Conheça o fundo imobiliário BARI11
Conheça o fundo imobiliário BARI11

Conheça o fundo imobiliário BARI11

Quem busca por ampliar seu capital pode se beneficiar em conhecer os fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Essa modalidade de investimento ganha cada vez mais espaço no mercado, levando alternativas que diversificam a carteira de investimentos. Entre elas, está o BARI11.

O Barigui Rendimento Imobiliário é um fundo capaz de atender investidores de diferentes perfis. Isso porque os ativos presentes em seu portfólio se voltam a perfis mais conservadores. Consequentemente, podem fazer parte da carteira dos outros dois perfis, se assim desejarem.

Porém, antes de saber se ele pode ser interessante ou não em seu caso, é fundamental saber como funciona o FII. Acompanhe este conteúdo!

O que são fundos imobiliários?

Para compreender o BARI11, é interessante retomar o conceito de fundo imobiliário. Um FII é um investimento que se volta ao mercado de imóveis. Sendo assim, busca obter retornos por meio da aplicação de recursos em ativos desse setor.

Um fundo de investimento imobiliário funciona de forma coletiva. Isso significa que os recursos de quem compra suas cotas, os chamados cotistas, são aplicados em prol de um objetivo em comum. A estratégia de investimentos, por sua vez, é executada por um gestor gabaritado.

Para realizar seu trabalho, o gestor é remunerado pela taxa de administração. Esse é um valor cobrado em percentual sobre o investimento.

O que é o FII BARI11?

O BARI11 é o código de negociação na B3, a bolsa brasileira, do FDO INV IMOB BARIGUI RENDIMENTOS IMOB I FII. Ou apenas Barigui Rendimento Imobiliário. Ele é um fundo do tipo ANBIMA títulos e valores mobiliários gestão ativa.

O BARI11 é um fundo imobiliário de papel. Isso significa que seus investimentos são destinados, majoritariamente, a aplicações de renda fixa, como recebíveis imobiliários.

O fundo é constituído sob a forma de condomínio fechado. Assim, não está aberto para captação a qualquer momento. Além disso, não é possível resgatar as cotas antes do término do prazo. No caso do Barigui Rendimento Imobiliário, o prazo é indeterminado.

Contudo, como as cotas são negociadas na bolsa de valores, é possível comprá-las e vendê-las no mercado secundário durante o pregão.

Quais as principais características do fundo BARI11?

O BARI11 foi constituído em novembro de 2017. Seu objetivo central é proporcionar a rentabilidade e a valorização de suas cotas aos investidores, por meio de investimentos em:

  • certificados de recebíveis imobiliários (CRIs);
  • letras hipotecárias (LH)
  • cotas de outros FIIs;
  • letras de crédito imobiliário (LCI)
  • cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC);
  • letras imobiliárias garantidas (LIG)
  • outros ativos imobiliários.

O BARI11 é destinado a investidores em geral. Logo, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem adquirir as cotas. Assim, não é preciso ser investidor qualificado ou profissional para ter acesso ao fundo, por exemplo.

O gestor do fundo é a Barigui Gestão de Recursos Ltda. Já o administrador é a Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Quais as taxas e tributos envolvidos no BARI11?

Como você viu, o fundo cobra taxa de administração para remunerar o gestor. Nela, também estão inclusas demais taxas — como de custódia, escrituração e controladoria.

Em relação a impostos, o investidor é tributado em 20% do ganho de capital sobre a venda das cotas. Já eventuais dividendos pagos são isentos de Imposto de Renda.

O administrador do fundo divulga periodicamente dados sobre a gestão. Por isso, para se manter informado, é importante atentar a eles.

Quais os riscos envolvidos no investimento em BARI11?

É preciso ter em mente que, embora aplique em renda fixa, o FII BARI11 é um investimento de renda variável. Assim, não há cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e nem garantia do administrador. Dessa forma, não é possível responsabilizá-lo por qualquer depreciação nos ativos.

Em vista disso, é fundamental ler o regulamento, o prospecto e a lâmina do fundo para se certificar de que ele atende ao que você busca. Assim, será possível saber se a estratégia adotada caminha junto às suas necessidades.

De modo geral, a carteira do Barigui Rendimento Imobiliário inclui papéis de risco pulverizado. Isso significa que há chances de que os riscos envolvidos na aplicação sejam diluídos. Ainda assim, alguns riscos específicos se destacam nesse caso. São eles: liquidez e crédito.

O primeiro diz respeito à eventual dificuldade para vender as cotas do fundo na bolsa. Já o segundo está ligado às aplicações que compõem o portfólio: é o risco de o mutuário não ser capaz de honrar as dívidas compromissadas.

Há, ainda, o risco de mercado – refletido nas oscilações dos FIIs na bolsa de valores brasileira.

Vale a pena investir em BARI11?

Com todos os pontos trazidos até o momento, você já sabe o que é o FII BARI11 e como ele funciona. Após analisar os riscos envolvidos e ler a documentação da modalidade, pode decidir se vale a pena investir nesse fundo imobiliário

Essa é uma resposta que depende diretamente de você. Para isso, considere principalmente dois fatores: perfil de investidor e objetivos. Eles são pontos imprescindíveis a quem busca saber como escolher um fundo imobiliário.

Uma vez que o Barigui Rendimento Imobiliário tende a ser um fundo mais conservador do que outros encontrados no mercado, é possível que ele seja uma opção de investimento que se adéqua a diversos investidores. Por isso, considere seus objetivos ao escolher.

Caso decida por investir, não deixe de acompanhar as movimentações do BARI11. Isso é importante para garantir que ele continue a atender suas necessidades ao longo do tempo. E lembre-se de diversificar a carteira com mais alternativas de investimento!

Quer conhecer mais sobre o BARI11 e outros fundos imobiliários do mercado brasileiro? Então fale conosco da Renova Invest!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.