Análise técnica conheça o padrão gráfico ombro cabeça ombro

Análise técnica: conheça o padrão gráfico ombro cabeça ombro

Quem especula na bolsa de valores precisa estar atento à variação dos preços de negociação dos ativos e derivativos. Para se antecipar e identificar oportunidades de lucro, uma possibilidade envolve conhecer os padrões gráficos. Entre os diversos tipos, há o padrão ombro cabeça ombro.

Ele tem características marcantes e é especialmente importante porque pode apontar para uma reversão de tendência. Sendo assim, é preciso estar atento à sua ocorrência para encontrar oportunidades ou não ser surpreendido negativamente pelo mercado.

A seguir, descubra como funciona esse padrão gráfico!

O que é análise técnica?

A análise técnica, também chamada de análise gráfica, consiste em uma avaliação dos preços e do volume de negociação de ativos e derivativos da bolsa de valores. Com base nessas informações, é possível identificar padrões e antecipar comportamentos do mercado no período de interesse.

Trata-se de uma ferramenta utilizada por quem especula na bolsa de valores. Ou seja, por quem busca lucrar com oscilações de curto e curtíssimo prazo. Dependendo da disposição dos elementos, há como definir se é o momento de entrar ou sair de uma posição.

O que são os padrões gráficos?

Por causa da volatilidade e da exposição às oscilações, é comum que os resultados da renda variável se apresentem de formas que nem sempre são ordenadas. No entanto, também é frequente surgirem os chamados padrões gráficos na análise técnica.

Eles se caracterizam pela repetição de elementos em um período. Isso cria formas identificáveis no gráfico, as quais podem indicar a reversão ou a continuidade de uma tendência. A identificação desses padrões é relevante para tomar decisão na sua estratégia de especulação.

O que é o padrão ombro cabeça ombro?

Agora que você já sabe o que são os padrões gráficos, vale a pena conhecer o padrão ombro cabeça ombro (OCO). A formação dele acontece logo após uma tendência de alta e, como você verá a seguir, pode representar uma queda na cotação.

Ao observá-lo, você pode ter oportunidade de lucrar antes da queda dos preços ou mesmo diante dela (ao operar vendido, por exemplo).

O padrão ombro cabeça ombro é composto por três topos intercalados. O ombro esquerdo e o ombro direito são os menores e, no centro, há um pico maior, que é a cabeça. Também existe a chamada linha de pescoço que liga os dois ombros e que é uma linha de suporte.

Na análise é importante conferir a altura do padrão, que deve ser multiplicada para baixo para que se encontre o preço de target do ativo ou derivativo após a conclusão do movimento.

O que ele significa?

Diante da formação com cabeça e ombros, um dos principais significados é que o preço pode passar por um período consolidado de baixa. Como o padrão ombro cabeça ombro surge depois da tendência de alta, ele pode ser indício de uma reversão de tendência.

A expectativa de queda se confirma quando o preço rompe a linha de pescoço e tem fechamento abaixo dela. Após o rompimento, pode haver a perda de suporte, que se transforma na nova resistência do gráfico no período.

Então sua análise adequada permite que você se antecipe e deixe para comprar ativos quando a queda se concretizar, caso haja a expectativa de valorização, por exemplo.

Também é possível perceber a formação do padrão ainda no surgimento da cabeça, de modo a fechar posição ou operar vendido nesse momento. Portanto, o padrão pode ajudá-lo a lucrar.

Quais são os outros padrões gráficos para conferir?

Apesar da importância do padrão ombro cabeça ombro, ele não é o único a ser explorado no trade.

A seguir, veja quais são outros padrões gráficos para conhecer e acompanhar!

Topos e fundos duplos e triplos

Um topo duplo também costuma acontecer após uma tendência de alta. Ele tem dois picos separados por um pequeno espaço. Dependendo das condições, pode apontar para uma tendência de queda.

Os fundos triplos também são consecutivos, separados apenas por duas pequenas covas. Nesse caso, eles podem apontar para uma tendência de alta, até mesmo com rompimento de resistência.

Triângulo

O triângulo, enquanto padrão gráfico, pode ser descendente, ascendente ou simétrico. O primeiro acontece quando há uma diminuição progressiva na resistência, mas o suporte se mantém. A tendência é que haja uma perda de suporte, devido à continuidade do movimento de queda.

Já o triângulo ascendente é caracterizado pelo nível estável de resistência, com aumento dos pontos de suporte. Logo, é provável que haja um rompimento da resistência e se consolide uma tendência de alta.

O triângulo simétrico é conhecido pela tendência de conversão entre as linhas de suporte e resistência, com a expectativa de continuidade da tendência mais forte no momento.

Retângulo

O retângulo, por sua vez, costuma indicar uma fase de estabilidade, antes que ocorra um novo rompimento na cotação.

Tudo começa com uma tendência de baixa, com a flutuação dos preços de modo que as linhas de resistência e suporte são mantidas. Ao final do movimento, há um rompimento do preço, o que encerra o padrão gráfico.

Outros padrões

Além dos apresentados em detalhes, outros padrões que podem ser encontrados são:

  • cunha de alta e de baixa;
  • flâmula;
  • bandeira;
  • diamante;
  • xícara com alça;
  • engolfo;
  • martelo;
  • estrela cadente e outros.

Também vale destacar que, além da análise de padrões gráficos, é possível utilizar ferramentas e indicadores para embasar sua decisão. Por exemplo, as linhas de suporte e resistência ou a média móvel podem dar sinais relevantes sobre os preços.

Em termos de ferramentas, as plataformas de negociação contam com recursos como cálculos automáticos e simuladores. Além de tudo, há como acompanhar as impressões e avaliações de profissionais do mercado financeiro e de outros traders, de modo a complementar sua análise.

Como vimos, o padrão gráfico ombro cabeça ombro é um dos elementos que pode compor sua avaliação. Ele está entre os mais importantes para realizar a análise técnica na bolsa de valores. Ao usar tal recurso junto a outros padrões e ferramentas, você poderá escolher melhor.

O padrão ombro cabeça ombro pode ser muito útil na tomada de decisão, já que indica a ocorrência da reversão de tendência. Com o apoio desse e de outros padrões gráficos e elementos, sua análise poderá ser otimizada!

Se precisar de suporte para investir ou especular no mercado financeiro, entre em contato conosco da Renova Invest!

(Visited 17 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.