Renova Invest Facebook

CXSE3: Caixa Seguridade vale apena investir?

CXSE3:
CXSE3:

Ao pesquisar ações do setor bancário na bolsa de valores brasileira, a B3, você pode se deparar com o código CXSE3. Esse é o ticker dos papéis da Caixa Seguridade, uma holding de seguros que chama a atenção de diversos investidores.

Entretanto, é preciso fazer uma análise da empresa para saber se vale a pena investir nessa alternativa. Nesse sentido, conhecer sua história, as características das ações e como avaliar o investimento é essencial.

Para esclarecer esses pontos, a seguir você conhecerá um perfil completo da Caixa Seguridade e de suas ações, CXSE3. Não perca!

Como surgiu a Caixa Seguridade?

A Caixa Econômica Federal (CEF) é um banco público conhecido por muitos brasileiros. Com mais de 150 anos de história, a instituição presta diversos serviços bancários.

Além disso, ela é responsável pela manutenção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), entre outros.

Dentre os serviços prestados pela CEF estão os relacionados à seguridade. Para trazer mais especialização e controle sobre esse ramo, o banco criou a holding Caixa Seguridade em 21 de maio de 2015.

Assim, ela se caracteriza como uma subsidiária integral da Caixa, atuando com seguros, capitalização, Previdência Privada, consórcios, corretagem e outras atividades importantes. Dessa forma, a holding visa consolidar esses serviços na mesma empresa.

Ainda, qualquer expansão da Caixa em relação a esses serviços, seja no Brasil ou no exterior, também pertencerão à Caixa Seguridade. Apesar de a holding ser de 2015, vale saber que a CEF já atua no setor de seguridade desde 1967, por meio da Caixa Seguradora.

Em 2001 a instituição estabeleceu uma parceria com a CNP Assurances — uma empresa francesa líder no segmento de seguros no país. Logo, foi possível expandir os serviços oferecidos e proporcionar mais alternativas aos clientes.

Em 2017, após a consolidação da holding, a Caixa Seguridade continuou expandindo suas parcerias. Depois, em 2021, houve a assinatura de cinco acordos de associação com outras empresas. Entre elas estão a Tokio Marine, a Icatu e a CNP Assurances.

Quando a ação CXSE3 passou a ser negociada no mercado?

Como você viu, a história da Caixa Seguridade começou há muitos anos, mas a holding foi consolidada apenas em 2015. No entanto, nessa época ela ainda não era uma companhia de capital aberto.

A initial public offering (IPO) — ou oferta pública inicial — foi realizada no dia 29 de abril de 2021. Desse modo, as ações da empresa passaram a ser listadas com o ticker CXSE3 no segmento Novo Mercado da B3.

Essa oferta pública levantou um volume financeiro de R$ 5 bilhões, com uma oferta base de 450 milhões de ações e um lote suplementar de 67,5 milhões. O controle acionário continuou sendo da Caixa Econômica Federal, mas 17,25% das ações são negociadas livremente no mercado.

Quais são suas principais características?

Agora você já conhece os marcos da Caixa Seguridade e sabe o que é o código CXSE3. Então é possível compreender as principais características do papel. Como uma ação do Novo Mercado, esses papéis são do tipo ordinário (ON).

Existem características importantes sobre eles que você precisa entender. Por exemplo, as ações ordinárias garantem o direito ao voto em assembleias e decisões da empresa. Esse direito é proporcional — portanto, cada ação dá direito a um voto.

Quem busca ter uma grande participação na empresa ou poder de decidir sobre os caminhos tomados pode optar pelas ações ON. No entanto, as decisões costumam ser tomadas por grandes acionistas, tendo em vista que eles têm mais papéis e, consequentemente, mais votos.

Além da possibilidade de voto, outro direito garantido pelas ações ON é o tag along. Ele protege investidores em caso de troca de controle da companhia.

Imagine que você fez uma avaliação da empresa e verificou que ela é formada por gestores de alta competência. Caso esse controle seja vendido para outras pessoas, essa característica poderia mudar, certo?

Por isso, o tag along permite que acionistas minoritários tenham uma compra garantida dos seus papéis em caso de mudança no controle da empresa.

Por lei, os papéis devem ser comprados por, pelo menos, 80% do preço pago às ações dos controladores. Portanto, você pode desfazer a sua participação de forma garantida e com um preço mínimo, caso você não queira seguir acionista da companhia após a mudança.

O que avaliar antes de investir em CXSE3?

Após conhecer todas essas características das ações CXSE3, é preciso saber o que avaliar antes de investir nos papéis da Caixa Seguridade. Para isso, é fundamental considerar o seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros e sua estratégia de investimentos.

O perfil de investidor é uma classificação de como você lida com os riscos atrelados aos investimentos. Ele pode ser conservador, moderado ou arrojado — em ordem crescente de tolerância aos riscos.

Como um investimento de renda variável, as ações podem não ser ideais para investidores conservadores, devido à falta de previsibilidade. No entanto, alocando uma pequena parte do capital e diversificando a carteira, os riscos podem ser diluídos.

Ainda, as ações costumam oferecer mais oportunidades para quem investe a médio e longo prazo. Dessa maneira, com objetivos compatíveis a esses prazos, você poderá fazer uma análise da Caixa Seguridade e avaliar o investimento.

A estratégia utilizada para tanto é a análise fundamentalista. Ela visa avaliar os fundamentos da empresa — como patrimônio, lucratividade, margem líquida e outros indicadores. Com isso, você poderá verificar as expectativas de crescimento e a saúde financeira do negócio.

Vale a pena investir em CXSE3?

Como vimos, é necessário considerar diversos fatores ao avaliar o investimento em ações da Caixa Seguridade. Assim, para saber se vale a pena fazer o aporte, cabe a cada investidor avaliar suas próprias características e fazer uma análise da companhia.

Então não deixe de considerar o histórico de cotação de CXSE3, os dividendos pagos durante os anos e outros fatores. Você também pode contar com uma assessoria de investimentos para ter suporte na sua jornada enquanto investidor.

Lembre-se de que você deve ter um perfil compatível com o investimento em ações e elas devem ser um caminho para alcançar seus objetivos. Logo, definir essas questões e montar a sua estratégia é essencial antes de decidir sobre o investimento.

Conseguiu entender o que é CXSE3 e se vale a pena investir nas ações da Caixa Seguridade? Não esqueça que essa decisão é pessoal e deve considerar características do ativo, da empresa e do próprio investidor para construir uma carteira adequada às suas necessidades.

Ficou interessado em contar com o suporte de uma assessoria de investimentos? Então conte com a Renova Invest!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.