BIXJ39
BIXJ39

BIXJ39: Conheça o BDR do ETF iShares Global Healthcare

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, que colapsou o sistema de saúde e a economia mundial. Neste período um setor entrou em evidência para os investidores — o de healthcare. Para quem busca uma alternativa para investir, vale conhecer o BIXJ39.

A possibilidade de o mundo enfrentar outras pandemias, o envelhecimento da população, o aumento de doenças crônicas revelam oportunidades relacionadas à área da saúde. Contudo, no Brasil o segmento não é muito explorado, principalmente no que se refere aos investimentos.

Para ampliar as oportunidades, agora é possível investir através do BDR do ETF iShares Global Healthcare. Neste artigo será esclarecido um pouco mais sobre ele e seu funcionamento.

Confira!

O que é um BDR?

Caso você ainda não conheça o que é um BDR, saiba que se trata de uma modalidade de investimento de renda variável disponível na bolsa brasileira. BDR é a sigla para brazilian depositary receipt: um certificado atrelado a um ativo que não é negociado no país.

Seu funcionamento é simples. Uma instituição depositária realiza a compra dos investimentos estrangeiros nas bolsas mundiais. Depois, os deixam sob custódia e emitem os BDRs lastreados neles. Assim, os brasileiros podem negociar na B3, a bolsa brasileira do país.

Logo, ter um BDR é poder se expor a um investimento estrangeiro sem sair do mercado nacional. Isso tende a trazer benefícios para o investidor, que pode investir no exterior com mais praticidade.

Quando surgiu o BIXJ39?

Até novembro de 2020, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) limitava a emissão de BDRs às ações estrangeiras. Além disso, os BDRs somente podiam ser adquiridos por investidores qualificados.

No final daquele ano, a CVM autorizou a emissão de BDRs com lastro em ações, ETFs, títulos públicos etc. Assim, o mercado de certificados no Brasil aumento muito — também marcado pela mudança de possibilitar a aquisição por investidores em geral.

Em função disso, a gestora BlackRock lançou no mercado brasileiro 37 BDRs de ETFs. Entre eles, o BDR do ETF iShares Global Healthcare (BIXJ39) — que passou a ser negociado a partir 29 de março de 2021.

O que é um ETF?

Levando-se em conta que o BIXJ39 é um BDR de ETF, é pertinente conhecer o conceito de ETF.  O exchange traded fund (ETF), também chamado de fundo de índice, é um fundo de investimento que tem por objetivo acompanhar um indicador de referência.

O indicador é utilizado como benchmark e isso é feito ao replicar a carteira teórica do índice escolhido. Assim, o fundo apresenta uma gestão passiva, pois o gestor segue os critérios de investimento de um índice.

A qual ETF o BIXJ39 está atrelado?

Em relação ao BIXJ39, o fundo atrelado é o iShares Global Healthcare, que é negociado na NYSE (bolsa de valores de Nova York) desde 13 de novembro de 2001. O benchmark seguido é o S&P Global 1200 Healthcare Sector Index (TM).

Portanto, é um ETF que replica a carteira teórica de um índice composto por ações globais do setor de saúde. Logo, o investidor que comprar este BDR terá seu capital exposto a empresas como: Johnson & Johnson, Roche, Pfizer, Stryker e diversas outras.

A administração do ETF iShares Global Healthcare é feita pela BlackRock Inc., também responsável pela emissão do BDR BIXJ39. Ela é uma empresa norte-americana, fundada em 1988 e considerada uma das maiores gestoras de ativos no mundo. No Brasil, ela começou a atuar a partir 2008.

Quais as vantagens e desvantagens de investir no BIXJ39?

Ter o BIXN39 em sua carteira pode representar algumas vantagens. Assim, vale a pena conhecê-las para avaliar a alternativa. Confira!

Praticidade

Um dos principais benefícios é a praticidade. Como sua negociação é feita em reais na própria B3, não há necessidade do investidor buscar mercados internacionais nem fazer câmbio de moedas. Além disso, a burocracia internacional é minimizada.

Proteção cambial

Outra vantagem tem relação à exposição cambial. Como este BDR está lastreado em um ETF de ações internacionais cotadas em dólar, o investimento pode ter ganhos com a desvalorização do real. Assim, parte de sua carteira de investimento estará dolarizada e protegida nesse sentido.

Exposição a setor de saúde

Também há o benefício de investir em um setor em expansão. Apesar de lucros passados não garantirem rentabilidades futuras, o índice S&P Global 1200 Healthcare — benchmark do ETF do BIXJ39 — acumula uma valorização de mais 300% desde sua origem.

Assim, para quem tem interesse no setor de saúde e se sente limitado nos investimentos em empresas brasileiras, ter exposição internacional pode ser uma alternativa interessante.

Ampliação das formas de ganhos

Além disso, o BIXJ39 permite lucrar de duas formas. A primeira por meio da valorização do certificado — que pode ser vendido na bolsa com lucro. A segunda por conta do recebimento de dividendos.

Tributação

Em relação a desvantagens, pode ser citada a tributação. Em primeiro lugar, os dividendos são tributados no país de origem. Além disso, o Brasil tributa o ganho de capital em 15% nas operações comuns e 20% nas operações day trade com BDRs.

Riscos

Outra desvantagem diz respeito ao fato do BDR estar relacionado à renda variável. Isto é, o investidor não consegue antever seus lucros ou prejuízos. E a repetição de crises econômicas no cenário global pode afetar o investimento.

Como investir no BIXJ39?

Investir em BDRs é simples. O investidor só precisa ter uma conta em um banco de investimento nacional, para acessar o home broker. Ele é a plataforma de negociações da bolsa de valores, na qual se encontram os certificados.

No home broker, o investidor terá que digitar o ticker do BDR — no caso BIXJ39. Depois, basta indicar a quantidade que deseja adquirir e emitir a ordem de compra. Com a liquidação em poucos dias úteis, você terá o BDR na sua carteira.

Como visto, o BDR do ETF iShares Global Healthcare (BIXJ39) é uma forma de diversificação de investimentos. A possibilidade pode ser interessante para quem busca ter seu capital exposto a empresas estrangeiras do setor da saúde, mas sem sair do Brasil!

Quer saber mais sobre BDRs? Confira as desvantagens desse tipo de investimento!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.