Renova Invest Facebook

GURU11: veja este ETF que segue o índice Teva Grandes Gurus do Mercado

GURU11
GURU11

O GURU11 é um ETF que segue o índice Teva Grandes Gurus do Mercado. Ele está disponível na bolsa de valores brasileira, a B3, e pode ser acessado pelo público em geral. Mas você sabe o que é um ETF e como ele funciona?

Entender esses veículos de investimento pode ajudá-lo a tomar decisões de aportes e trazer novas oportunidades para sua carteira. Assim, você poderá avaliar se vale a pena investir no GURU11 e outros ETFs importantes do mercado, por exemplo.

Confira a seguir as principais informações sobre o GURU11!

O que é um ETF e como funciona?

Antes de conhecer o GURU11, você precisa saber o que é um ETF e como esses veículos de investimento funcionam. A sigla significa exchange traded funds e, no Brasil, eles também são chamados de fundos de índice.

Os ETFs são fundos de investimento que proporcionam uma forma de aporte coletivo. O veículo é administrado por uma empresa especializada — que determina as suas regras por meio de um documento chamado prospecto.

Dessa maneira, a ideia é que o patrimônio do fundo seja alocado de acordo com estratégias e com objetivos predefinidos. Os investidores que desejam participar do investimento podem comprar suas cotas. Elas representam uma fração mínima do patrimônio do fundo.

Os fundos de investimento podem ser de diversos tipos, que se diferenciam de acordo com a estratégia e a composição de sua carteira. Alguns exemplos são os fundos imobiliários, os fundos de ações, multimercado, de títulos de renda fixa etc.

A principal característica de um ETF é o objetivo de replicar um índice financeiro. Ou seja, a estratégia dele consiste em compor a carteira replicando um portfólio teórico de um índice previamente escolhido.

Com isso, os resultados do fundo espelham as movimentações do índice escolhido. Desse modo, é possível encontrar ETFs que replicam o Ibovespa — principal índice do mercado de ações brasileiro —, índices de sustentabilidade, do mercado de criptomoedas, entre outros.

Ao aportar em um ETF, os investidores conseguem se expor à determinada carteira teórica, sem ter que, necessariamente, investir em cada ativo individualmente. Vale ressaltar que as cotas de ETFs são negociadas por meio da bolsa de valores, então elas estão sujeitas à lei da oferta e demanda.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é o GURU11?

Agora que você já sabe o que é um ETF e como ele funciona pode conhecer o GURU11. Esse é o ticker — ou código de negociação — das cotas do fundo de índice chamado Inter EQI Teva Grandes Gurus do Mercado.

Dessa forma, o GURU11 tem o objetivo de replicar os resultados do índice chamado Teva Grandes Gurus do Mercado. Suas cotas estão disponíveis na bolsa de valores brasileira, e podem ser negociadas pelo público em geral.

O índice replicado pelo GURU11 compõe a sua carteira teórica com ativos dos fundos de ações mais rentáveis do mercado. Portanto, ele acompanha os resultados obtidos por gestores de fundos conhecidos no Brasil.

Quais são as principais características desse fundo?

Como você viu, o GURU11 é um ETF disponível na bolsa de valores brasileira. Para avaliar esse investimento, é fundamental conhecer as suas principais características e entender melhor o índice que ele busca replicar.

Esse ETF começou a ser negociado em bolsa no dia 27 de dezembro de 2021 e, como você viu, o benchmark é o Teva Grandes Gurus do Mercado. A gestão profissional da carteira é feita pela Inter Asset e Eqi Asset.

Já a empresa administradora é o Banco BTG Pactual, o maior banco de investimento da América Latina — que também serve como agente de custódia. Para custear a estrutura do fundo, o GURU11 cobra taxa de administração de seus cotistas. No entanto, não há taxa de performance.

Nos ETFs, a gestão realizada é passiva. Isso porque o gestor não atua ativamente para mudar a estratégia, proteger a carteira ou evitar movimentos de baixa, por exemplo. O foco é apenas replicar os resultados do índice, ainda que ele apresente oscilações negativas.

Para entender melhor o GURU11 você precisa conhecer com detalhes o índice que ele segue. Confira!

Teva Grandes Gurus do Mercado

O Teva Grandes Gurus do Mercado é um índice do mercado brasileiro que tem o objetivo de demonstrar os resultados dos principais fundos de ações do Brasil. Para tanto, ele monta uma carteira teórica com os mesmos ativos que esses fundos investem.

Para selecionar os fundos de ações que compõem o índice, a Teva criou uma metodologia própria com diversos requisitos. Por exemplo, os fundos replicados precisam investir em ações ou BDRs e ter uma capitalização superior a R$ 800 milhões de patrimônio líquido.


Ainda, os fundos não podem ter feito uma captação superior a R$ 30 milhões nos três meses anteriores ao rebalanceamento do índice. O Tevas Grandes Gurus do Mercado faz o rebalanceamento da carteira de maneira mensal.

Além disso, o índice não adiciona em sua carteira teórica fundos de cotas, fundos internacionais ou fundos exclusivos. Entre os fundos que podem ser incluídos, ele seleciona aqueles que tiveram as melhores performances nos últimos 5 anos anteriores ao rebalanceamento.

Quais são as vantagens e riscos de investir no GURU11?

Agora você já sabe o que são os ETFs e as principais características do GURU11. Então é preciso conhecer as vantagens e riscos desse investimento. O principal benefício de investir em ETFs é a facilidade de diversificação.

Com a compra de cotas, você está se expondo a todo o patrimônio do fundo de índice. Por sua vez, a carteira do GURU11 tem aportes em ativos de diversos fundos. Logo, a aquisição de cotas pode ser uma maneira prática de diversificação entre mercados e setores variados.

A diversificação é uma estratégia muito importante para seus investimentos. Afinal, ela ajuda a diluir riscos e potencializar as expectativas de rentabilidade. Isso acontece porque a carteira de investimentos não fica vinculada a apenas uma ou poucas condições de mercado.

No entanto, também é preciso entender os riscos do aporte em ETFs. Como se trata de um investimento de renda variável, não há garantias de rentabilidade. Desse modo, os fundos de índice podem sofrer desvalorização e trazer prejuízos ao investidor.

Vale a pena investir no ETF GURU11?

Após conhecer todas essas informações, você pode definir se vale a pena investir no GURU11. Essa é uma decisão individual. Por isso, considere não apenas as características do fundo, mas especialmente seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Entendeu o que é um ETF, como funciona o GURU11 e quais são suas principais características? Com o que conferiu neste conteúdo, pode ser mais fácil avaliar as oportunidades de investimento e tomar decisões alinhadas com a sua estratégia.

Quer contar com um suporte profissional para entender as principais alternativas do mercado? Então fale com a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.