Buscar boas oportunidades de investimentos em ações também pode envolver o mercado externo. Porém, em vez de aportar diretamente nos ativos internacionais, é possível ter mais praticidade com o BDR, por exemplo. Entre as alternativas, está o BVLU39.

Esse certificado ficou disponível na B3 em 2021 e está atrelado a um ETF ou fundo de índice. Ele traz vantagens e riscos que devem ser ponderados antes do investimento. Assim, você tem a chance de fazer uma escolha conveniente para a sua estratégia.

A seguir, confira um conjunto de informações que você deve conhecer sobre o BDR BVLU39!

O que é ETF?

Antes de entender o BVLU39 e saber como funciona um BDR, especificamente, é importante descobrir o investimento em ETF. Sigla para exchange traded fund, esse veículo financeiro também é conhecido como fundo de índice.

Essa é uma alternativa de fundo de investimento, cuja participação depende da aquisição de cotas. A alocação dos recursos é feita por um gestor profissional, que toma as decisões com base na estratégia adotada.

No caso do ETF, a estratégia consiste em replicar a carteira teórica de um indicador de mercado. Portanto, ocorre o investimento nos mesmos ativos e na mesma proporção do índice que o ETF segue.

Assim, o objetivo desse fundo de investimento é obter um resultado igual ou equivalente ao índice de mercado — antes de taxas e impostos.

O que é BDR?

Já o BDR é um investimento na renda variável que também é chamado de brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Ele é criado por uma instituição depositária, que adquire os ativos internacionais de forma direta.

Em seguida, a instituição emite o certificado com lastro nos ativos internacionais. Logo, quando o investidor tem o BDR na carteira, ele passa a estar exposto ao desempenho do investimento no mercado externo.

Inicialmente, o BDR poderia ser apenas de ações. Porém, a partir de 2020 também se tornou possível investir em BDRs de ETFs e de títulos de dívida (bonds).

O que é o BDR BVLU39?

Agora que você conhece o que é um BDR e um ETF, pode entender melhor o BVLU39 — que, como vimos, é um BDR de ETF.

Nesse caso específico, o certificado tem lastro em cotas de investimento do iShares MSCI USA Value Factor ETF. Esse fundo de índice é negociado na bolsa norte-americana desde abril de 2013.

Como o BDR BVLU39 é composto?

A composição do BVLU39 tem relação ao fundo ao qual o certificado é lastreado. O ETF é negociado pelo ticker VLUE e tem como objetivo replicar a carteira teórica do índice MSCI USA Enhanced Value Index.

Esse indicador tem exposição a ações de companhias de média e alta capitalização, com valuations menores. A intenção é encontrar empresas de valor com ações descontadas. Ou seja, que são negociadas abaixo do que realmente valem.

Até julho de 2021, o índice era composto por 150 negócios. Com destaque para os setores de tecnologia da informação, saúde, consumo, finanças e comunicação. Entre as companhias, estão Intel, Cisco, General Motors, Pfizer, FedEx e outras.

Quais são os benefícios do investimento em BDR?

Investir em BDR pode apresentar vantagens para os investidores que tenham características alinhadas a ele. Um dos principais pontos é a exposição da carteira às condições do mercado internacional.

Isso ajuda na diversificação do portfólio, já que um investimento no exterior tem correlação negativa com um investimento no mercado interno. Assim, pode ser uma forma de deixar seu dinheiro menos vulnerável a questões internas, como crises econômicas ou políticas.

Também pode ser um meio de ter exposição cambial e de se proteger, ao menos parcialmente, da valorização do dólar. Isso porque, com o aumento no câmbio, o BDR atrelado a um índice de ativos dessa moeda passará a valer mais.

Além disso, vale notar que investir em BDR é mais prático que realizar a aquisição de ativos diretamente. Tudo é feito pela bolsa brasileira, não sendo necessário abrir conta em outra instituição de outro país ou fazer a conversão cambial.

Outro ponto importante sobre o BVLU39 é que o ETF no qual ele está lastreado realiza o pagamento de dividendos, que também são pagos aos investidores do BDR. Então é possível obter uma segunda forma de consolidar rendimento.

Quais os riscos de investir em BDR?

Ao mesmo tempo, é necessário se lembrar de que o BDR é um investimento de renda variável. Isso, naturalmente, faz com que haja mais riscos. O risco principal é o de mercado, que decorre das flutuações nos preços que podem ocorrer devido à percepção do mercado.

Ademais, o BDR tem exposição cambial. Embora possa proteger de altas do dólar em relação ao real, é importante saber que o câmbio traz riscos. Assim, vale a pena considerar essas características para decidir e saber manejar os riscos.

Como investir em BDR?

Depois de conhecer as vantagens e os riscos do BDR, é o momento de descobrir como realizar o investimento. Antes de tomar a decisão, considere o seu perfil de investidor, que determina seu nível de tolerância ao risco.

No geral, o BDR tende a estar mais alinhado com investidores moderados e arrojados, pois são esses os perfis com uma tolerância maior ao risco e à volatilidade.

Considere também seus objetivos financeiros. Se você tiver interesse em investir no longo prazo, essa pode ser uma alternativa pela diluição de riscos ao longo do tempo. Ainda, pode fazer sentido para quem busca compor renda passiva, devido à distribuição de dividendos.

Após chegar à conclusão de que a escolha vale a pena, você precisa ter uma conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. É assim que se torna possível acessar o home broker e adquirir o BDR de interesse.

No lançamento, o BVLU39 ficou destinado a investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão investido) ou profissionais, mas isso pode mudar com o passar do tempo.

Caso tenha dúvidas sobre o BVLU39 ou qualquer outra alternativa do mercado, ter apoio é importante. Para tanto, conte com uma assessoria de investimentos. Os assessores apresentarão oportunidades, tirarão dúvidas e poderão ajudá-lo a compor uma carteira cada vez mais sólida.

Como você viu, o BDR BVLU39 foca em ações descontadas na bolsa norte-americana. Isso pode favorecer os resultados, mas também há riscos que não devem ser desconsiderados. Portanto, avalie a alternativa com atenção antes de decidir.

Quer ajuda para compreender melhor essa e outras opções do mercado? Conheça a assessoria de investimentos da Renova Invest!