O mercado de ações traz diversas oportunidades para quem deseja participar de negócios de todos os tipos. Porém, em vez de focar na obtenção de resultados em curto prazo, o investimento em ações para longo prazo pode fazer mais sentido.

Com foco em um período estendido, você pode aproveitar vantagens relacionadas à segurança e ao retorno. Contudo, ao mesmo tempo, é necessário que a tomada de decisão ocorra de modo orientado para aumentar as chances de sucesso.

Por isso, a seguir, descubra quais são os benefícios de investir em ações no longo prazo e aprenda como fazer!

Como funciona o investimento em ações para longo prazo?

Investir em ações significa comprar uma parcela do capital social de uma empresa, que dará direito à participação nos resultados do negócio. Por esse motivo, um acionista pode se beneficiar do desempenho positivo apresentado por uma empresa, como o crescimento no mercado.

É exatamente esse o foco do investimento em ações para longo prazo. Assim, ele prevê a manutenção dos papéis na carteira por um período superior a 5 anos. A ideia por trás da estratégia envolve o fato de que boas empresas tendem a permanecer relevantes e se consolidarem no mercado.

Com isso, elas tendem a atrair cada vez mais investidores, o que ajuda na valorização do negócio e dos papéis. Portanto, investir em ações com foco no longo prazo significa comprá-las no momento presente e deixá-las no portfólio por períodos mais extensos.

A venda acontece quando o desempenho desejado é obtido ou quando a empresa deixa de ter boas perspectivas, com mudanças nas características que levaram ao aporte.

Quais as vantagens de investir visando prazos mais longos?

Também é importante conhecer os benefícios de montar uma carteira de ações com foco no longo prazo. Na prática, isso pode gerar diversos resultados positivos. O primeiro tem relação com a possibilidade de diluir os riscos.

O impacto da volatilidade se torna menor, então as oscilações tendem a afetar as ações de maneira pontual, o que pode ser revertido com o tempo. Outra vantagem envolve a possibilidade de aproveitar a atuação dos juros compostos.

Quanto maior for o tempo do aporte, maior tende a ser a rentabilidade acumulada — e ela pode se tornar exponencial. Sendo assim, essa pode ser uma forma de construir e rentabilizar o patrimônio. Ademais, o tempo atua a favor de negócios sólidos, que tendem a crescer ao longo dos anos.

Ainda, vale destacar as diferentes maneiras de obter ganhos com as ações. Além da venda e de outras possibilidades, você pode ganhar com o pagamento de proventos. Eles são benefícios distribuídos aos investidores, como os dividendos.

Nesse caso, ao escolher ações que são boas pagadoras de dividendos, portanto, você receberá esse retorno ao longo do tempo. Com um prazo maior, elas podem ajudar a compor renda passiva para conquistar a sua liberdade ou independência financeira.


INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações


Como criar e manter uma carteira de ações no longo prazo?

Caso seja do seu interesse aproveitar os benefícios de um portfólio de ações para o longo prazo, o primeiro passo é avaliar seu perfil de investidor. Como essa é uma opção de renda variável, o risco tende a ser maior — ainda que esteja diluído no longo prazo.

Também é recomendado pensar nos seus objetivos financeiros. É preciso que suas metas do planejamento financeiro estejam alinhadas com o longo prazo para que essa escolha na bolsa de valores faça sentido.

A partir disso, você pode adotar os passos a seguir para fazer seus investimentos no mercado de ações. Confira!



Selecione ativos com base na análise fundamentalista

Como você viu, boas empresas tendem a se consolidar e se valorizar com o tempo. Porém, isso só acontece se elas tiverem bons fundamentos. Por exemplo, baixo endividamento, boa margem de lucro, perspectivas positivas ou outras condições que possam ser relevantes na sua visão.

Para encontrar os papéis que se encaixam nesses critérios, deve-se utilizar a análise fundamentalista. Por meio dos indicadores fundamentalistas, você poderá avaliar se as ações são boas oportunidades e se podem se valorizar no futuro.

Logo, há chances de tomar uma decisão estratégica, objetiva, com base nos aspectos mais importantes para um bom investimento.

Realize a diversificação de investimentos

Mesmo que o objetivo seja montar uma carteira de ações, vale a pena contar com a diversificação. Embora essa parte do portfólio seja composta por apenas um tipo de ativo, é possível pensar em formas de evitar a concentração de riscos.

Primeiramente, a ideia é investir em mais de uma ação, para que seu dinheiro não dependa de apenas um negócio. Também vale a pena pensar em empresas de setores diferentes e com características distintas, como porte ou distribuição de proventos.

Isso traz exposição a diferentes tipos de riscos, que podem trazer mais equilíbrio para a carteira. Assim, é possível aproveitar a variedade de papéis e diminuir o risco.

Mantenha uma gestão de riscos

Outra dica relevante é fazer uma gestão ampla de riscos, além da própria diversificação. Porém, para realizar esse gerenciamento conforme seu perfil de investidor, é preciso mapear os riscos das ações e do mercado na qual ela está inserida.

Também vale a pena pensar na alocação de recursos, considerando a distribuição do dinheiro em ações com pesos diferentes. O importante é que sua gestão deve pensar sempre no seu nível de tolerância ao risco, tomando decisões que garantam esse alinhamento.

Considere o rebalanceamento de carteira

Depois de montar a carteira de ações, é preciso se preocupar com o rebalanceamento. Ele prevê a compra e a venda de papéis de forma periódica, de acordo com os resultados obtidos.

Se uma empresa tiver passado por grande valorização, por exemplo, pode fazer sentido vender parte dos papéis. Assim, você realiza o lucro e evita que a maior parte da carteira fique concentrada em um ativo.

Na prática, o rebalanceamento é importante tanto para manter o portfólio dinâmico quanto para fazer a manutenção do perfil de risco.

Conte com uma assessoria de investimentos

Para aproveitar todas as vantagens de investir em ações para longo prazo, é fundamental tomar decisões estratégicas. Logo, conhecer bem o mercado e as suas oportunidades é indispensável.

Nesse sentido, você pode contar com uma assessoria de investimentos. O time de assessores poderá apresentar as possibilidades do mercado, explicar o funcionamento das ações e tirar dúvidas. Com isso, você tem a chance de usar as informações para complementar sua análise e tomar suas decisões.

Como foi possível aprender, o investimento em ações para longo prazo pode ajudá-lo a conquistar seus objetivos e favorecer a diluição de riscos. Contudo, ao investir, vale utilizar a análise fundamentalista e complementá-la com outras estratégias, como a diversificação e o rebalanceamento.

Quer conhecer melhor o mercado de ações e outras oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest e fale com um de nossos assessores!