Renova Invest Facebook

Entenda a diferença entre Dividendos e JCP

dividendos e JCP
dividendos e JCP

Ao investir em ações, é possível ter lucros com a sua venda em um preço mais elevado do que adquiriu ou também com o pagamento de proventos pelas empresas. Dentre eles, podemos destacar dividendos e JCP (juros sobre capital próprio), que são os mais frequentes.

Ambos têm características semelhantes, mas também distinções que precisam ser consideradas. Assim, é possível analisar as vantagens e as desvantagens de cada um para selecionar os ativos com melhor potencial para o seu planejamento e estratégia de investimentos.

Neste artigo, você entenderá o que são esses conceitos e como obter rentabilidade com o foco no recebimento de proventos. Vamos lá?

O que são proventos?

Os proventos são benefícios e formas de remuneração que as empresas de capital aberto podem oferecer aos seus investidores. Além das ações, os fundos imobiliários (FIIs) e o BDRs (brazilian depositary receipts) também podem distribuir alguns tipos de proventos.

Quando se fala em ações, eles podem ser oferecidos na forma de dinheiro ou em outras vantagens — por exemplo, com mais ações ou direito de comprar novos papéis. No caso de dividendos e JCP, as empresas fazem a distribuição de parte do seu lucro.

Algumas companhias que precisam desenvolver seus projetos podem optar por reinvestir o lucro em seu crescimento em vez de distribuir. As informações sobre o pagamento dos proventos podem ser consultadas no estatuto e no histórico da empresa para saber se existe uma tradição dessa oferta.

O que são dividendos?

Como você viu, os dividendos são um tipo de provento que pode ser pago pelas empresas ou fundos imobiliários aos investidores. Essa é a maneira mais comum de distribuição do lucro apurado — e também a mais conhecida.

Os dividendos são distribuídos depois que os emissores quitaram o Imposto de Renda (IR). Por essa razão, os investidores ficam isentos do tributo. A distribuição é feita de forma proporcional à quantidade de papéis ou cotas que cada investidor detém.

Cada empresa ou fundo pode determinar o percentual e a frequência de pagamento. Essas informações devem estar descritas no estatuto ou lâmina do investimento.

No caso de companhias com capital aberto, é realizada uma assembleia geral ordinária de acionistas. Nela, a empresa apresenta a demonstração de resultados do exercício (DRE) e a proposta de dividendos, que dependem de aprovação.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que são juros sobre capital próprio?

Os JCP são semelhantes aos dividendos, porém, sem a isenção do IR. Nesse caso, as companhias declaram o provento como despesa. Isso permite repassar o custo do Imposto de Renda para os investidores.

A alíquota é de 15% e fica retida na fonte. Ou seja, você já recebe o valor com desconto do IR. Apesar de terem o ponto negativo da cobrança do imposto, eles podem trazer mais ganhos aos acionistas.

Isso porque proporcionam uma vantagem para as empresas — que podem decidir distribuir mais JCP para cadastrar como custo. Assim, a companhia pode distribuir uma parte do lucro em dividendos e uma maior como JCP, por exemplo.

Quais são as vantagens de investir pensando em dividendos e JCP?

O principal fator que leva investidores a selecionarem seus ativos com foco em dividendos e em JCP é a possibilidade de adquirir uma renda passiva. Para algumas pessoas, aposentar-se e viver de renda pode ser o objetivo de longo prazo.

Esse recebimento também permite reinvestir o dinheiro e aumentar o patrimônio ou ter uma quantia a mais para o seu uso pessoal. Além disso, pode estar ligado a uma carteira mais segura e menos vulnerável à volatilidade, pois costuma envolver empresas e fundos consolidados.

Ademais, o retorno acumulado com os dividendos se soma ao que pode ser obtido com a venda dos papéis em caso de valorização. Desse modo, investir com foco em dividendos tem a capacidade de se mostrar uma alternativa vantajosa para quem busca incrementar os ganhos na renda variável.

Como investir para viver de proventos?

Agora que você sabe o que são e como funcionam os dividendos e JCP, é preciso conhecer os caminhos para recebê-los. Confira a seguir dicas para investir com foco no recebimento de proventos!

Conheça seu perfil de investidor e objetivos

O primeiro aspecto a se considerar antes de fazer qualquer investimento é o seu perfil de investidor. Como as alternativas que pagam proventos fazem parte da classe da renda variável, é preciso ter a consciência de que elas oferecem riscos que devem ser alinhados à sua tolerância.

Apesar de as empresas consideradas boas pagadoras de proventos geralmente serem mais sólidas, elas não são isentas de risco. Ainda há uma exposição à volatilidade do mercado. Da mesma forma, é preciso considerar seus objetivos, ponderando que essa é uma estratégia de longo prazo.

Saiba quais são os investimentos possíveis

Se os investimentos nessas alternativas estiverem adequados ao seu perfil, o próximo passo é selecionar os ativos para compor a carteira. Para isso, é preciso analisar as informações de cada um deles para verificar as definições dos proventos.


Além das ações, você viu que fundos de investimentos imobiliários também têm o costume de distribuir dividendos. Inclusive, isso pode acontecer em uma maior frequência — até mesmo mensalmente.

Realize uma análise das empresas e fundos

A análise fundamentalista das empresas e fundos é muito importante para selecionar as melhores opções para a sua carteira. É possível utilizar diversos indicadores para compreender os fundamentos.

Além disso, você também pode contar com indicadores que ajudam a verificar o pagamento de proventos e a média de valor. Um dos principais é o dividend yield (DY), que mostra o retorno em dividendos em relação ao custo do aporte.

Diversifique os investimentos

A diversificação dos investimentos é uma estratégia sempre válida para obter benefícios no mercado financeiro. Se a sua meta é viver de renda ou contar com um retorno regular de proventos, a seleção de ativos diferentes pode contribuir de várias formas.

Com isso, há maiores chances de equilibrar os riscos e de aproveitar oportunidades diferentes. Uma carteira focada em obter proventos também traz a possibilidade de considerar a frequência de cada um deles para alcançar uma rentabilidade mais regular.

Assim, você pode, por exemplo, manejar os seus aportes de forma que o portfólio alcance o recebimento de proventos mensais.

Saber o que são proventos, bem como compreender o funcionamento dos dividendos e dos JPC ajuda a analisar a possibilidade de investir pensando em obter esse benefício. Portanto, avalie se essa proposta está alinhada ao seu perfil e se pode contribuir com seus objetivos!

Como vimos, os FIIs são uma opção para quem deseja receber proventos. Por isso, veja também como escolher bons fundos imobiliários!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.