Renova Invest Facebook

5 Livros de especulação para trader conhecer

Principais Livros
Principais Livros

A especulação tem atraído muitos brasileiros. Contudo, estudos revelam que 95% das pessoas perdem dinheiro nesse ramo. Um dos motivos para isso pode ser a falta de conhecimento ao ingressar na bolsa de valores.

A situação pode ser contornada com livros de especulação que todo trader precisa conhecer. Afinal, conhecimentos básicos sobre análise técnica, padrões gráficos e outras variáveis podem nortear o especulador a encontrar êxito. Para isso, uma boa opção é conhecer a experiência de profissionais que estudaram o mercado.

A seguir, você verá 5 livros sobre o mercado financeiro que aumentarão seu conhecimento sobre a bolsa de valores e poderão ajudar a especular de modo mais eficiente. Vamos lá?

O que é especulação?

Antes de conhecer as obras, é interessante ter em mente o que é a especulação. De modo geral, as pessoas buscam a bolsa de valores para rentabilizar seu patrimônio. E elas podem fazer isso por meio de duas formas: com o investimento ou com a especulação.

Denomina-se investidor aquele que busca rentabilizar seu capital com foco em objetivos, geralmente no longo prazo. Já o especulador ou trader é aquele que procura lucrar com a variação dos preços no curtíssimo e curto prazo.

As principais estratégias são:

  • day trade: busca comprar e vender ativos e derivativos no mesmo dia;
  • swing trade: as negociações são feitas dentro de dias ou semanas;
  • position trade: o período de especulação costuma durar entre semanas e meses;
  • scalper: uma estratégia ainda mais rápida que o day trade tradicional; encerra posições em segundos ou poucos minutos.

5 Livros sobre especulação e bolsa de valores

Para entender melhor sobre principais formas de se especular, confira nossa indicação de 5 livros que podem ajudar o trader a operar no mercado financeiro!

1. Análise Técnica para Leigos (Barbara Rockefeller)

Quem está iniciando sua jornada como trader não pode deixar de ler a respeito da análise técnica. Isso porque ela é uma das estratégias mais utilizadas atualmente pelos operadores de mercado, sendo aplicada há mais de um século.

Nosso primeiro livro é um manual de análise técnica, pois contém um guia prático e simples para pessoas que não detém nenhum conhecimento de mercado. A autora esclarece conceitos atuais sobre indicadores técnicos, além de trazer exemplos reais do mercado financeiro.

Na obra, você poderá conferir:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • razões pelas quais a análise técnica funciona;
  • modos de identificar os padrões e o comportamento do mercado;
  • como traçar linhas e canais de tendência;
  • quando utilizar os indicadores.

Sobretudo, a autora aponta 15 princípios fundamentais para ter sucesso com operações e explica o necessário para realizar uma análise dinâmica.

2. Análise Técnica Explicada (Martin J. Pring)

Ainda dentro do conceito da análise técnica, o livro “Análise Técnica Explicada” de Martin J. Pring é considerado a bíblia do especulador. Embora a primeira edição tenha sido lançada nos anos 80, ele recebe atualizações com frequência.

Uma das vantagens desse livro é que o autor se vale de uma linguagem muito simples e direta, até informal. Assim, pode ficar mais fácil de entender os conceitos do mercado com riqueza de detalhes.

Na obra você poderá conferir:

  • a teoria de charles dow;
  • como traçar linhas de tendência;
  • parâmetros típicos de tendências intermediárias;
  • como identificar zonas de suporte e resistência.

Por conter conceitos básicos da análise técnica, o livro de Pring é recomendado, especialmente, para trader iniciante. No entanto, mesmo para aqueles que já possuem experiência, pode ser uma boa oportunidade para revisitar os fundamentos.

3. Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso (Alexander Elder)

O próximo livro indicado ensina três termos em inglês, essenciais para o êxito no mercado: mind (mente), method (método) e money (dinheiro). Caso o leitor domine essas três áreas, poderá se tornar um especulador frio, calmo e controlado.

A publicação contém formas de disciplinar a mente, métodos para negociar no mercado e gerenciar investimentos em ações. Um dos objetivos do autor é motivar o leitor a continuar no mercado, mesmo que se depare com perdas.

Também são abordados temas de como:

  • lucrar com a interpretação do comportamento dos participantes do mercado;
  • desenvolver um bom sistema de negociação;
  • encontrar alternativas de operação com maiores chances de sucesso;
  • traçar pontos de entrada e saída, definir stops e conseguir lucro.

Sua leitura é indicada para todo o tipo de trader — e também para quem deseja realizar operações de longo prazo.

4. Aprenda a Operar no Mercado de Ações (Alexander Elder)

Nessa obra, Alexander Elder ensina o leitor a gerenciar tempo e dinheiro. Além disso, ensina estratégias para operar no mercado financeiro com confiança, objetivando extrair lucros consistentes.


O autor esclarece, ainda, como interpretar as teorias financeiras e como lidar com os obstáculos comuns ao sucesso. Também aborda a visão geral da psicologia das operações de mercado, em termos de comportamentos individuais e em massa.

Em seu conteúdo você aprenderá:

  • a elaborar planilhas;
  • a gerenciar os riscos;
  • a diversificar a carteira de investimentos;
  • os detalhes sobre day trade, swing trade e scalping.

Esse livro pode ser mais indicado para quem já tem algum conhecimento sobre o mercado financeiro, embora possa ajudar também o iniciante.

5. Trading in The Zone (Mark Douglas)

Para finalizar, vale a pena ler um livro sobre a psicologia do trading. O autor descreve os traders de sucesso e os que fracassam – e destaca fatores de cada um deles. Além disso, mostra o que fazer para mudar suas crenças, evitando que elas te atrapalhem no mercado.

A obra pode ser útil para quem deseja se tornar um especulador. Seu principal diferencial é trazer não apenas o conteúdo voltado ao mercado financeiro, mas também conceitos de psicologia. Mas, por enquanto, é possível encontrar o livro apenas em inglês.

Com nossas dicas de 5 livros para trader, antes de se arriscar na bolsa de valores, você já tem um vasto material de estudo para ler. Com o conhecimento adequado, será possível aprender formas de operar e gerenciar os riscos dessa atividade, evitando perder dinheiro!

Gostou do conteúdo? Tem algum outro livro de especulação para trader que considera importante para saber mais sobre o mercado financeiro? Deixe um comentário!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.