Renova Invest Facebook

BMTU39: O BDR do ETF iShares MSCI USA Momentum

BMTU39
BMTU39

Investir diretamente em ações de empresas estrangeiras pode ser custoso e burocrático. Afinal, seria necessário ter conta no exterior e fazer câmbio para os aportes. Porém, existem alternativas para se expor a ativos estrangeiros pela bolsa brasileira: os BDRs, como o BMTU39.

Com esse investimento, é possível internacionalizar o seu portfólio sem sair do Brasil e sem precisar ter contas no exterior. Contudo, antes de investir é preciso entender como a alternativa funciona para entender se ela é adequada ao seu perfil e objetivos.

Neste artigo, você conhecerá o BMTU39 e aprenderá mais sobre o investimento em BDR. Não deixe de acompanhar!

O que é um BDR?

Embora os BDRs não sejam uma novidade no mercado financeiro, muitos investidores ainda não o conhecem ou não sabem como ele funciona. Então antes de aprofundarmos no estudo do BMTU39, é preciso relembrar o que é o BDR.

A sigla BDR significa brazilian depositary receipt, ou certificado de depósito de valores mobiliários, em português. Trata-se de um investimento da renda variável que pode ser negociado na bolsa de valores brasileira (B3).

Na prática, os BDRs são certificados mobiliários que estão atrelados a ativos que não são negociados no mercado nacional. Eles são emitidos por uma empresa depositária, que adquire investimentos nas bolsas de valores estrangeiras e faz a sua custódia no Brasil.

Além disso, a sua negociação é semelhante à de uma ação ou cota de fundo de investimento. Também vale saber que, no passado, os BDRs eram atrelados somente a empresas estrangeiras. Mas as regras mudaram em 2020, permitindo referenciar outros ativos como ETFs e títulos públicos.

 

O que é um ETF?

Sabendo que o BMTU39 é um BDR de ETF, pode surgir a dúvida acerca do conceito de ETF. A sigla se refere a exchange traded fund — ou fundo de índice. Esse é um veículo de investimento coletivo que busca replicar a performance de um indicador do mercado, que será o benchmark do fundo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Assim como nos fundos de investimentos, o ETF conta com a figura do gestor e dos cotistas. O gestor é responsável pela gestão do patrimônio e escolha dos investimentos que repliquem o índice de referência escolhido. Já os cotistas são os investidores, que pagam para adquirir as cotas.

O que significa BMTU39?

O termo BMTU39 é o ticker de negociação do BDR do ETF iShares MSCI USA Momentum Factor, na bolsa brasileira. Porém, é preciso entender o seu funcionamento antes de fazer aportes.

A seguir, confira mais informações sobre esse BDR!

Quando ele foi lançado?

No final de 2020, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a emissão de BDRs com lastro em ETFs. Diante disso, a BlackRock Inc. — uma das maiores gestoras globais — fez uma parceria com a B3, e disponibilizou uma grande variedade de BDRs no mercado.

O anúncio oficial do lançamento do BMTU39 aconteceu em 29 de abril de 2021. Contudo, inicialmente o BDR pôde ser negociado apenas por investidores qualificados — aqueles que possuem mais de R$ 1 milhão investidos ou certificados para atuar no mercado financeiro.

Entretanto, é possível que ele seja liberado aos demais investidores após a tradução dos documentos relevantes sobre o investimento.

O BMTU39 está atrelado a qual investimento?

Como você viu, o BMTU39 é um BDR que está atrelado ao ETF iShares MSCI USA Momentum Factor. Ou seja, é um certificado mobiliário que representa cotas desse ETF. Nesse caso, cada cota do ETF adquirido pela depositária dá lastro à emissão de 20 BDRs.

Quem administra esse ETF?

A gestão do ETF iShares MSCI USA Momentum Factor também é feita pela BlackRock, uma empresa norte-americana criada em 1988. Porém, a sua atuação no Brasil teve início apenas em 2008.

Qual é a composição desse ETF?

O ETF iShares MSCI USA Momentum Factor (MTUM) é composto por ações que fazem parte da carteira teórica do índice de referência escolhido. Nesse caso, o fundo replica o MSCI USA Momentum SR Variant Index (USD) — existente desde 16 de abril de 2013.


É importante destacar que esse índice de referência é composto por empresas estadunidenses que tenham registrado uma tendência de valorização nos últimos 6 a 12 meses. Entre elas, estão a Tesla, JPMorgan, Walt Disney, PayPal, Alphabet (Google), Bank of America e muitas outras.

Quais são as vantagens e riscos de investir em BDRs de ETFs?

Uma das principais vantagens em BDRs de ETFs é a possibilidade de diversificação de investimentos. Por exemplo, ao investir no BMTU39 você estará exposto a diversas empresas do mercado americano. Isso pode contribuir para o equilíbrio do risco e retorno de sua carteira.

Outra vantagem é a oportunidade de dolarizar seu portfólio. Como você deve ter percebido, seu capital estará exposto a ações de companhias estrangeiras, normalmente negociadas em dólar. Logo, pode trazer proteção contra eventuais desvalorizações do real.

Também vale destacar a praticidade para investir. Afinal, não é preciso abrir conta no exterior ou fazer câmbio para ter investimentos internacionais na carteira. Isso porque tudo será feito diretamente na bolsa brasileira e em moeda nacional.

O investidor ainda tem a possibilidade de lucrar com a distribuição de dividendos, que são repassados pela depositária ao titular do BDR. Ademais, o benefício será pago em reais e com impostos descontados, facilitando o processo para o investidor.

Por fim, é preciso ter em mente que o BDR se expõe aos riscos comuns da renda variável. Logo, não há garantia em relação a ganhos e é possível ter perdas. As crises econômicas, por exemplo, podem impactar o retorno desse tipo de investimento, afetando liquidez e preços.

Como adquirir o BMTU39?

Agora que você aprendeu mais sobre BDRs e o BMTU39, avalie se o investimento faz sentido para o seu portfólio. Se decidir realizar o aporte, o primeiro passo é ter uma conta em um banco de investimentos de sua confiança para ter acesso ao home broker.

Nessa plataforma de negociações, basta digitar o ticker do BDR — como o BMTU39, a quantidade de cotas e o valor que pretende pagar. Havendo uma contraparte interessada na sua proposta, a negociação será finalizada e a liquidação ocorrerá em poucos dias.

Depois de aprender o que é o BMTU39, não deixe de considerar seu perfil de investidor e objetivos financeiros antes de investir. Se necessário, você pode contar com o suporte de uma assessoria de investimentos para saber mais sobre o BDR e outras alternativas de investimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um assessor da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.