Renova Invest Facebook

10 ações melhores pagadoras de dividendos do Ibovespa; veja aqui

Quais sao as maiores pagadoras de dividendo da Bolsa
Quais sao as maiores pagadoras de dividendo da Bolsa

É sempre uma boa notícia receber dinheiro, não é mesmo? Os papéis fazem parte do índice Ibovespa e podem estar dando um bom retorno aos investidores. Com dados são referentes de 01 de setembro de 2021 até 30 de setembro deste ano, deu para ter uma noção das 10 ações que mais pagou os dividendos.

Tornar seus investimentos em uma fonte de renda passiva é um dos principais objetivos daqueles que investem em empresas na bolsa de valores. Por isso, muitos investidores buscam fazer aportes em ações que pagam dividendos mensais.

O que são dividendos?

Para entender como usar as ações em sua estratégia de renda passiva, é importante saber o que são os dividendos, não é mesmo? Mas, antes, vale lembrar que uma ação corresponde a menor parcela de uma empresa de capital aberto.

Portanto, o investidor está se tornando um sócio da empresa quando adquire seus papéis na bolsa de valores. Na posição, ele pode usufruir de certas vantagens — como ser incluído nos processos de repasse de lucros.

Assim, os dividendos representam um tipo de provento que as empresas podem pagar aos investidores. Eles são uma parte do lucro líquido da companhia que o acionista recebe em forma de dinheiro. Logo, eles podem transformar seus investimentos em uma fonte de renda passiva.

No mercado brasileiro, todas as empresas de capital aberto são obrigadas a distribuir dividendos. Mas elas podem definir o percentual de repasse e a frequência em seu estatuto. Ademais, cada acionista recebe uma quantia proporcional à quantidade de papéis que possui.

Embora haja a obrigação de dividir parte dos lucros pelo menos anualmente, nem sempre as empresas listadas na bolsa de valores fazem o repasse. Afinal, os dividendos dependem do lucro líquido da organização. Se ela não registrar lucros ou tiver prejuízos, não há como pagar esses proventos.

10 ações melhores pagadoras de dividendos do Ibovespa

Recentemente, o Gorila levantou quais foram as melhores pagadoras de dividendos entre as empresas que compõem o Ibovespa. O ranking levou em consideração o Dividend Yield (DY), que revela a relação entre os dividendos pagos e o valor de cada ação.

Para chegar ao resultado, a plataforma relacionou os valores que os clientes cadastrados receberam ao longo de 2022, somados dividendos e JSCP. Um ponto importante é que só recebe os proventos quem deter o papel até a Data Com informada no comunicado da empresa.

Os dados são referentes até o final de setembro, dia 30. Além disso, até esse dia, já tinham uma data de pagamento no site da B3. Veja as melhores pagadoras de dividendos 2022:

POSIÇÃO TICKER DY (%) NOMINAL POR AÇÃO (R$)
1 PETR4 56% 16,56
2 PETR3 51% 16,56
3 BRKM5 35% 9,24
4 BRAP4 34% 7,62
5 MRFG3 26% 2,59
6 GOAU4 23% 2,30
7 CMIN3 17% 0,55
8 CPLE6 16% 1,06
9 CMIG4 16% 1,68
10 DXCO3 14% 1,28

Fonte: Gorila e B3

Quais são as empresas que mais distribuem dividendos?

Para aproveitar o potencial das melhores pagadoras de dividendos, é preciso entender que essa configuração varia. Dependendo dos resultados e do que está previsto no estatuto do negócio, há distinções quanto ao valor a ser distribuído entre acionistas.

No entanto, algumas empresas reúnem características comuns e que estão associadas a um alto pagamento de dividendos. É o caso das companhias que não precisam realizar reinvestimentos frequentes. Assim, sobra mais dinheiro para chegar até os acionistas.

Essa característica é comum entre empresas sólidas e que já se expandiram o suficiente, por exemplo. Alguns setores também se destacam, como o segmento de energia elétrica e o setor financeiro.

Eles também costumam contar com lucros bem elevados, o que favorece a distribuição. É por isso que Ações de companhias elétricas e de bancos podem se destacar quanto à distribuição de dividendos.

Ainda assim, é preciso avaliar com atenção. Há negócios em diversos outros segmentos que podem apresentar um comportamento interessante. Da mesma forma, nem todas as companhias de determinado segmento serão boas fontes de dividendos.

Como encontrar as maiores pagadoras de dividendos da bolsa?

Tendo uma ideia sobre quais são as empresas que se destacam na distribuição de lucro, é preciso saber como realmente encontrá-las no mercado financeiro. Para tanto, o ideal é realizar uma análise fundamentalista do negócio.

É possível começar com comparações do preço da Ação pelo lucro líquido, por exemplo. Assim, é possível entender se o ativo está destacado e, principalmente, se o potencial de lucro é interessante. Somente um indicador não trará todas as informações, mas é um ponto de partida.

Também é oportuno conferir a saúde financeira do negócio, como ao avaliar o nível de endividamento. Afinal, as maiores pagadoras de dividendos são aquelas que têm um lucro líquido consolidado. Isso exige uma boa margem e um bom desempenho de custos.

Não menos importante, é interessante avaliar indicadores específicos para encontrar as maiores pagadoras de dividendos da bolsa. O dividend yield (DY) é um indicador dado pela relação entre o total pago na forma de dividendos pelos preços das Ações.

Valores maiores costumam se mostrar interessantes, já que indicam uma boa relação de retorno. Também vale a pena utilizar o dividend payout. Seu cálculo busca conhecer a relação entre dividendos distribuídos e lucro líquido do negócio.

A análise deve ser feita de maneira integrada, com a ajuda de outros indicadores fundamentalistas. Ou seja, você não deve focar apenas na quantidade de dividendos, mas também na perspectiva do negócio como um todo para o longo prazo.

Como vimos, o investimento nas melhores pagadoras de dividendos pode ajudar na sua rentabilização do portfólio e na conquista de objetivos. Então não deixe de analisar os fundamentos das empresas para identificar onde estão as maiores oportunidades!

Por que as empresas pagam dividendos?

Tão importante quanto entender a distribuição de lucro é saber por que os dividendos são pagos. Um dos motivos é ter uma determinação legal. Todas as empresas de capital aberto no Brasil devem distribuir lucros. Ou seja, as que são listadas na bolsa precisam apresentar proventos.

No entanto, a lei não estabelece a frequência e o percentual de divisão. Eles devem constar no estatuto da empresa. Assim, há um segundo motivo para pagar bons dividendos: ter uma política interessante torna a empresa mais atraente para os investidores.

Assim, o negócio consegue atrair novas pessoas e sua Ação pode ter resultados de valorização no mercado devido à maior procura. Isso traz efeitos positivos na imagem e na consolidação do negócio.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.