Adicionar BDRs à sua estratégia de investimentos pode ser interessante para diversificar a carteira e encontrar oportunidades no mercado internacional. Por isso, é importante conhecer alternativas como o BFXH39.

Apresentando-se como um BDR de ETF, esse investimento permite exposição ao mercado global por meio de um dos mais relevantes índices internacionais. Assim, ao entender o seu funcionamento você pode avaliar as oportunidades que ele traz.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura para ter acesso às informações mais relevantes sobre o BFXH39 e o investimento em BDRs!

O que é um BDR de ETF?

Antes de compreender o BFXH39 e suas características, é interessante entender a modalidade na qual ele se insere: a de BDRs de ETFs. Para isso, veja informações sobre cada elemento de forma individual!

BDR

Os brazilian depositary receipts consistem em certificados de investimentos com lastro em ativos internacionais. Assim, eles permitem que investidores brasileiros possam, a partir de sua conta de investimentos no Brasil, expor-se ao mercado estrangeiro.

Funciona da seguinte forma: uma instituição depositária do Brasil compra os ativos diretamente no mercado de outros países. Esses ativos podem ser ações de empresas, cotas de um fundo de investimento, títulos e outros.

Após a aquisição, a instituição mantém esses papéis sob custódia e emite um certificado que os representa. Desse modo, os investidores que adquirem os BDRs estão se tornando acionistas ou cotistas de maneira indireta.

Com isso, é possível se expor ao mercado internacional e buscar valorização do seu patrimônio. Logo, um ponto positivo do BDR é a praticidade — visto que não é necessário lidar com as burocracias de abrir uma conta no exterior.

ETF

Os exchange traded funds, também conhecidos como fundos de índice, são um veículo de investimentos de gestão passiva. Isso se justifica por sua estratégia ser centrada em replicar os números de um indicador — e não superá-los.

Desse modo, imagine que você adquiriu cotas de um ETF que use como referência o Ibovespa — principal índice da bolsa brasileira. Caso o desempenho médio das empresas que compõem o indicador seja positivo, suas cotas se valorizam.

Esse resultado é possível porque os gestores do fundo de índice priorizam montar um portfólio com os mesmos ativos — e na mesma proporcionalidade — do seu benchmark. Portanto, o desempenho será similar.

BDR de ETF

Como você pode perceber, os BDRs de ETFs consistem em certificados de depósito brasileiros lastreados em cotas de ETFs. Dessa forma, as regras seguem a mesma lógica: quando o índice aponta uma alta, as cotas do ETF se valorizam e, consequentemente, o BDR também.

Investir em empresas estrangeiras não precisa ser difícil!

Baixe nosso e-book e saiba como ser sócio das gigantes internacionais: Amazon, Google, Apple, Facebook, entre outras!




O que é BFXH39?

Agora que você conhece mais sobre os BDRs de ETFs, é momento de conhecer as informações relevantes sobre o BFXH39. Esse ticker representa o First Trust Health Care AlphaDEX — que tem a própria B3 como instituição depositária.

Saiba mais!

Quando foi lançado?

A disponibilização do First Trust Health Care AlphaDEX aconteceu no dia 15 de setembro de 2021. Na data, o certificado foi lançado junto de 12 outras alternativas de BDRs de ETFs sob gestão da First Trust, gestora norte-americana.

No entanto, desde o seu lançamento o BFXH39 está disponível apenas para investidores qualificados. Esses precisam contar com mais de R$ 1 milhão em capital investido ou apresentar uma das certificações profissionais aceitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Qual seu índice de referência?

O BFXH39 caracteriza-se por acompanhar os resultados do StrataQuant Health Care Index. Ele é composto por determinadas empresas do ramo de saúde que fazem parte do Russell 1000 Index.

Nesse contexto, o fundo destaca-se por contar com grandes companhias do setor em seu portfólio. Dentro desse grupo há a Pfizer, a Johnson & Johnson e a Moderna, por exemplo.

Esse BDR paga dividendos?

Além dos pontos que você viu acima, outro aspecto interessante sobre o funcionamento do BFXH39 está na possibilidade de repassar proventos aos cotistas. Esse ponto, inclusive, difere os ETFs dos Estados Unidos dos fundos de índice que estão disponíveis no Brasil.

Contudo, é preciso destacar as mudanças relativas à tributação. De acordo com a legislação norte-americana, os dividendos são taxados em 30% em seu repasse. Assim, essa alíquota também incide para os BDRs.

Quais as vantagens de desvantagens desse investimento?

Os BDRs apresentam características interessantes em seu funcionamento, não é mesmo? Entretanto, antes de fazer esse investimento e adicionar tais certificados à sua carteira, é essencial ponderar as vantagens e desvantagens da modalidade.

Como ponto positivo é possível destacar a exposição ao mercado internacional. Com esses certificados, os investidores são capazes de adicionar ativos estrangeiros à sua estratégia e, assim, protegem-se contra eventuais instabilidades no Brasil.

Desse modo, os BDRs ajudam na diversificação, atuando para equilibrar os riscos de sua carteira. Caso as alternativas vinculadas ao mercado nacional apresentem uma má performance, um resultado positivo do BDR pode diluir os impactos negativos.

A praticidade é outro aspecto interessante dos BDRs. Como você viu, por meio deles os investidores podem dolarizar seu capital diretamente de sua conta de investimentos brasileira. Portanto, não é necessário lidar com possíveis taxas na transferência de dinheiro para outros países.

Porém, há características que precisam de uma análise com maior cautela. BDRs como o BFXH39 estão na classe de renda variável, em que não há garantia de retornos positivos. Logo, é preciso uma maior tolerância a riscos por parte do investidor.

Como investir em BDRs?

O que você achou do BFXH39 e do mercado de BDRs de ETFs? Acredita que eles podem compor sua carteira? Se for o caso, para realizar esse investimento é necessário acessar o home broker de seu atual banco de investimentos.

Será por meio dessa plataforma que você poderá acompanhar a cotação dos certificados e emitir suas ordens de compra. Assim, basta acompanhar os seus resultados diretamente de sua conta.

Como vimos, o BFXH39 se apresenta como uma alternativa para investidores com objetivo de diversificar as escolhas no mercado internacional. Ao conhecer informações relevantes sobre ele, você poderá entender os possíveis benefícios e riscos que esse certificado pode trazer.

Precisa de auxílio para entender mais sobre investimentos? Fale com um de nossos assessores!