A análise fundamentalista auxilia muitos investidores a escolher suas ações. Além disso, a técnica também é utilizada por grandes gestores de fundos. Mas você sabia que existe um BDR de ETF com investimentos escolhidos através de indicadores fundamentalistas? Seu ticker é BQUA39.

Ao investir nesse BDR o seu capital estará exposto a empresas de grande e média capitalização dos Estados Unidos. Portanto, pode ser uma alternativa para diversificar a sua carteira com foco nessas companhias, desde que se alinhe às suas necessidades.

Quer conhecer melhor o BDR do ETF iShares MSCI USA Quality Factor (BQUA39)? Então acompanhe a leitura deste artigo e descubra se ele é interessante para sua carteira!

O que é um BDR?

Se você ainda não sabe o que é um BDR, trata-se de um investimento de renda variável. O termo significa brazilian depositary receipt, ou certificado de depósito de valores mobiliários.

Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: uma empresa depositária adquire ativos estrangeiros nos mercados mundiais e faz a sua custódia no Brasil. Na sequência, os BDRs lastreados nos ativos são emitidos e disponibilizados para negociação na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Vale destacar que o BDR deve estar atrelado a um investimento que não é negociado no mercado nacional. Assim, ao adquirir esse certificado, você estará se expondo a ações, títulos públicos, ETFs e outros ativos internacionais, sem precisar sair do país. Este é o caso do BQUA39.

Quando o BQUA39 foi lançado?

No passado, os BDRs somente podiam estar lastreados em ações de companhias estrangeiras.  Contudo, a partir de novembro de 2020, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu a sua emissão com lastro em títulos de dívidas públicas, ETFs, e outros investimentos internacionais.

Desde então, diversos novos BDRs surgiram no mercado, como o BQUA39. Esse é um BDR de ETF anunciado em 29 de abril de 2021 pela B3 em parceria com a empresa Black Rock — considerada uma das maiores gestoras de ativos do mundo.

O que é um ETF?

Como o BQUA39 é um BDR de ETF, é relevante conhecer o conceito de ETF. Sigla para exchange traded fund, ou fundo de índice, esse é um fundo de investimento cujo objetivo é acompanhar a performance de um indicador de referência.

Desse modo, o ETF conta com um gestor profissional para fazer negociar os ativos que compõem o seu portfólio. Como o objetivo é acompanhar o benchmark, a estratégia consiste em replicar a carteira teórica do índice.

A qual ETF o BQUA39 está atrelado?

Como você viu, o BQUA39 está atrelado ao ETF iShares MSCI USA Quality Factor. Nesse caso, as cotas são negociadas na Cboe BZX (uma bolsa norte-americana) sob o código QUAL, desde julho de 2013. Já o índice de referência seguido é o MSCI USA Sector Neutral Quality Index.

A escolha das ações que compõem o índice espelhado é feita por meio da leitura de 3 indicadores da análise fundamentalistas. São eles:


  • retorno sobre o patrimônio líquido (ROE);
  • dívida líquida/ patrimônio líquido;
  • variação do lucro.

Na prática, são indicadores que medem a capacidade de uma empresa gerar lucro, a estabilidade desses lucros ao longo do tempo, bem como seu endividamento (alavancagem). Pela sua relevância, essas informações norteiam diversos investidores em suas decisões.

Entre as empresas americanas que atendem aos requisitos, vale destacar o Facebook, Nike, Microsoft, Apple, Johnson & Johnson, Nvidia, Mastercard e Visa. Ainda, a própria BlackRock, que também é a gestora do ETF iShares MSCI USA Quality Factor, faz parte do indicador.

Quais as vantagens e desvantagens de investir no BQUA39?

Escolher o BQUA39 para sua carteira pode proporcionar vantagens, mas também certos riscos. Assim, vale a pena conhecê-los para avaliar se o ativo pode ser uma boa alternativa de investimento. Confira!

Exposição internacional

Uma das principais vantagens de se investir em BDRs é a possibilidade de exposição ao mercado internacional. Como você notou, ao investir no BQUA39 seu capital estará exposto a grandes companhias do mercado norte-americano que não são negociadas no Brasil.

Praticidade

A praticidade é outra vantagem. Isso porque você não precisará despender tempo e dinheiro abrindo conta no exterior ou arcar com os custos na realização de câmbio. Afinal, o BDR é negociado na B3, em moeda corrente nacional.

Proteção cambial

Outra vantagem está relacionada à exposição cambial. No caso do BQUA39, o investimento está atrelado a um ETF que tem as cotas negociadas em dólar. Portanto, o investimento pode trazer ganhos ou ajudar na proteção do portfólio diante da variação das moedas.


Possibilidade de receber dividendos

Embora o investidor de BDR não se torne o titular das ações das companhias estrangeiras, ele poderá receber os dividendos distribuídos por elas — como acontece no BQUA39. Ademais, os valores são repassados diretamente pela depositária, já com os descontos de impostos e taxas.

Riscos

Em relação às desvantagens, uma das principais trata dos riscos, que são os mesmos presentes na renda variável. Aqui, vale destacar a baixa liquidez e alta volatilidade, em especial em crises econômicas — que tendem a afetar as bolsas de modo geral.

Tributação

Para alguns investidores a tributação pode ser uma desvantagem. Primeiro, os dividendos são tributados no país de origem. Depois, no Brasil, o ganho de capital com a negociação de BDRs são tributados em 15% nas operações comuns e 20% nas operações day trade.

Como comprar o BQUA39?

Se você acredita que o BQUA39 é uma alternativa adequada para a sua carteira, é importante saber como investir. Para isso, o processo de compra de BDRs é semelhante à aquisição de ações. Logo, o investidor deve ter conta em um banco de investimento de sua preferência, para ter acesso ao home broker.

Essa é a plataforma que permite negociar ativos e derivativos na bolsa de valores. Após acessar o ambiente, digite o ticker do BDR desejado — como o BQUA39. Depois digite o preço e a quantidade de cotas que pretende comprar. E, se houver contraparte interessada na oferta, a bolsa executa a operação e faz a sua liquidação em poucos dias.

Ao conferir todas essas informações a respeito do BQUA39, você poderá analisar se ele faz sentido para a sua carteira de investimentos. Para isso, é importante revisitar seu perfil de investidor e objetivos financeiros. E, caso tenha dúvidas, não deixe de buscar uma assessoria de investimentos.

Quer conhecer mais sobre o investimento em BDRs? Verifique então as desvantagens desse tipo de investimento!