Fundo de Investimento em Participações: conheça o FIP XP Ômega (XPOM11)

Fundo de Investimento em Participações: conheça o FIP XP Ômega (XPOM11)

  • Post author:
  • Post category:blog

O FIP XPOM11 é um dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs) disponível para investidores no mercado financeiro brasileiro. Os FIPs são diferentes dos outros fundos de investimento que encontra-se no mercado.

Em um Fundo de Investimento em Participações, o investidor pode comprar ações de companhias de capital aberto ou fechado, debêntures conversíveis bem como outros tipos de valores mobiliários. O objetivo de um FIP é participar das decisões das empresas nas quais investem.

Se interessou pela proposta dos FIPs? Então vale a pena conhecer o fundo XPOM11 e suas principais características para avaliar se ele faz sentido para a sua carteira de investimentos. Acompanhe!

Sobre o FIP XPOM11

O FIP-IE XP Omega I é um fundo de investimento em participações em infraestrutura. Desse modo, os FIPs de infraestrutura têm foco na aquisição de títulos de emissão de sociedades anônimas de capital aberto ou fechado que criam novos projetos de infraestrutura nas mais diversas áreas de interesse do país.

Ou seja, eles podem realizar projetos de infraestrutura em áreas como saneamento básico, transporte e energia, por exemplo.

Informações sobre o fundo

O nome completo do FIP é XP Omega I Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura. Negocia-se no mercado brasileiro sob o ticker XPOM11.

A gestora do fundo é a corretora XP Vista Asset Management Ltda. A administração e a custódia ficam por conta da empresa Vortx DTVM Ltda. O consultor técnico é a Omega Geração S.A.

As negociações do fundo se iniciaram em 23/07/2013, conforme a página oficial do FIP-IE XP Omega I. O valor inicial da cota era de R$100,00.

Em agosto de 2020, a taxa de administração era de 0,42% ao ano. As taxas de custódia, gestão e do consultor técnico estão embutidas nessa taxa.

O público-alvo do fundo são investidores qualificados. Ou seja, apenas investidores com mais de R$1 milhão de reais investidos ou que possuem certificações para trabalhar no mercado financeiro podem ter acesso a esse FIP.

O objetivo do fundo é proporcionar aos seus cotistas rendimentos advindos de dividendos pagos pelas ações preferenciais detidas pelo fundo na Asteri Energia S.A. A Asteri é uma holding – acionista majoritária da Hidrelétrica Pipoca S.A bem como acionista integral da Gargaú Energética S.A.

Estrutura acionária do FIP

Essas duas empresas são constituídas exclusivamente para a operação de projetos relacionados à geração de energia elétrica.

Portfólio do fundo XPOM11

De acordo com os dados oficiais do fundo, o FIP-IE XP Omega I detém cerca de 34,6% do capital total da Asteri, a qual detém 100% do Parque Eólico de Gargaú e 51% da Pequena Central Hidrelétrica Pipoca.

A Omega Energia Renovável S.A é sócia do FIP na Asteri, ademais, é titular de 65,4% do capital total. Atualmente, o fundo detém 69,1% das ações preferenciais de emissão da Asteri.

As ações preferenciais conferem o direito ao recebimento de dividendos – preferencialmente e cumulativo de IPCA + 7,5% ao ano até o ano de 2032.

Confira mais sobre as duas empresas que fazem parte do portfólio do FIP:

Parque Eólico de Gargaú

Está localizado na cidade de São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro. A CGE Gargaú celebrou contrato de compra e venda de energia com a Eletrobrás. Ademais, seu principal fornecedor de equipamentos é a Vestas Wind Systems, importante empresa produtora de aerogeradores.

Pequena Central Hidrelétrica Pipoca

Está localizada no rio Manhuaçu, nos municípios de Caratinga e Ipanema, em Minas Gerais. A PCH Pipoca opera desde 2010 e pode funcionar até o ano de 2031. Por mais 20 anos, mediante pedido formulado a ANEEL pode-se estender o prazo.

A Central celebrou contrato de compra e venda de energia de longo prazo com consumidores de primeira linha, Cemig Geração bem como Transmissão S.A. A PCH Pipoca tem como principais fornecedores de equipamentos a General Eletric e a Andritz Hydro.

Política de distribuição de dividendos

O fundo pretende distribuir os dividendos nos meses de maio e novembro. Caso não seja possível a distribuição nos meses acordados, o saldo devido com base na remuneração de IPCA + 7,5% ao ano será corrigido e pago quando não houver mais restrições.

Essa estrutura se manterá até 2032. Após esse período, as ações do fundo passam a ter participação de 34,6% das ordinárias.

Quais as vantagens do FIP?

Existem algumas vantagens interessantes de se investir em FIPs. As pessoas físicas, por exemplo, são isentas do Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos e ganhos de capital.

Fundos como o XPOM11 costumam contar, ainda, com um portfólio diversificado, pois investem em diferentes tipos de ativos – diluindo os riscos.

visão geral dos ativos FIP Xp Ômega

Além disso, o FIP XP Ômega visa garantir uma previsibilidade nos pagamentos de dividendos semestralmente. Ainda, investe em setores consideráveis estáveis. Os contratos firmados com as empresas são de longo prazo e reajustados conforme a inflação.

Indica-se para quem?

Indica-se o Omega FIP para investidores que desejam diversificar suas carteiras de investimentos, ademais, que almejam investir no longo prazo. Esse FIP também pode ser uma boa alternativa para aqueles que desejam ter uma renda passiva ao longo do tempo.

Contudo, vale a pena destacar que estamos falando de um investimento em renda variável, que apresenta riscos. Por isso, o investidor precisa estar ciente dos perigos aos quais pode se expor antes de investir em um FIP.

Vale a pena investir?

Como você acompanhou neste artigo, o FIP é uma modalidade de fundo que vem ganhando espaço no mercado e pode ser uma alternativa interessante para investidores qualificados e com foco no longo prazo. E o FIP XPOM11 é um dos muitos fundos que estão à disposição destes investidores.

Contudo, antes de investir nesse ou em outros fundos de investimento, é essencial considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Assim, conseguirá fazer escolhas mais alinhadas ao que você almeja.

Gostou de conhecer este FIP? Se você acredita que ele possa ser interessante para você, entre em contato conosco para saber mais informações e sobre este e outros fundos disponíveis no mercado!

Deixe uma resposta