A expansão do mercado das criptomoedas tem possibilitado o surgimento de muitos ativos para públicos específicos. Entre eles está o AC Milan fan token (ACM), o ativo que permite aos fãs do Associazione Calcio Milan participarem de maneira mais próxima das atividades do clube.

Para saber se esse fan token é uma boa alternativa para os seus investimentos, é importante entender como ele funciona, bem como as suas principais características. Desse modo, você pode fazer uma escolha mais consciente, que fortaleça a sua estratégia de investimento.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o AC Milan fan token e entenderá a utilidade dele. Vamos lá?

O que é um fan token?

Para entender como funciona o AC Milan fan token, é importante conhecer mais sobre esse ativo digital. O fan token faz parte dos utility tokens (tokens de utilidade). Diferentemente das criptomoedas, eles não têm a finalidade de serem valores mobiliários ou ativos financeiros.

O objetivo do fan token é conceder acesso a um produto ou serviço — especificamente, uma participação mais ativa na rotina de um clube. Assim, a pessoa que adquire os tokens ganha o direito de se envolver em algumas decisões, além de ter acesso a conteúdos e produtos exclusivos.

Os utility tokens também podem ser revendidos em ambientes próprios para esse propósito. Cada clube tem a liberdade para definir as regras da utilização dos seus ativos, deliberando sobre os benefícios a serem oferecidos, além de quantos tokens são necessários para cada vantagem.

Já os fan tokens funcionam de maneira semelhante aos programas de sócio torcedor, porém, proporcionam mais dinamismo e personalização. Com isso, eles oferecem vantagens aos torcedores e são mais uma forma de rentabilidade para os clubes.

Assim como as criptomoedas, esse tipo de token é baseado na tecnologia blockchain para registro e validação. Muitos deles utilizam o protocolo da rede ethereum. Portanto, esse sistema fica responsável por oferecer mais segurança ao torcedor.

O que é e como funciona o AC Milan fan token (ACM)?

Como você viu, um dos clubes que aderiu ao sistema de fan tokens foi o italiano AC Milan, que tem a sua sede em Milão. Ele é considerado um dos maiores times de futebol do mundo, somando diversas conquistas e títulos.

O AC Milan é destaque não apenas em disputas da Itália, mas também nos campeonatos mundiais. A criação do seu ativo digital foi realizada em parceria com a Socios.com e a Chiliz, que oferece o token nativo da plataforma (CHZ).

O fan token da AC Milan (ACM) foi disponibilizado no mercado em fevereiro de 2021, com a proposta de permitir aos usuários a participação nas decisões do clube. Desse modo, é possível ter voto em deliberações do time, receber produtos oficiais e ter acesso a experiências exclusivas.

Entre as ações já realizadas pelo AC Milan, houve a votação para decidir o design do ônibus da equipe, a mensagem exposta no vestiário, entre outras. Além disso, há a chance de o torcedor ser selecionado para ter acesso ao Estádio Giuseppe Meazza (mais conhecido como San Siro).

QUANTO VOCÊ TERIA HOJE SE TIVESSE COMPRADO UM BITCOIN HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Esteja preparado para sua próxima chance

Esteja preparado para sua próxima chance

Os fan tokens também podem oferecer a possibilidade de encontrar os jogadores e receber itens autografados. É relevante ainda mencionar que os fãs que participam do programa de fan token são os primeiros a conhecer as novidades do clube e contam com descontos nos produtos oficiais.

É interessante saber que o clube tem um limite de 20 milhões de tokens a serem disponibilizados aos torcedores. Na oferta inicial foram liberados 2 milhões de tokens. Os demais ativos estão programados para serem lançados gradativamente, completando o ciclo em seis anos.

Quais são as vantagens e os riscos desse investimento?

Como vimos, o objetivo dos fan tokens não é servir de forma de pagamento ou investimento. Ainda assim, é possível comprar e vender esses ativos digitais. Logo, existem usuários que buscam lucros com a diferença de preços do ACM nesse mercado.

Se esse é seu interesse, antes de adquirir os criptoativos é importante conhecer as vantagens e os riscos que eles podem oferecer. No caso dos fan tokens, é possível obter rentabilidade se os ativos se valorizarem e você realizar a revenda deles.

Mas, como o foco dos fan tokens está em sua utilidade, a especulação pode ser mais perigosa. Afinal, o intuito é apenas estreitar a relação entre o torcedor e o seu time favorito. Assim, a principal vantagem do AC Milan fan token é obter os benefícios e ter participação no clube.

Assim, a operação de especulação conta com riscos que precisam ser considerados. O primeiro deles é a oscilação do preço do ativo. Como as criptomoedas não são reguladas por nenhuma economia, elas ficam sujeitas à lei da oferta e da demanda, sendo mais sensíveis a variações intensas.

Outro fator relevante a respeito dos riscos dos fan tokens se relaciona à validade dos ativos. Isso porque, caso o clube deixe de renovar o contrato com a plataforma Socios.com, as moedas perdem a sua utilidade — e, consequentemente, seu valor.

Vale a pena investir no AC Milan fan token (ACM)?

Após conhecer mais sobre as características do fan token do AC Milan, você pode decidir se ele vale a pena para a sua estratégia financeira. Para isso, é importante analisar o seu perfil de investidor para verificar se a proposta é condizente com a sua tolerância aos riscos de mercado.

Se o seu objetivo não for participar do clube, e sim buscar lucros com a especulação, fique atento às variações de preço dos fan tokens. Além disso, certifique-se de ter perfil de investidor coerente com os riscos maiores.

Além disso, é fundamental avaliar se os seus objetivos e interesses abrangem os benefícios que a alternativa oferece. Dessa forma, você terá condições de analisar conscientemente se esses tokens fazem sentido para o seu caso.

Quem se interessa pelo mercado de ativos digitais e busca uma exposição mais segura pode preferir as alternativas regulamentadas. Os ETFs (fundos de índice) e os fundos de investimentos em criptomoedas são exemplos de veículos com segurança institucional disponíveis no mercado brasileiro.

Entendeu o que é o fan token do AC Milan e quais são as suas principais características? Essa pode ser uma alternativa para pessoas que tenham interesse em uma participação maior nas atividades deste clube. Contudo, para especular ou investir, vale a pena considerar opções mais seguras!

Deseja comprar moedas virtuais sem se expor a tantos riscos? Então leia também como comprar criptomoedas com mais segurança!