Conheça o fundo de dívida Endurance Debt FIP- IE
Conheça o fundo de dívida Endurance Debt FIP- IE

Conheça o fundo de dívida Endurance Debt FIP- IE

Em geral, investidores que buscam por fundos de investimento em participação (FIPs) costumam se interessar pelo processo decisório das empresas nas quais investe. Nesse sentido, é interessante conhecer o ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA.

Isto é, o fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE. Ele representa um fundo de investimento em participações em infraestrutura e pode interessar aos que cumprem os requisitos para investir nessa modalidade.

Se esse é o seu caso, continue a leitura para saber mais sobre a possibilidade de investimento!

O que é um FIP?

Antes de tudo, é importante entender o conceito de FIP. A principal característica de um fundo de investimento em participações é a possibilidade de quem investe ter uma participação ativa nos negócios — por meio da gestão do fundo.

Para compreender isso, é relevante conhecer a definição da instrução 391 datada de 2003 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Segunda ela, um FIP é caracterizado por uma modalidade de investimento constituído em forma de condomínio fechado.

Os recursos administrados pela equipe profissional de gestão podem ser destinados a adquirir:

  • debêntures, como é o caso do fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE;
  • ações;
  • bônus de subscrição;
  • outros valores mobiliários e títulos permutáveis ou conversíveis em ativos de emissão de companhias fechadas, ou abertas.

O que é o ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA?

Como visto, o fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE visa a adquirir debêntures emitidas pela Itapoá Participações S.A. Ela é a holding controladora do Porto de Itapoá. Esse porto está localizado em Santa Catarina e é considerado um dos mais modernos e importantes do país.

Isso porque ele movimenta uma porcentagem alta de contêineres do Brasil. Assim, ocupa as primeiras posições em termos de movimentação, mesmo tendo poucos anos de operação.

Ele é um porto privado. Isso significa que tende a ser mais flexível do que aqueles que operam por meio de concessões públicas. Além disso, ele é parceiro de players globais, o que permite que se posicione como competitivo e promissor em eficiência operacional.

Quais são as principais características desse fundo?

Em primeiro lugar, vale dizer que o público-alvo do FIP são os investidores qualificados. Ou seja, apenas pessoas que têm mais de R$ 1 milhão de reais investidos ou profissionais certificados no mercado financeiro podem aportar nele.

As regras são feitas considerando os riscos mais altos do FIP. Como o objetivo é participar da gestão de um negócio que ainda está em crescimento, há maior exposição ao risco. Logo, é preciso que o investidor tenha o conhecimento necessário para entender a possibilidade.

Além do público-alvo, algumas outras informações sobre esse fundo incluem:

  • código de negociação: ENDD11;
  • tributação: isento para ganho de capital e rendimentos;
  • TIR Esperado (Internal Rate of Return ou Taxa Interna de Retorno): IPCA + 7,85%, com distribuições semestrais.

Confira mais detalhes que o ajudam a conhecer o ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA:

Equipe

O fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE foi constituído pelo BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVMO. Ele também é administrado, controlado e escriturado pela mesma instituição.

A gestão da carteira do fundo é realizada pelo BTG Pactual Asset Management S.A. DTVM. O Banco BTG Pactual S.A. é responsável pela custódia e tesouraria dos valores mobiliários integrantes do portfólio do fundo.

Na qualidade de gestor, o BTG Pactual Asset Management S.A. DTVM conta com uma equipe-chave dedicada a gerir o fundo. Por fim, os serviços de auditoria independente serão realizados por empresas devidamente habilitadas pela CVM.

Prazo

O prazo previsto de duração do fundo é de 20 anos a contar da data da primeira integralização de cotas.

Política de investimento

A política de investimento do fundo visa a aquisição de Valores Mobiliários de emissão do ativo alvo, sem qualquer limite de concentração.

Desse modo, o gestor pode alocar até 100% dos recursos disponíveis em debêntures não-conversíveis em participação societária, públicas ou privadas, por exemplo, como é a proposta.

Expectativa de retorno

Uma vez que o FIP o se trata de títulos de dívida, ele tem uma previsibilidade de retorno maior do que alguns outros fundos de Private Equity.

Isso porque alguns outros FIPs costumam depender da performance dos ativos em seus portfólios para gerar os retornos. Esse não é o caso do ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA.

Taxas de administração e performance

Por seu portfólio característico, o fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE não cobra taxa de performance. Porém, há a cobrança de uma taxa de administração para remunerar a gestão.

Vale a pena investir no fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE?

Como você percebeu, o investimento do fundo de dívida Endurance Debt FIP-IE é voltado a um setor capaz de ter boas perspectivas de crescimento. Desse modo, se você for um investidor qualificado voltado para o longo prazo, pode avaliar se o fundo faz ou não sentido em sua carteira.

Porém, mesmo que a modalidade de investimento se mostre interessante em seu caso, ainda é fundamental atentar a alguns pontos antes de investir seus recursos.

Saiba quais são eles!

Perfil e objetivos

É fundamental analisar seu perfil de investidor. Ele ajuda a descobrir se os riscos, o potencial de rentabilidade e a liquidez do fundo se enquadram em suas necessidades. Ademais, é essencial olhar para os objetivos para saber se o investimento está adequado a eles.

Documentações

É recomendada a leitura cuidadosa dos documentos impostos sobre o fundo de investimentos. Por exemplo, o prospecto, a lâmina, o formulário de informações, o regulamento e a política de investimento.

Dessa forma, você acessará dados importantes, como a composição da carteira do fundo, pagamento de taxas, tributação, entre outros.

Riscos

Os fundos de investimento em participação costumam envolver maiores riscos, como você viu. Logo, é preciso ter atenção a eles. Não há garantias, como a cobertura do fundo garantidor de crédito (FGC).

Somente após avaliar e conhecer cada um dos fatores, você poderá fazer uma escolha consciente e alinhada à sua realidade. Com o que você já aprendeu sobre o ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA neste conteúdo será mais simples orientar seu processo decisório!

Se interessa por fundos de investimento em participações voltados para infraestrutura? Conheça o FIP de infraestrutura do BTG Pactual!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.