necessariamente que o nome represente um indivíduo, pois existem teorias de que o bitcoin foi um projeto de um grupo de desenvolvedores.

De acordo com o seu criador, seu intuito era criar uma moeda digital que permitisse que usuários de qualquer lugar do mundo pudessem fazer negociações sem a intermediação de uma instituição financeira, como os bancos.

Assim, as transações online poderiam ser mais rápidas e acessíveis. Por isso, o bitcoin é uma moeda descentralizada. Para que essa dinâmica seja possível, foi desenvolvida uma plataforma de negociações criptografada, conhecida como blockchain.

Desde a sua criação, em 2009, o BTC se valorizou de maneira expressiva. Isso chamou a atenção de diversos investidores, que viram nessa criptomoeda uma oportunidade de obter altas rentabilidades, especialmente no mercado de especulação.

E o que é bitcoin cash?

Em 2017, um debate na comunidade de cripto sobre a necessidade de fazer melhorias no bitcoin teve início. Isso porque os usuários precisavam esperar mais de um dia para as operações financeiras serem registradas no blockchain. Dessa forma, era necessário tornar esse processo mais rápido.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Além disso, havia uma grande preocupação sobre a capacidade da moeda original de suportar os grandes volumes de transações futuras esperados. Assim, esperava-se criar uma versão que também conseguisse resolver o problema de escalabilidade do BTC.

Como resultado, surgiu o bitcoin cash (BCH). Como você viu, essa moeda foi desenvolvida para ser uma versão melhorada do bitcoin. Porém, diversos desenvolvedores não ficaram satisfeitos com os resultados obtidos.

Por essa razão, foi feito um “hard fork” — que, em português, pode ser traduzido como divisão. Sendo assim, o bitcoin cash acabou se transformando em outra criptomoeda, com origem no bitcoin. Por esse motivo, ambas as moedas compartilham semelhanças entre si, apesar das diferenças.

Quais as diferenças entre bitcoin original (BTC) e bitcoin cash (BCH)?

Até aqui você percebeu que o bitcoin cash tem muito em comum com a moeda original. Contudo, existem diferenças importantes entre elas. Um dos diferenciais está no tamanho do bloco, o que é relevante para a velocidade das transações.

O BCH tem um tamanho maior de bloco (32 MB) na comparação com o BTC (1 MB). Assim, o bitcoin cash é capaz de processar até 200 transações por segundo, enquanto o bitcoin normalmente faz de 3 a 7 transações nesse mesmo tempo. Essa característica ajuda a reduzir os custos por transação no BCH.

Também existem elementos técnicos que diferenciam essas duas criptomoedas. Por exemplo, o bitcoin cash pode utilizar linguagens de contratos inteligentes, que permite habilitar funções mais complexas do que as do bitcoin.

Para que serve o bitcoin cash?

Até aqui você viu que o BCH apresenta particularidades que a caracterizam como uma criptomoeda. Portanto, ela pode ser utilizada para envios e recebimentos de dinheiro, sem a interferência de terceiros.

O bitcoin cash também serve como forma de pagamento. Com a popularização das criptomoedas, diversos estabelecimentos comerciais começaram a aceitá-las para pagamento. Porém, esse ainda não é um método amplamente adotado.

Além disso, essa moeda digital pode ser usada como uma oportunidade de investimento. Isso é possível porque, assim como o bitcoin, seu preço oscila no mercado. Assim, há como especular e buscar ganhos com a volatilidade.

Vale a pena investir em bitcoin cash?

Agora que você sabe o que é e para que serve o bitcoin cash, pode estar interessado nessa criptomoeda. Contudo, antes de tomar uma decisão de investimento, é fundamental adotar certos cuidados para investir ou especular de forma segura.


Para isso, o primeiro passo é considerar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Dessa forma, você poderá saber se essa alternativa de investimento é adequada para suas características e interesses, especialmente quanto à tolerância ao risco.

Outro ponto importante é entender o mercado de criptoativos. Esse aspecto é essencial, já que as moedas digitais atraem não apenas a atenção dos investidores, mas também dos golpistas.

Uma vez que essas moedas não são vinculadas a nenhum Governo, os criminosos se aproveitam para fraudar e aplicar golpes no mercado. Além disso, os criptoativos não são regulados em diversos países — como o Brasil. Assim, a compra direta pode envolver diversos riscos.

Por isso, apesar da possibilidade de investir diretamente em bitcoin cash, esse tipo de alocação pode não ser a melhor opção. Para quem busca maior segurança para se expor a essa moeda, há alternativas disponíveis no mercado financeiro.

Como investir em bitcoin cash?

Como vimos, existem diversas maneiras de investir ou operar com bitcoin cash. Uma delas é comprando esse ativo diretamente, por meio de corretoras de criptomoedas. Elas intermediam a negociação entre os usuários — mas não têm atividade regulamentada no mercado brasileiro.

Pensando na sua segurança, pode valer a pena se expor a alternativas regulamentadas, como os fundos de criptomoedas. Eles podem estar disponíveis nas plataformas de bancos de investimentos ou na bolsa de valores brasileira, a B3.

Os fundos são um veículo coletivo de investimento, que conta com gestor profissional para compor o portfólio da modalidade. Assim, é possível adquirir cotas e se expor ao portfólio do fundo — que pode ser formado por diversas moedas digitais, como o bitcoin cash.

Neste artigo, você viu o que é e para que serve o bitcoin cash. Caso tenha interesse nessa criptomoeda, não deixe de considerar seu perfil de investidor e os seus objetivos, além de buscar entender mais sobre o mercado. Assim, é possível tomar uma boa decisão e investir com mais segurança.

Quer mais informações sobre o investimento indireto em bitcoin cash? Entre em contato conosco da Renova Invest e tire suas dúvidas com um de nossos assessores!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.