livros para traders
livros para traders

Conheça 7 dos melhores livros para traders

O mercado financeiro é bastante dinâmico, permitindo o uso de estratégias de curto e curtíssimo prazo. Elas buscam lucros a partir das oscilações da bolsa de valores. Porém, antes de fazer esse tipo de operação, é importante acumular conhecimento com a leitura dos melhores livros para traders.

Também é necessário respeitar o seu perfil de investidor e ter clareza dos seus objetivos, além de saber gerenciar riscos. Outro fator relevante é o controle emocional, que se torna essencial quando o assunto é operar no curto prazo na bolsa de valores.

Nesse sentido, a leitura é útil para ampliar o conhecimento de quem deseja especular na bolsa. Confira, neste artigo, 7 dos melhores livros para traders que você deve ler. Não perca!

1.     How to Trade in Stocks, de Jesse Livermore

Essa obra foi escrita por Jesse Livermore, um importante especulador americano do início do século XX e considerado um dos nomes mais icônicos de Wall Street. O livro contém conhecimentos valiosos e é classificado por muitos como um manual da análise técnica clássica.

A estratégia de trade é muito utilizada em operações de curto e curtíssimo prazo. Assim, a obra é baseada especialmente em gráficos, além de outras variáveis. O objetivo do estudo é ajudar a identificar os melhores pontos de entrada ou saída de uma operação.

Mesmo sendo um tema específico e um pouco complexo, o autor do livro apresenta as informações de forma simples e fácil. Além disso, ele é repleto de ensinamentos conceituais e práticos sobre a análise técnica e as suas aplicações nas operações na bolsa de valores.

2.     Axiomas de Zurique, de Max Gunther

A obra “Axiomas de Zurique” conta a história de banqueiros da Suíça. O autor, Max Gunther, aborda como eles conseguiram ser tão bem-sucedidos em seus investimentos. Afinal, o sistema bancário do país é um dos mais ricos do mundo.

O livro também apresenta as regras e princípios que esses banqueiros definiram para reduzir riscos e aumentar lucros. Com base nisso, Gunther cita e descreve os axiomas que podem ser seguidos por qualquer pessoa que deseja ter sucesso em suas operações.

A obra pode ser interessante tanto para especuladores iniciantes quanto para quem já opera no mercado financeiro e tem algum conhecimento acumulado sobre a bolsa. Até mesmo quem já conhece o livro pode se beneficiar da releitura.

Isso acontece porque, com o tempo e uma maior experiência na bolsa, é possível absorver cada vez mais os ensinamentos da obra. Com isso, você pode aplicá-los nas suas operações, em seu comportamento enquanto especulador e nas suas estratégias de investimento.

3.     Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso, de Alexander Elder

Esse livro se baseia em três termos: mind (mente), method (método) e money (dinheiro). Eles são considerados a base para se tornar um especulador calmo, frio e controlado. Dessa forma, a obra ajuda a disciplinar a mente para fazer as operações.

Alexander Elder apresenta os métodos usados para negociar no mercado financeiro e ensina a gerenciar o dinheiro investido em ações. A finalidade dos ensinamentos é fazer com que você não desanime ou desista nem mesmo uma sucessão de perdas.

O autor também aborda outras questões importantes. Por exemplo, como encontrar operações com maior chance de sucesso e lucrar com a compreensão do comportamento das pessoas no mercado. Ele ainda mostra como desenvolver um bom sistema de negociação, definir stops e gerar lucro.

4.     Os Super Sinais da Análise Técnica, de Carlos Martins

Os “Super Sinais da Análise Técnica” citados por Carlos Martins se referem aos diversos métodos que podem resultar em alto rendimento na especulação. Desse modo, o guia prático do autor mostra como obter operações lucrativas na bolsa de valores por meio da análise técnica.

Utilizando estratégias gráficas e citando situações reais do mercado, o autor apresenta metodologias e conhecimentos sobre especulação que podem auxiliar em suas decisões. Além disso, você aprenderá dicas sobre como administrar e proteger as suas próprias operações no mercado.

O livro funciona como um manual para diferentes fases de aprendizado dos investidores. Assim, os ensinamentos beneficiam tanto os iniciantes quanto aqueles que já estão no mercado de ações.

5.     Análise Técnica para Leigos, de Barbara Rockefeller

Ainda sobre análise técnica, a obra escrita por Barbara Rockefeller funciona como um guia prático. A autora apresenta os principais conceitos sobre indicadores técnicos e inclui exemplos que representam o contexto do mercado financeiro atual.

Afinal, com computadores e internet, ficou muito mais fácil usar a análise gráfica para tomar decisões mais inteligentes e acertadas. Assim, Rockefeller também aborda temas como:

  • por que a análise técnica funciona;
  • como identificar padrões e comportamento do mercado;
  • como desenhar uma linha de tendência;
  • quando utilizar indicadores gráficos;
  • entre outros.

6.     Trading in The Zone, de Mark Douglas

O livro “Trading in The Zone” trata sobre a psicologia do trader. Nele, Mark Douglas esclarece por que muitos especuladores cometem os mesmos erros na bolsa. O autor também instrui sobre o que fazer para mudar suas crenças, de modo que elas não interfiram nas operações.

Durante a leitura da obra, você descobrirá como as inseguranças e o medo fazem com que o trader desenvolva um bloqueio emocional — o que pode prejudicar os ganhos nas negociações. Além dos conceitos voltados para a especulação, é possível aproveitar muitos conhecimentos sobre Psicologia.

7.     Fora da Curva, de Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano

“Fora da Curva” é um livro que reúne as histórias dos dez dos maiores investidores do Brasil. Seu objetivo é que o leitor possa aprender com a trajetória de vida de quem já alcançou o sucesso nos investimentos.

Para isso, a obra apresenta dicas e depoimentos de alguns dos maiores traders do mundo. Então, o ela pode ser um bom material para especuladores de todos os níveis que desejam entender:

  • conceitos do mercado financeiro;
  • técnicas de análise;
  • erros e acertos mais comuns;
  • estratégias de especulação;
  • entre outros assuntos.

Agora que você conhece 7 dos melhores livros para traders, pode investir na leitura como ferramenta de conhecimento. Assim, é possível operar no mercado com mais confiança e entendimento para que seus resultados sejam mais consistentes.

Quer se preparar ainda mais para operar na bolsa? Conheça os principais indicadores da análise técnica ou gráfica e como funcionam!

Confira também a dica dos 5 livros para traders que querem se aprofundar no tema de especulação.

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.