Além da rentabilidade e risco, outro ponto que o investidor precisa analisar ao aplicar seu dinheiro é a liquidez. Ela representa a agilidade para resgatar o valor. Em alguns investimentos, há liquidez diária, enquanto em outros o resgate não é tão fácil.

Ao aportar recursos, é importante saber se existe ou não uma facilidade em fazer o resgate rápido do que foi investido. Afinal, precisar do dinheiro e não poder contar com ele rapidamente pode trazer muitos efeitos negativos nas suas finanças.

Se você quer compreender melhor esse conceito, bem como as opções de investimento que têm liquidez diária, confira as informações a seguir!

O que é liquidez?

Liquidez é processo de transformar seu ativo em dinheiro, seja ao vendê-lo ou resgatá-lo. Dessa maneira, opções com alta liquidez são aquelas em que há facilidade para negociá-las, permitindo, assim, que sejam vendidas a qualquer momento.

Já os investimentos com baixa liquidez são produtos que envolvem restrições para a negociação ou o resgate antes do prazo estipulado. Com isso, o investidor pode não conseguir sacar o dinheiro — ou pode enfrentar perdas pela dificuldade na venda.

Saiba que existem ativos de alta liquidez de renda fixa e de renda variável. As ações, por exemplo, caso sejam vendidas de forma rápida, tornam-se um ativo com boa liquidez. Porém, nesse caso, é preciso esperar alguns dias úteis para a liquidação da operação e o acesso ao valor.

O que é liquidez diária?

Seguindo esse conceito, há o termo liquidez diária, em que a transformação das suas aplicações em dinheiro ocorre no mesmo dia. Assim, investimentos com essa característica oferecem uma flexibilidade para o investidor.

Ao escolher um ativo com liquidez diária, você pode ter o dinheiro em conta quando desejar. Essa característica é mais comum em investimentos de renda fixa. Quando o título apresenta tal vantagem, você pode realizar resgates antes do prazo de vencimento.

Como a liquidez diária influencia suas escolhas?

Você viu que a liquidez diária torna-se uma alternativa interessante na hora de investir, visto que facilita o resgate do dinheiro aplicado. No entanto, é importante esclarecer que a liquidez e o rendimento costumam ter comportamentos opostos nos investimentos.

O que isso quer dizer? Geralmente, quanto maior a liquidez, maior é a segurança do ativo, porém o rendimento é menor. Por outro lado, quanto menor a liquidez, geralmente, os riscos do ativo são maiores e o rendimento tende a ser maior.

Na renda fixa, comprometer-se a deixar o dinheiro investido para prazos maiores também está ligado a taxa de juros mais altas. Por isso, escolher aplicações de liquidez diária pode limitar os seus ganhos.

Entender como a liquidez diária se relaciona com o rendimento auxiliará na hora de compor sua carteira. Mas você não deve escolher focando apenas nos ganhos. É preciso avaliar os objetivos. Para a reserva de emergência ou planos de curtíssimo prazo, por exemplo, a liquidez é essencial.


Por que a liquidez diária é importante para a reserva de emergência?

É comum que se associem os ativos de liquidez diária como aqueles indicados para os investidores mais conservadores. Em muitos casos, eles querem ter a segurança para resgatar rapidamente o dinheiro aplicado.

Entretanto, alocar parte dos investimentos em opções de liquidez diária é uma recomendação para qualquer investidor. Em especial quando se fala na reserva de emergência — que todos os investidores devem possuir.

Essa reserva se refere a uma quantia que você mantém para suprir seus custos em caso de algum imprevisto. Por exemplo, em uma situação inesperada que surgir e exigir dinheiro imediato. Desse modo, ela protege seu orçamento e seus outros investimentos.

Isso porque não será preciso comprometer o orçamento mensal, endividar-se ou mesmo retirar dinheiro de outros investimentos para lidar com a urgência. Assim, os investimentos com liquidez diária figuram como as opções mais recomendadas para esse caso.

Quais os investimentos de liquidez diária?

Agora que você já viu o que é a liquidez diária, pode conhecer melhor alguns investimentos com essa característica. Desse modo, poderá analisar as opções para alocar a reserva de emergência ou investir de acordo com outros objetivos financeiros mais imediatos.

Um desses investimentos é a poupança. Contudo seu rendimento é mais baixo em comparação com alternativas tão seguras quanto ela. Em alguns casos, a inflação supera os ganhos e o investidor pode perder poder de compra.

Por isso, vale a pena conhecer outras opções de liquidez diária e potencial de rentabilidade maior. Confira a seguir!

Tesouro Selic

Esse é um título público em que o investidor empresta dinheiro ao Governo. O Tesouro Selic tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros e é uma possibilidade para quem busca baixo risco e liquidez diária.

Caso haja a necessidade de vender o título, o próprio Governo garante a recompra nos dias úteis. Entre os títulos do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é o que traz mais segurança para o investidor no caso de resgate antecipado.

Fundos de renda fixa com liquidez diária

Existem fundos de investimento de renda com diversas características. Alguns investem em títulos com prazo mais longo, outros focam em aplicações com alta liquidez — como o Tesouro Selic. Logo, oferecem também liquidez diária e podem ser uma opção interessante.

CDB

CDB é um certificado de depósito bancário, um investimento em que você empresta dinheiro para a instituição bancária utilizar em suas operações. Há grande diversidade de títulos e prazos disponíveis. Alguns deles contam com liquidez diária.

Por que ter atenção com o IOF nos investimentos de liquidez diária?

Você pôde ver que a liquidez diária permite ter o ativo transformado em dinheiro de maneira imediata. No entanto, é preciso ter atenção com o IOF — Imposto sobre Operações Financeiras — ao fazer o resgate.

Ele incide sobre as modalidades citadas e a cobrança é feita caso o investidor realize o resgate em menos de 30 dias depois da aplicação. A alíquota é regressiva: se o resgate ocorrer um dia após a aplicação, a taxa do IOF é de 96% sobre o rendimento. Depois vai caindo a zero.

Agora você sabe o que é liquidez diária e viu como funcionam alguns investimentos que oferecem essa vantagem. Utilize as informações para avaliar seus objetivos e compor sua carteira da melhor forma, não esquecendo de manter sua reserva de emergência acessível!

Quer acompanhar outros conceitos recorrentes do mercado financeiro e conteúdos sobre investimentos? Curta a nossa página do Facebook!

Conheça os principais passos para conquistar a sua liberdade financeira Renova Invest

Baixe nosso e-book elaborado por especialistas