O mercado internacional de investimentos costuma fazer parte da estratégia de diversos investidores. Seja em busca de proteger seu capital das variações do real ou mesmo para ampliar sua rentabilidade, muitas pessoas buscam alternativas em outros países.

Nesse cenário, BDRs como o BFDN39 podem ser considerados. Ele se caracteriza por possibilitar uma exposição ao mercado estrangeiro sem a necessidade de abrir uma conta no exterior. Desse modo, o ativo pode representar uma maior praticidade para investidores.

Quer saber mais sobre o BFDN39 e o seu funcionamento? Continue a leitura!

O que é BDR?

Para entender como funciona o BFDN39, é interessante que você compreenda, antes de tudo, o que é um BDR. A sigla é usada para designar os brazilian depositary receipts, ou certificados de depósitos brasileiros.

Essa alternativa consiste em modalidade de investimento que representa um ativo disponível no mercado internacional. Contudo, está disponível nacionalmente e permite que investidores o adquiram a partir da bolsa de valores brasileira, a B3.

Para que esse certificado seja disponibilizado, é preciso que uma instituição depositária brasileira adquira o ativo diretamente em outro país. Após esse momento, ela deve mantê-lo sob custódia e emitir o BDR que o representa.

Assim, os investidores que o adicionam a sua carteira podem internacionalizar seus investimentos sem a necessidade de abrir uma conta de investimentos no exterior. Portanto, o BDR pode ser considerado uma alternativa mais prática para essa estratégia.

Inicialmente, os únicos BDRs disponíveis no mercado eram os de ações, que representam papéis de empresas internacionais. Todavia, com as atualizações em seu funcionamento, eles também podem ser lastreados em outros investimentos, como cotas de fundos de índice.

O que é um BDR de ETF?

Como você viu, os BDRs também podem representar fundos de índices internacionais. Para compreender o funcionamento dessa modalidade, é interessante entender como funciona esse veículo de investimentos.

Veja!

ETF

Os exchange traded funds, ou fundos de índices, caracterizam-se por serem fundos de investimento de gestão passiva. Desse modo, eles não têm como meta ultrapassar os resultados de seu benchmark, apenas acompanhá-lo.

INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações

Assim, cada ETF toma um índice como referência para a sua gestão e busca montar sua carteira com os mesmos ativos que o compõe. Por isso, quando há uma alta do indicador, o fundo consegue entregar um resultado igual ou similar aos cotistas.

Com essas características, esses fundos de índices podem ser interessantes para investidores que buscam diversificar seus investimentos. Além disso, possibilitam uma maior transparência nos critérios de investimentos.

BDR de ETF

Os BDRs de ETFs, por sua vez, são certificados brasileiros que têm como lastro as cotas de ETFs internacionais. Dessa forma, investidores que os adquirem se tornam cotistas indiretamente do fundo de índice em questão.

O que é o BFDN39?

Com essas informações em mãos, chegou a hora de conhecer mais sobre o BFDN39. Esse BDR é fruto da parceria entre a B3 — que atua como instituição depositária — e a gestora de fundos First Trust.

Saiba mais!

O que significa BFDN39?

O ticker BFDN39 representa o BDR First Trust Dow Jones Internet. No mercado internacional, o exchange traded fund acompanha os resultados do índice Dow Jones Internet Composite (FDN).

O certificado está disponível para negociação desde o dia 15 de setembro de 2021. Na ocasião, foi lançado junto de outros 12 BDRs de ETFs — todos administrados pela norte-americana First Trust.

Além disso, é importante saber que o BFDN39 é limitado a investidores qualificados. Essa classificação reúne quem possui mais de R$ 1 milhão em capital investido ou têm uma das certificações aceitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar no mercado financeiro.

A qual ETF ele está vinculado?

Como você viu, o BFDN39 está vinculado ao Dow Jones Internet Composite (FDN) Index Fund. O ETF acompanha o índice que mede o desempenho médio dos maiores e mais negociados ativos de empresas norte-americanas de internet.

O indicador destaca-se por ter grandes companhias desse setor em sua carteira teórica. Entre elas é possível encontrar a Amazon, o Facebook, o Google e a Netflix — que estão entre as principais organizações do mundo.

Esse BDR paga dividendos?

O BFDN39 tem a possibilidade de pagar dividendos aos donos dos certificados. Isso se justifica pelo fato dos ETFs dos Estados Unidos fazerem repasse de proventos aos cotistas — diferentemente do que acontece no Brasil.

No entanto, as regras de tributação são diferentes. Nos EUA, há uma alíquota de 30% que incide sobre esses dividendos. Portanto, esse valor é descontado antes de ser repassado aos investidores dos BDRs.

Quando investir em BDRs?

BDRs como o BFDN39 apresentam características interessantes em seu funcionamento, não é mesmo? Por isso, um questionamento comum pode ser sobre o momento para fazer esse investimento. No entanto, é preciso considerar determinados aspectos.

O primeiro deles é o seu perfil de investidor. Por serem um investimento na classe de renda variável, você deve ter uma maior tolerância aos riscos. Assim, um BDR é mais adequado para carteiras moderadas e arrojadas.

Após esse ponto, é preciso que o certificado esteja alinhado com os seus objetivos de investimentos. Para isso, é importante contar com um planejamento financeiro que permita uma melhor visualização sobre as suas metas e os resultados que busca atingir.

Por último, você deve avaliar as oportunidades e os riscos desse aporte. Como ponto positivo, há a exposição ao mercado internacional e a possibilidade de encontrar melhores rentabilidades. Contudo, como você viu, não há garantia de retornos positivos.

Como investir nesse BDR?

Com essas informações em mãos, você acredita que o BFDN39 pode fazer parte de sua estratégia de investimentos? Então é preciso entender como é possível trazer esse BDR para a sua carteira.

Para isso, você deve acessar o home broker do seu banco de investimentos. Por meio dele é possível monitorar as cotações do certificado. Com a decisão sobre o melhor momento, basta emitir sua ordem de compra a acompanhar o processo até a liquidação.

Como vimos, BDRs como o BFDN39 podem se apresentar como uma oportunidade para aqueles que buscam exposição ao mercado internacional de forma mais prática. Por isso, conhecer o funcionamento desse certificado pode ajudá-lo a tomar decisões de investimentos mais estratégicas.

Quer saber mais sobre os BDRse avaliar se eles podem fazer parte do seu planejamento? Fale com um de nossos assessores na Renova Invest!