Renova Invest Facebook

Ethereum (ETH): como funciona essa plataforma?

Ethereum (ETH)
Ethereum (ETH)

O papel de alguns criptoativos envolve a preocupação com questões ligadas às transações financeiras. Para saber o que é Ethereum (ETH), é importante considerar qual é a estrutura que a plataforma oferece para alcançar os objetivos.

Além da plataforma em si, há uma criptomoeda própria que viabiliza as operações e recursos. Portanto, é fundamental identificar todos os elementos para ter uma visão completa e definir qual caminho seguir quanto aos investimentos.

Na sequência, veja tudo sobre a Ethereum e entenda o que a plataforma tem a oferecer para o seu cotidiano!

O que é Ethereum (ETH)?

A Ethereum é um tipo de blockchain altamente programável, que pode dar origem a apps diversos e que permite realizar transações descentralizadas. Com o recurso, criado em 2015, é possível executar operações financeiras com uma nova proposta.

Afinal, um dos motivos da criação da Ethereum (ETH) foi dar mais controle ao usuário sobre os próprios dados, evitando o armazenamento em servidores terceiros.

Então, a ideia é substituir operações em bancos comuns por movimentações via Ethereum, com menos cessão de conhecimento e dados dos usuários.

Como a plataforma funciona?

A Ethereum é uma plataforma que apresenta código aberto e que permite um uso amplo, devido à descentralização. O funcionamento acontece com contratos inteligentes, aplicativos desenvolvidos e outros recursos, como uma carteira de criptomoedas ou a negociação entre diversas moedas digitais.

As funcionalidades da plataforma, bem como suas movimentações, são pagas. Em contrapartida, o usuário tem acesso ao que o blockchain pode oferecer em termos de segurança, eficiência e agilidade.

Os contratos que são carregados na plataforma, bem como os aplicativos que são criados, ficam registrados em blockchain. Isso garante transparência e confiança, já que os registros não podem ser adulterados.

O que é a criptomoeda Ethereum (ETH)?

A Ether é a moeda a Ethereum (ETH). Ou seja, a Ether é uma criptomoeda que é utilizada nas operações da plataforma. Portanto, apesar dos nomes parecidos, são dois elementos diferentes e que têm funções distintas.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Os tokens da moeda Ether são utilizados para pagar as operações e os recursos da plataforma Ethereum. Eles também utilizam a tecnologia de blockchain.

Por causa das características da Ether, é possível criar uma carteira na Ethereum (ETH) para armazenar essa moeda em segurança, por exemplo. Ainda há como utilizá-la para trocas e pagamentos por meio de transferências.

Apesar de ter sido uma criptomoeda criada para a plataforma, logo se transformou em um sucesso de capitalização e adoção. Hoje, está entre as que apresentam maior valor de negociação e, principalmente, participação de mercado.

Como comprar Ethereum (ETH)?

Agora que você já sabe o que é Ethereum (ETH), pode ser que a Ether, como criptoativo, tenha chamado sua atenção. Em termos de investimento, a exposição à moeda digital pode ser uma alternativa, primeiramente, para quem tiver um perfil arrojado.

Após a avaliação, você pode comprar Ethereum (ETH) em uma instituição conhecida como exchange. O valor de negociação depende da relação entre oferta e demanda e pode variar com informações e ocorrências no mercado, como a proibição em um país.

Neste aspecto, é importante ter em mente que em diversas nações – como no Brasil, as criptomoedas não são regulamentadas.

Quais são as vantagens dos criptoativos?

Tanto a Ethereum (ETH) quanto a Ether apresentam benefícios importantes. Como visto, a plataforma pode ajudar a proteger as informações dos usuários, graças à descentralização.

Também é uma alternativa flexível, com a possibilidade de aplicativos descentralizados surgirem, o que aumenta a liberdade. Por falar nisso, é uma plataforma que eleva o nível de autonomia, ao mesmo tempo em que garante a segurança, por evitar manipulações da rede, por exemplo.

Quanto à criptomoeda, como visto, ela tem elevada capitalização e aceitação. Para o futuro dos criptoativos, isso é muito importante e pode ajudar a consolidar um investimento vantajoso.

Quanto ao processo de mineração, tudo acontece de maneira semelhante ao Bitcoin. A tarefa executada por mineradores costuma exigir recursos eletrônicos adequados, mas não tão intensos quanto no Bitcoin. Então, a mineração de moedas pode se tornar um pouco mais acessível.


Quais são os principais riscos?

Antes de realizar qualquer ação, como utilizar a plataforma Ethereum ou adquirir Ether, é preciso saber o que é dito na avaliação de riscos.

Primeiramente, há a questão da volatilidade às quais os criptoativos estão expostos. A oferta e a demanda podem mudar rapidamente e o valor pode subir ou pode despencar drasticamente ao longo do tempo.

Embora o blockchain da Ethereum (ETH) evite problemas maiores de segurança, você corre o risco de sofrer ataques, como ao deixe suas moedas na carteira de criptomoedas.

Além disso, como você viu, moedas como o Ethereum podem não ser regulamentadas em diversos países. No Brasil, uma maneira mais segura de se expor a elas e diversificar seu portfólio é por meio de fundos de criptomoeda.

Quais são os diferenciais para outras alternativas?

Saber o que é Ethereum e como a Ether atua é fundamental para identificar seus diferenciais. Em relação ao Bitcoin e seu protocolo, por exemplo, há mais flexibilidade e um volume maior de alternativas sobre o que fazer e como operar.

Além disso, não tem limites específicos quanto à geração de tokens, embora novos estejam sendo liberado aos poucos, em especial por meio da mineração.

Quando você descobre o que é Ethereum (ETH), passa a estar diante de um criptoativo em alta e que pode trazer oportunidades para investidores mais tolerantes a riscos. Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente para definir se incorporar moedas digitais à sua carteira é adequado.

Se a sua decisão for se expor a esse mercado, não deixe de considerar os fundos de investimento. Assim, você pode aproveitar as possibilidades sem abandonar a segurança regulatória que os fundos podem oferecer.

Gostou de conhecer melhor o Ethereum (ETH)? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais gente tenha acesso às informações!

Siga nossos perfis nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos exclusivos! Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.