Renova Invest Facebook

BEWA39: O BDR de ETF que segue o índice MSCI Australia

BEWA39
BEWA39

Ao pensar em investimentos com exposição ao mercado internacional, não é preciso se limitar aos Estados Unidos ou mesmo à Europa. É possível buscar outras oportunidades, como ao investir no mercado australiano. Nesse caso, o acesso pode ser dado pelo BDR BEWA39.

Esse tipo de investimento pode trazer vantagens, mas também tem riscos que devem ser considerados. Portanto, é fundamental buscar informações completas para tomar uma decisão estruturada.

Na sequência, você entenderá o que é o BDR BEWA39 e quais os resultados que ele pode oferecer para a sua carteira!

O que é e como funciona um BDR?

O primeiro conceito importante para conhecer é o de BDR. Sigla para brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários, ele é um investimento de renda variável negociado na bolsa de valores.

O BDR é criado por uma instituição depositária, que adquire ativos no mercado internacional e, depois, emite um certificado com lastro nesses investimentos. É possível encontrar BDRs de fundos, de ações e de títulos de dívidas (bonds).

Mas atenção: com a aquisição do certificado, o investidor não se torna o dono dos ativos internacionais. Trata-se de um investimento indireto, de modo que ele passa a ter o direito de acompanhar os resultados gerados pelo investimento.

O que é e como funciona um ETF?

Entre as modalidades do mercado financeiro existem os fundos de investimento. Esses veículos funcionam como condomínios financeiros e se caracterizam pela aquisição de cotas de participação por parte dos investidores.

As decisões e operações ficam sob a responsabilidade de um gestor profissional. É ele que movimenta os recursos de acordo com a estratégia definida, buscando os resultados para todo o grupo de cotistas.

O ETF é um dos tipos de fundo de investimento. A sigla significa exchange traded fund — ou fundo de índice. A estratégia dele consiste em replicar a carteira teórica de um indicador de referência, a partir de uma gestão passiva.

Desse modo, a intenção é que o desempenho do fundo seja equivalente ao do indicador, antes que sejam aplicadas taxas e impostos. As cotas dos ETFs também ficam disponíveis para negociação na bolsa de valores.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é o BDR BEWA39?

Com o que você já sabe até aqui, é possível se aprofundar sobre o BEWA39. Isso porque ele é um BDR de ETF ligado ao mercado australiano. Na prática, adquirir esse certificado significa expor os seus recursos ao desempenho de um ETF que reúne diversas ações australianas.

Para entender melhor como a alternativa funciona, acompanhe a leitura e conheça as principais características do BEWA39!

Composição do ETF

O fundo de índice no qual o BEWA39 é lastreado é o iShares MSCI Australia ETF. Esse fundo utiliza como benchmark o indicador MSCI Australia Index, o qual é composto por ações de média e alta capitalização do mercado australiano.

Em julho de 2021, 65 empresas compunham esse fundo de índice. Entre as companhias estão Commonwealth Bank of Australia, BHP Group e CSL. O setor financeiro era o principal a compor o índice nesse período, seguido pela área de materiais e de saúde.

Criação

O ETF iShares MSCI Australia foi criado em março de 1996 e suas cotas são negociadas na NYSE, a bolsa de valores de Nova York. Já o BDR BEWA39 passou a estar disponível na bolsa brasileira em junho de 2021.

Quais são as vantagens de investir em BDR?

Caso você esteja se perguntando sobre os motivos para investir em um BDR, é válido conhecer quais podem ser os benefícios. Um deles é a capacidade de expor seus recursos ao mercado externo de maneira prática.

É possível compor uma carteira internacional formada por diferentes BDRs, por exemplo. Como o investimento é feito diretamente pela B3, não será preciso criar conta em uma instituição financeira internacional ou fazer a conversão cambial.

Em relação ao câmbio, essa pode ser uma oportunidade de fazer com que seu patrimônio fique exposto às variações do dólar. Assim, BDRs como o BEWA39 podem proteger sua carteira da valorização da moeda em relação ao real em certos momentos.

Investir em BDRs, especialmente os que são lastreados em ETFs, também pode ser uma forma de aumentar a diversificação de investimentos. Assim, você se expõe a diversos ativos de outros países e dilui os riscos do Brasil.

No caso específico do BEWA39, você pode investir em empresas australianas indiretamente. Logo, é possível acessar companhias que não são listadas no Brasil. Porém, não se esqueça de que esse certificado é um investimento de renda variável, não sendo possível garantir retornos.


Quais são os riscos de investir em BDR?

O investimento em BDR apresenta riscos que não devem ser ignorados na sua tomada de decisão. O fato de ser de renda variável faz com que haja um impacto causado pela volatilidade nos preços de negociação.

Além disso, pode haver um risco de liquidez, já que foi no final de 2020 que os BDRs se tornaram disponíveis para todos os investidores. Como o mercado ainda está em expansão, pode não ser tão fácil negociar o certificado no momento desejado.

Porém, esses riscos podem ser gerenciados ou até diluídos, dependendo da estratégia adotada. Por exemplo, compondo uma carteira diversa e equilibrada.

Como investir no BEWA39?

Conhecendo as características do BDR, você pode ter interesse em investir no BEWA39. Sendo esse o caso, é necessário ter conta em um banco de investimentos. Por meio dele, você poderá acessar o home broker e fazer operações na bolsa.

Para investir, confira o ticker e as informações do BDR para ter certeza de que é o certificado desejado. Depois, é preciso emitir uma ordem de compra. Com a liquidação, o investimento passará a fazer parte da sua carteira.

Se quiser montar um portfólio sólido e que esteja alinhado às suas características, também é interessante buscar ajuda de uma assessoria de investimentos. Com informações qualificadas e atendimento exclusivo, é possível tirar dúvidas e conhecer as alternativas disponíveis.

Como você viu, o investimento no BDR BEWA39 é uma oportunidade que permite expor seu patrimônio ao mercado australiano. Mas a decisão sobre investir ou não nele depende da análise do seu perfil, seus objetivos e as perspectivas e riscos do BDR.

Quer ajuda para encontrar o caminho ideal para você compor seu portfólio? Entre em contato conosco da Renova Invest e veja como podemos ajudar!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.