Renova Invest Facebook

XFIX11: conheça o ETF do mercado de fundos imobiliários

XFIX11
XFIX11

Os fundos imobiliários (FIIs) são veículos de investimentos que alocam os recursos em ativos ou títulos do setor imobiliário. Porém, existem diversas formas de se expor a essa modalidade. Por exemplo, você conhece o XFIX11?

Ele é o primeiro ETF (exchange traded fund) que replica um índice de fundos imobiliários. Desse modo, comprar cotas desse fundo de índice pode se encaixar na estratégia de quem deseja alocar capital nesse segmento do mercado.

Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Ao longo deste artigo, você entenderá o que é o XFIX11, quais as suas características e como investir nesse fundo de índice.

Confira!

O que é e como funciona um ETF?

Para entender o que é um ETF, é necessário saber o que é um fundo de investimento. Trata-se de uma modalidade coletiva que reúne recursos para investir com um objetivo determinado.

Assim, quem adquire cotas desses fundos é chamado de cotista, garantindo participação nos resultados de forma proporcional ao número de cotas. Já os recursos são movimentados por um gestor profissional.

Isso significa que esse especialista é o responsável por fazer as alocações do fundo. Contudo, ele segue a proposta descrita na lâmina. Ademais, existem diversos tipos de fundos de investimentos classificados conforme o seu foco de investimentos.

Dessa maneira, um ETF é um tipo de fundo de investimentos cujo foco é espelhar o desempenho de um índice de mercado. Para tanto, o gestor aloca os recursos do fundo nas mesmas alternativas e proporções que o indicador. Ou seja, ele replica a carteira teórica do benchmark de referência.

Para melhor compreensão, suponha que um ETF tenha o Ibovespa como índice. Assim, ele adquire as ações que fazem parte da carteira teórica do indicador, inclusive nas mesmas proporções.

Desse modo, sempre que o portfólio teórico do Ibovespa é atualizado, o ETF também movimentará a sua carteira. Portanto, comprará e venderá ativos para se equiparar novamente ao índice.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é IFIX?

Agora que você já sabe o que é um fundo de índice e como ele funciona, entenderá melhor o que é o XFIX11. Porém, também é interessante conhecer o IFIX (Índices de Fundos de Investimentos Imobiliários), pois esse é o índice de referência utilizado pelo ETF em questão.

Desse modo, a carteira teórica do IFIX é formada por cotas de fundos imobiliários disponíveis na bolsa de valores brasileira (B3). Vale destacar que o índice foi criado em 2012 com a intenção de mostrar o retorno total dos fundos listados.

Para tanto, ele considera a variação de preços e a distribuição de proventos dos FIIs que fazem parte da carteira teórica.

O que é o XFIX11?

Após entender o que é o IFIX, é hora de aprender mais sobre o XFIX11. Esse ETF foi criado pela XP no fim de 2020, com gestão da XP Asset e administração e custódia da BNP Paribas. Por ser um fundo de índice, ele não cobra taxa de performance, já que o seu intuito não é superar o benchmark.

Entretanto, há taxa de administração, que tende a ser inferior à de outros fundos com gestão ativa. Ademais, diferentemente dos FIIs, o XFIX11 não paga dividendos aos cotistas. Na verdade, os dividendos recebidos pelos fundos imobiliários que compõem a carteira são reinvestidos no ETF.

Em relação à composição, para conhecê-la basta verificar a composição do IFIX. Em novembro de 2021, por exemplo, era possível encontrar fundos como:

  • Fundo de Investimento Imobiliário ABC Plaza Shopping (ABCP11);
  • FII BB PRGII (BBPO11);
  • Alianza Trust Renda IMOB FII (ALZR11);
  • FII Absoluto CI (BPFF11);
  • FII Barigui CI (BARI11);
  • BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCR11).

Quais são as vantagens e os riscos de investir no XFIX11?

Você já sabe que o XFIX11 é um fundo de índice do mercado imobiliário. Agora, vale entender quais são as vantagens e os riscos de investir nele. A princípio, os prós e os contras da alternativa estão atrelados aos dos ETFs em geral.

Como ele replica um índice com ativos variados, ele colabora com a diversificação de investimentos. Portanto, alocando em apenas um ETF você estará se expondo a diversas alternativas.

Isso é importante porque a diversificação é uma forma de proteção do seu portfólio. Afinal, mesmo que um fundo não apresente um resultado positivo, os ganhos das demais cotas ajudam a diluir o prejuízo, reduzindo os riscos.

Além disso, esse ETF pode ser a porta de entrada para o mercado de FIIs. Geralmente, pode ser uma alternativa para quem tem desejo de investir em fundos imobiliários, mas tem receio por não conhecer tanto esse tipo de investimento ou não deseja escolher cotas individualmente.


Em contrapartida, por ser um investimento de renda variável, ele se expõe à volatilidade do mercado. Logo, há riscos de ter perdas financeiras, dependendo do desempenho do índice espelhado.

Como investir nesse ETF?

Se você se interessou em investir nesse ETF, saiba que o procedimento é simples. Para começar, você deve ter uma conta em um banco de investimentos para utilizar o home broker — plataforma que dá acesso ao ambiente da B3 — a bolsa brasileira.

Depois, você deve digitar o ticker (código do nome do fundo) — nesse caso, o XFIX11 — e fazer a ordem da compra da cota. No entanto, antes de realizar qualquer investimento, é imprescindível ter uma estratégia bem definida.

Para isso, você deve estabelecer seus objetivos e entender qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado). Dessa maneira, é possível saber se a alternativa se encaixa no seu contexto de investimentos e se vale a pena tê-la em sua carteira.

Como você viu, o XFIX11 é um ETF que replica a carteira teórica de um índice de fundos imobiliários, o IFIX. Se você se interessou pela alternativa, não se esqueça de estudar a lâmina do fundo para entender se a proposta se encaixa em sua estratégia de investimentos!

Quer entender mais sobre o mercado financeiro? Aproveite e descubra como fazer investimentos mais rentáveis para a sua carteira!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.