Renova Invest Facebook

BABA34: Vale a pena investir no Alibaba Group?

Será que vale a pena investir no Alibaba Group pelo código de ativo BABA34? Nós já falamos anteriormente que investir na China pode ser uma ótima opção. Justamente por ser um mercado emergente, e a segunda maior economia do mundo.

E existem diversas possibilidades para você como BDRs, ETFs e outras opções de renda variavel. Por exemplo o BDR BABA34. Com abertura na B3 em 2019, esse ativo é o código para o Alibaba Group com sede na China.

No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre este ativo e entender se este é um bom investimento ou não.

O que é a Alibaba Group?

Alibaba Group é um conglomerado de empresas do segmento de varejo. Fundada em 1999 por Jack Ma em Hangzhou, China, com o objetivo de criar uma plataforma de comércio eletrônico que conectasse empresas chinesas. São diversos canais de vendas, cada um com um jeito diferente.

O Alibaba Group em si, tem o objetivo de conectar empresas chinesas com compradores internacionais. Contudo, seu modelo de negócio era B2B – Business to Business, ou seja, para empresas comprarem de empresas. Por isso, neste canal, é muito comum as compras no atacado.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Nos anos 2000, surgiu o Taobao, uma plataforma C2C semelhante ao Mercado Livre, onde pessoas físicas vendem para outras pessoas físicas. Porém, essa plataforma só estava disponível para o mercado chinês.

Já em 2008, foi a vez do lançamento do Tmall e do Alipay. O Tmall tem um modelo mais parecido com a Amazon, que é B2C – bussiness to customer, onde empresas vendem para clientes finais. Entretanto, este é um site apenas interno da China.

O Alipay por outro lado, não é um negócio de varejo. É um negócio para o varejo. O Alipay é um meio de pagamento online. Por isso, todas as transações dentro do Alibaba Group passaram a ser feitas pelo Alipay.

Partindo do princípio que China e EUA são as maiores economias do mundo. O que acontece lá afeta o resto do mundo. Antes, o Alibaba Group era só para a China. Em 2010, lançaram o Aliexpress, permitindo que empresas chinesas enviassem produtos para pessoas em todo o mundo.

A expansão Global do Alibaba BABA34

Em 2014, o Alibaba Group realizou seu IPO em setembro de 2014, na bolsa de valores de Nova York. Na época, o grupo levantou 25 bilhões de dólares e é até hoje o maior IPO do mundo. Os bancos coordenadores do IPO foram Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan Chase & Co e Morgan Stanley.


Desde então o Alibaba Group tem estado em constante expansão. E o Brasil se tornou um importante hub para a empresa. Isso acontece justamente pelo Brasil ser um forte consumidor do Aliexpress, a ponto de ser aberto um escritório aqui no Brasil.

Além disso, a China é um grande parceiro comercial do Brasil. Por isso, faz todo o sentido manter as relações comerciais estreitas. E é nesse momento que entra o BDR BABA34.

Como você já sabe, BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Na prática, esses são certificados de renda variável, com emissão no Brasil e negociação na B3, e aqui leva o nome de BABA34.

Os BDR são lastreados a investimentos estrangeiros, como ações, fundos de índice (ETFs) ou títulos internacionais de dívida (bonds). Logo, os BDRs permitem ter acesso aos resultados desses investimentos externos.

No entanto, é importante ressaltar que os BDRs não conferem participação direta nos investimentos subjacentes. Em outras palavras, ao adquiri-los, você obtém exposição ao mercado internacional, mas não se torna acionista direto de uma empresa estrangeira. Em vez disso, você se expõe aos desempenhos de empresas no exterior sem adquirir diretamente suas ações.

Desempeno do Alibaba Group (BABA34) nos ultimos 5 anos

Desempenho do ativo BABA34 nos ultimos 5 anos

 

Cenário macroeconômico mundial

Para falar sobre este assunto, convidados João Vitor Cardoso, Especialista de Renda Variável aqui na Renova Invest.

“Primeiramente, vamos partir do seguinte princípio: China e Estados Unidos como as maiores economias do mundo, tudo e qualquer coisa que aconteça por lá, vai afetar o resto do mundo. Dito isso, pensando em um cenário durante e pós pandemia, temos uma situação que coloca os dois países no meio do olho do furacão. A China como primeiro ponto focal do vírus e a economia americana mito prejudicada.

Por isso, ambos países passaram por um pico inflacionário, então o movimento natural é: subir juros para controlar a inflação. Quando os juros estão mais altos, você tem um freio econômico, justamente por tudo ficar mais caro, e isso prejudica muito o varejo.

Contudo, o mercado como um todo não aguenta muito tempo de juros altos, então em um momento, que é fundamental descer juros. E esse movimento está acontecendo no Brasil e logo começará no Estado Unidos. E juros baixos beneficiam o setor de varejo, que é onde o Alibaba Group se encontra.”

Sobre o Ativo

Portanto, pensando em um modelo de negócio de ecommerce, como é o caso do Alibaba Group, existem vantagens e desvantagens. Por exemplo:

Vantagens: 

  • Qualquer pessoa acessa;
  • Custo baixo;
  • Variedade maior;
  • Sem custos de produção do produto.

 


Desvantagens:

  • Segurança em meios de pagamento;
  • Dependência de tecnologia;
  • Divisão de lucros com fornecedores.

 

Ainda de acordo com a avaliação do especialista João Vitor, “olhando pelo lado da empresa em si, é uma boa empresa para se investir, porque além de ser sólida, pois olhando para seu histórico – onde ocorreu uma queda de mais de 50%. Nesse cenário, temos dois caminhos: o primeiro olhando pelo lado da oportunidade, afinal existe uma queda e que tendencialmente por ser uma empresa forte e expressiva, vai se recuperar.

Mas, por outro lado, é uma empresa que continua em expansão, e a queda está muito mais relacionada com o momento econômico que o mundo passou, do que efetivamente com a empresa.

E usando uma lógica rasa, o grande problema de empresas de varejo sempre é o período inflacionário. E isso explica por que o brasileiro tem certa resistência a compra de ativos do setor de varejo. Historicamente falando, temos diversos momentos os quais nossa economia foi duramente afetada por altas taxas de juros e inflação. O que é ruim para a economia como um todo, porém é o comum para um país emergente.

Por isso, se formos olhar para este ativo como um todo, a tendência sim é de melhora, afinal, mais de 90% da queda aconteceu num período de instabilidade econômica mundial, e, portanto, o reestabelecimento dessas ações virá. E isso é provado pelo resultado do último semestre da empresa.”

Vale a pena investir em BABA34?

Como sempre, tudo depende da sua estratégia de investimentos e também do seu perfil de investidor. Por isso, não deixe de conversar com um assessor de investimentos para tomar a sua decisão sobre a compra do BABA34. Você, como investidor pode e deve entender melhor seus objetivos dentro do mercado financeiro. Por isso, é necessário avaliar outros ativos que façam mais sentido ao longo do tempo.

Para ter uma carteira saudável, precisam fazer parte de seus investimentos, ativos de longo médio e curto prazo. Além de ativos de classe de varejo, bens e serviços. Lembrando que todo e qualquer investimento em ações é considerado em sua maior parte investimento de risco.

Mas se tivéssemos que qualificar um tipo de investidor desse papel, seria para o perfil arrojado. Contudo, aquele investidor que tem uma carteira bem diversificada e quer tomar alguns riscos, pode sim fazer sentido.

O que precisamos ter em mente portanto, é que todo ativo que é sensível a juros, como varejo, construção, serviços e outros, trazem certa sensibilidade ao investidor. Por isso, é muito importante seguir a estratégia do seu assessor de investimentos.

Os assessores Renova Invest estão prontos para te atender e traçar uma estratégia que faça sentido para você e seus objetivos em relação ao seu patrimônio, explicando se faz sentido ou não comprar ativos como o BABA34. Clique aqui e converse agora com um assessor.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.