Renova Invest Facebook

RYBD34: como investir acima da inflação com esse BDR?

RYBD34
RYBD34

A inflação é um termo econômico bastante conhecido entre os investidores brasileiros. Afinal, ela tem um grande impacto na rentabilidade de seus investimentos, além de afetar seu poder de compra. Por isso, é preciso buscar alternativas que ofereçam um retorno real positivo — como o RYBD34.

Esse é um investimento de renda variável que ajuda a proteger sua carteira da inflação ao permitir a exposição ao mercado internacional. Porém, antes de aportar nesse BDR, é preciso conhecer suas características para entender se ele faz sentido para seu perfil de investidor e objetivos.

Por isso, veja a seguir as principais informações sobre o RYBD34!

Como a inflação afeta os investimentos?

Antes de aprender como investir acima da inflação com o RYBD34, é interessante compreender como o fenômeno afeta os investimentos. Para isso, é preciso conhecer três conceitos importantes:

  • rentabilidade bruta nominal: é o rendimento total de um investimento em determinado intervalo de tempo;
  • rentabilidade líquida nominal: é o valor que você recebe depois de descontado os impostos e custos administrativos e operacionais da rentabilidade bruta nominal;
  • rentabilidade real: é o retorno financeiro de uma aplicação após descontar a inflação do período da rentabilidade líquida nominal.

Assim, é possível perceber que, ao calcular a rentabilidade real de um investimento, você saberá o quanto o seu dinheiro rendeu em relação à inflação. Portanto, é ela quem mostrará se realmente houve o aumento do seu patrimônio.

Isso acontece porque a inflação afeta o poder de compra do consumidor. Afinal, quando ela sobe, os produtos tendem a encarecer. Com isso, você precisa dispor de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de um item que antes pagava um preço menor — o que reduz seu capital.

Desse modo, para garantir que o seu dinheiro não perca poder de compra e diminua sua riqueza, é necessário que o investimento renda, pelo menos, o mesmo valor da inflação. Por isso, é fundamental entender como ela afeta seus investimentos e saber como se proteger.

Como proteger os investimentos da inflação?

Como você viu, a inflação pode influenciar a rentabilidade dos seus investimentos, bem como o crescimento do seu patrimônio. Porém, existem estratégias que podem ajudar a proteger sua carteira contra ela.

Uma das possibilidades é a exposição ao mercado internacional. Ao direcionar parte dos seus recursos aos investimentos estrangeiros, você pode aproveitar a valorização de moedas fortes para compensar as oscilações da economia brasileira.

A boa notícia é que você pode investir indiretamente no exterior por meio do próprio mercado brasileiro. Dessa forma, não é preciso fazer a abertura de conta em uma instituição financeira estrangeira.

Entre as alternativas disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira, está o brazilian depositary receipt (BDR). Trata-se de um certificado de depósito em valores mobiliários com lastro em ativos estrangeiros, como ações de empresas listadas em bolsas de outros países.

Também existe BDR de ETF e de títulos de dívida. Assim, eles trazem a oportunidade de se expor ao mercado internacional sem sair do Brasil e podem ajudar a proteger os seus investimentos da inflação brasileira.

O que é o RYBD34?

Agora que você sabe o que é um BDR e qual o seu papel em uma estratégia que visa superar a inflação, é hora de conhecer uma das alternativas disponíveis na B3: o RYBD34. Ele possui lastro em ações do Royal Bank of Canada — o maior banco canadense.

A instituição foi fundada em 1864 em Halifax, na Nova Escócia. Atualmente, o banco possui sede em Montreal e Toronto. Além disso, o Royal Bank of Canada realiza operações bancárias em mais de 36 países ao redor do mundo.

A estreia do RYBD34 na B3 aconteceu em 21 de fevereiro de 2022. Portanto, a partir dessa data, todos os investidores brasileiros puderam contar com mais uma opção de BDR na bolsa de valores local.

Quais as vantagens e riscos de investir em BDR?

Uma das principais vantagens de investir em BDR é a exposição cambial — como você viu. Afinal, existe a possibilidade de acompanhar a valorização das moedas de outros países. Desse modo, é possível obter ganhos e proteger os seus investimentos da inflação.

Outro ponto positivo é a diversificação de portfólio. Exatamente por estar relacionado com outras economias, o BDR ajuda a mitigar os riscos da sua carteira de investimentos quando o mercado interno está instável. Portanto, ele pode trazer mais segurança para o investidor.

Ainda, existe a praticidade de investir no exterior. Por meio da B3, você pode adicionar empresas internacionais em seu portfólio, sem nenhuma burocracia ou operação adicional, pois tudo é feito em reais.

No que se refere aos riscos, a principal questão está relacionada ao risco cambial. O investidor que adquire BDR está sujeito à variável do câmbio, certo? Assim, diante da desvalorização da moeda estrangeira, o rendimento do investimento também cairá, podendo gerar prejuízos para sua carteira.

Outro risco de investir em BDR é o de liquidez, que tende a ser baixa. Isso acontece porque o volume de operações pode ser pequeno por ele não ser tão conhecido no mercado brasileiro. Portanto, o BDR não pode ser negociado com tanta rapidez.

Como investir no BDR RYBD34 para se proteger da inflação?

Se, depois de aprender as principais características do RYBD34, você chegar à conclusão de que vale a pena investir no BDR para se proteger da inflação, é preciso saber como realizar o aporte. Para isso, o primeiro passo é ter conta em um banco de investimento.

Após realizar esse processo, é só acessar o home broker disponível no aplicativo ou site da instituição para negociar o BDR. No ambiente de negociação, você deve digitar o código de identificação RYBD34 e informar a quantidade de ativos que deseja adquirir.

Antes de finalizar a compra, é importante conferir todas as informações para ter certeza de que os dados estão corretos. Em caso afirmativo, é hora de enviar a ordem de compra. Assim que a operação for executada e liquidada, o BDR fará parte da sua carteira de investimentos.

Como você viu, o RYBD34 é uma das oportunidades disponíveis na B3 que permite investir buscando retorno acima da inflação. Porém, antes de se expor a esse BDR, lembre-se sempre de avaliar seu perfil de investidor e objetivos financeiros para fazer uma boa escolha!

Quer conhecer melhor essa alternativa antes de tomar a decisão? Entre em contato com a Renova Invest e aproveite nossa assessoria de investimentos!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.