Renova Invest Facebook

Investindo em ações que pagam dividendos mensais. Veja como

Dividendos de 38 empresas superam a inflação
Dividendos de 38 empresas superam a inflação

Tornar seus investimentos em uma fonte de renda passiva é um dos principais objetivos daqueles que investem em empresas na bolsa de valores. Por isso, muitos investidores buscam fazer aportes em ações que pagam dividendos mensais.

Essas alternativas fazem repasses de lucros regularmente aos investidores. No entanto, é preciso saber que na renda variável não existem garantias de resultados positivos. Por isso, é indispensável fazer uma análise dos ativos e do mercado para identificar as melhores oportunidades.

Você quer saber como investir em ações que pagam dividendos mensais? Acompanhe a leitura deste artigo para aprender a encontrar essas empresas na bolsa!

O que são dividendos?

Para entender como usar as ações em sua estratégia de renda passiva, é importante saber o que são os dividendos, não é mesmo? Mas, antes, vale lembrar que uma ação corresponde a menor parcela de uma empresa de capital aberto.

Portanto, o investidor está se tornando um sócio da empresa quando adquire seus papéis na bolsa de valores. Na posição, ele pode usufruir de certas vantagens — como ser incluído nos processos de repasse de lucros.

Assim, os dividendos representam um tipo de provento que as empresas podem pagar aos investidores. Eles são uma parte do lucro líquido da companhia que o acionista recebe em forma de dinheiro. Logo, eles podem transformar seus investimentos em uma fonte de renda passiva.

No mercado brasileiro, todas as empresas de capital aberto são obrigadas a distribuir dividendos. Mas elas podem definir o percentual de repasse e a frequência em seu estatuto. Ademais, cada acionista recebe uma quantia proporcional à quantidade de papéis que possui.

Embora haja a obrigação de dividir parte dos lucros pelo menos anualmente, nem sempre as empresas listadas na bolsa de valores fazem o repasse. Afinal, os dividendos dependem do lucro líquido da organização. Se ela não registrar lucros ou tiver prejuízos, não há como pagar esses proventos.

Por que investir com foco nesses proventos?

Você já aprendeu o que são dividendos. Agora é necessário compreender os motivos para investir com foco nesse tipo de provento. Afinal, por que tantos investidores têm interesse nessa estratégia? Isso se deve às vantagens que os dividendos podem trazer.

Em primeiro lugar, eles são uma das principais formas de transformar a sua carteira de investimentos em uma fonte de renda passiva. E ter essa renda pode ser um passo importante para alcançar a independência financeira.

Além disso, os dividendos contribuem para a ampliação do seu patrimônio. Eles podem fazer com que você aumente o seu volume de investimentos e, consequentemente, expanda seu potencial de resultados. No longo prazo, inclusive, é possível viver de dividendos a partir do acúmulo de renda.

Ademais, investir em ações que pagam dividendos mensais pode contribuir para uma otimização do seu planejamento financeiro. Isso acontece porque o recebimento regular permite que você desenvolva novas estratégias para o seu orçamento.

Contudo, é fundamental reforçar que não existem garantias para esse recebimento. Dessa maneira, mesmo que haja um histórico de repasses da empresa, tenha em mente que não há como assegurar que ela continuará pagando bons dividendos no futuro.

Como investir em ações que pagam dividendos mensais?

Sabendo que investir com foco em dividendos pode ser benéfico para as suas finanças, você pode ter interesse em saber como encontrar ações na bolsa de valores que pagam dividendos mensais.

Confira o que avaliar para identificar oportunidades!

Faça uma análise fundamentalista da empresa

A análise fundamentalista é uma prática que auxilia investidores com foco no longo prazo. Por meio dela, é possível conhecer os principais indicadores de uma empresa e conduzir um estudo mais aprofundado sobre a situação do negócio.

Desse modo, você deve conhecer aspectos como os índices de desempenho, a estratégia da sua gestão e como a companhia se posiciona no mercado. Assim, há a possibilidade realizar projeções mais sólidas para o curto, médio e longo prazo da empresa.

Priorize indicadores de dividendos

Se o seu foco está em ações que pagam dividendos mensais, você deve valorizar os indicadores de dividendos durante a sua análise de fundamentos. O dividend yield e o dividend payout estão entre aqueles que você pode avaliar.

O dividend yield coloca a quantia paga em dividendos em perspectiva com o preço unitário das ações. Desse modo, você tem uma melhor clareza para visualizar os retornos que determinados papéis ofereceram. Ele também pode ser usado para comparar empresas de um mesmo setor.

Por sua vez, o dividend payout considera os dividendos pagos em relação ao lucro líquido da companhia no mesmo período. Com isso, ele indica a porcentagem dos lucros da empresa que está sendo repassada aos acionistas.

Defina uma estratégia com foco no longo prazo

O foco em dividendos é uma estratégia de longo prazo. Portanto, é importante manter aportes regulares nesses ativos. Isso ajudará a potencializar o acúmulo do seu patrimônio — mesmo começando com pouco capital.

Ademais, focar no longo prazo também é interessante para diminuir os impactos da volatilidade do mercado em sua carteira. Então esse tipo de estratégia costuma trazer menos riscos que aquelas de curto prazo.

Conheça seu perfil e seus objetivos

Além de todos os pontos já abordados, você deve considerar o seu perfil de investidor. Como vimos, o investimento em ações não apresenta garantias de lucro. Portanto, ele é mais adequado para investidores com maior tolerância aos riscos — como moderados e arrojados.

Em alinhamento com o seu perfil, você deve traçar objetivos financeiros. Depois, é possível pensar no prazo de cada meta e ver se o investimento com foco em dividendos pode ser adequado para o que você deseja.

Conte com o suporte de uma assessoria

Por fim, vale a pena contar com o suporte de um assessor de investimentos para tirar suas dúvidas acerca da estratégia. Esse profissional dará o auxílio necessário para que você entenda o mercado financeiro e consiga conhecer os investimentos adequados ao seu perfil e objetivos.

Como você aprendeu, encontrar ações que pagam dividendos mensais é importante para aqueles investidores que buscam criar uma fonte de renda passiva. Se é o seu caso, não deixe de analisar as companhias e seus indicadores para identificar as oportunidades mais adequadas para a sua estratégia.

Você quer ficar mais próximo dos seus objetivos financeiros? Fale com um dos nossos assessores na Renova Invest!

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.