Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

AC Milan Fan Token (ACM): conheça esse criptoativo!

AC Milan Fan Token
AC Milan Fan Token

A expansão do mercado das criptomoedas tem possibilitado o surgimento de muitos ativos para públicos específicos. Entre eles está o AC Milan fan token (ACM), o ativo que permite aos fãs do Associazione Calcio Milan participarem de maneira mais próxima das atividades do clube.

Para saber se esse fan token é uma boa alternativa para os seus investimentos, é importante entender como ele funciona, bem como as suas principais características. Desse modo, você pode fazer uma escolha mais consciente, que fortaleça a sua estratégia de investimento.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o AC Milan fan token e entenderá a utilidade dele. Vamos lá?

O que é um fan token?

Para entender como funciona o AC Milan fan token, é importante conhecer mais sobre esse ativo digital. O fan token faz parte dos utility tokens (tokens de utilidade). Diferentemente das criptomoedas, eles não têm a finalidade de serem valores mobiliários ou ativos financeiros.

O objetivo do fan token é conceder acesso a um produto ou serviço — especificamente, uma participação mais ativa na rotina de um clube. Assim, a pessoa que adquire os tokens ganha o direito de se envolver em algumas decisões, além de ter acesso a conteúdos e produtos exclusivos.

Os utility tokens também podem ser revendidos em ambientes próprios para esse propósito. Cada clube tem a liberdade para definir as regras da utilização dos seus ativos, deliberando sobre os benefícios a serem oferecidos, além de quantos tokens são necessários para cada vantagem.

Já os fan tokens funcionam de maneira semelhante aos programas de sócio torcedor, porém, proporcionam mais dinamismo e personalização. Com isso, eles oferecem vantagens aos torcedores e são mais uma forma de rentabilidade para os clubes.

Assim como as criptomoedas, esse tipo de token é baseado na tecnologia blockchain para registro e validação. Muitos deles utilizam o protocolo da rede ethereum. Portanto, esse sistema fica responsável por oferecer mais segurança ao torcedor.

O que é e como funciona o AC Milan fan token (ACM)?

Como você viu, um dos clubes que aderiu ao sistema de fan tokens foi o italiano AC Milan, que tem a sua sede em Milão. Ele é considerado um dos maiores times de futebol do mundo, somando diversas conquistas e títulos.

O AC Milan é destaque não apenas em disputas da Itália, mas também nos campeonatos mundiais. A criação do seu ativo digital foi realizada em parceria com a Socios.com e a Chiliz, que oferece o token nativo da plataforma (CHZ).

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O fan token da AC Milan (ACM) foi disponibilizado no mercado em fevereiro de 2021, com a proposta de permitir aos usuários a participação nas decisões do clube. Desse modo, é possível ter voto em deliberações do time, receber produtos oficiais e ter acesso a experiências exclusivas.

Entre as ações já realizadas pelo AC Milan, houve a votação para decidir o design do ônibus da equipe, a mensagem exposta no vestiário, entre outras. Além disso, há a chance de o torcedor ser selecionado para ter acesso ao Estádio Giuseppe Meazza (mais conhecido como San Siro).

Os fan tokens também podem oferecer a possibilidade de encontrar os jogadores e receber itens autografados. É relevante ainda mencionar que os fãs que participam do programa de fan token são os primeiros a conhecer as novidades do clube e contam com descontos nos produtos oficiais.

É interessante saber que o clube tem um limite de 20 milhões de tokens a serem disponibilizados aos torcedores. Na oferta inicial foram liberados 2 milhões de tokens. Os demais ativos estão programados para serem lançados gradativamente, completando o ciclo em seis anos.

Quais são as vantagens e os riscos desse investimento?

Como vimos, o objetivo dos fan tokens não é servir de forma de pagamento ou investimento. Ainda assim, é possível comprar e vender esses ativos digitais. Logo, existem usuários que buscam lucros com a diferença de preços do ACM nesse mercado.

Se esse é seu interesse, antes de adquirir os criptoativos é importante conhecer as vantagens e os riscos que eles podem oferecer. No caso dos fan tokens, é possível obter rentabilidade se os ativos se valorizarem e você realizar a revenda deles.

Mas, como o foco dos fan tokens está em sua utilidade, a especulação pode ser mais perigosa. Afinal, o intuito é apenas estreitar a relação entre o torcedor e o seu time favorito. Assim, a principal vantagem do AC Milan fan token é obter os benefícios e ter participação no clube.

Assim, a operação de especulação conta com riscos que precisam ser considerados. O primeiro deles é a oscilação do preço do ativo. Como as criptomoedas não são reguladas por nenhuma economia, elas ficam sujeitas à lei da oferta e da demanda, sendo mais sensíveis a variações intensas.

Outro fator relevante a respeito dos riscos dos fan tokens se relaciona à validade dos ativos. Isso porque, caso o clube deixe de renovar o contrato com a plataforma Socios.com, as moedas perdem a sua utilidade — e, consequentemente, seu valor.

Vale a pena investir no AC Milan fan token (ACM)?

Após conhecer mais sobre as características do fan token do AC Milan, você pode decidir se ele vale a pena para a sua estratégia financeira. Para isso, é importante analisar o seu perfil de investidor para verificar se a proposta é condizente com a sua tolerância aos riscos de mercado.


Se o seu objetivo não for participar do clube, e sim buscar lucros com a especulação, fique atento às variações de preço dos fan tokens. Além disso, certifique-se de ter perfil de investidor coerente com os riscos maiores.

Além disso, é fundamental avaliar se os seus objetivos e interesses abrangem os benefícios que a alternativa oferece. Dessa forma, você terá condições de analisar conscientemente se esses tokens fazem sentido para o seu caso.

Quem se interessa pelo mercado de ativos digitais e busca uma exposição mais segura pode preferir as alternativas regulamentadas. Os ETFs (fundos de índice) e os fundos de investimentos em criptomoedas são exemplos de veículos com segurança institucional disponíveis no mercado brasileiro.

Entendeu o que é o fan token do AC Milan e quais são as suas principais características? Essa pode ser uma alternativa para pessoas que tenham interesse em uma participação maior nas atividades deste clube. Contudo, para especular ou investir, vale a pena considerar opções mais seguras!

Deseja comprar moedas virtuais sem se expor a tantos riscos? Então leia também como comprar criptomoedas com mais segurança!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.