Busca de Artigos no blog

VNQ: O fundo que replica o Vanguard Real Estate

VNQ
VNQ

Quem investe na renda variável certamente já ouviu falar da importância da diversificação. Nesse sentido, uma das maneiras de diluir os riscos da carteira é realizar investimentos no exterior — como ao se expor ao mercado norte-americano. Por isso, pode ser interessante conhecer o VNQ.

Ele é o fundo que replica o Vanguard Real Estate — um dos indicadores de desempenho do setor imobiliário dos Estados Unidos. Assim, ao investir nesse ETF, você pode proteger seu patrimônio das oscilações da economia nacional, se fizer sentido para seu perfil de investidor e objetivos.

Tem interesse em conhecer essa alternativa de investimento? Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o ETF VNQ!

O que é um ETF?

ETF é a sigla para exchange traded fund, termo que significa fundo negociado em bolsa — também conhecido como fundo de índice, no Brasil. Ele tem como objetivo replicar a carteira teórica de um benchmark previamente escolhido. Logo, a composição do fundo acompanha o portfólio do índice.

Como todo fundo de investimento, o ETF é um veículo coletivo que reúne os recursos de diversos investidores. Além disso, a gestão do portfólio cabe a um gestor profissional, que deve guiar as suas escolhas conforme as estratégias do fundo em questão.

O fundo cobra a taxa de administração, para remunerar a equipe envolvida nas operações do veículo financeiro. Para participar do ETF, o investidor pode adquirir cotas na bolsa de valores. Os possíveis ganhos acontecem, principalmente, com a valorização das cotas.

O que é e como funciona o VNQ?

Agora que você já sabe o que é um ETF, pode entender o VNQ. Essa é a sigla para Vanguard Real Estate, em inglês. Esse ETF é listado em uma bolsa de valores dos Estados Unidos da América (EUA) — a The New York Stock Exchange (NYSE).

A NYSE é uma das bolsas mais antigas dos EUA — fundada em 1792. Ela está localizada no centro financeiro de Wall Street, em Nova York. Nela, são negociados ações de diversas companhias importantes no segmento. Esse é o caso, por exemplo, da Coca-Cola, Disney e Walmart.

Quais as principais características desse ETF?

Depois de conhecer o VNQ, é hora de aprofundar seus conhecimentos sobre esse fundo de investimento. Para tanto, vale saber quais são as principais características do ETF.

Conheça mais sobre o VNQ!

Estreia na bolsa

O fundo VNQ passou a ser negociado no mercado norte-americano em 23 de setembro de 2004. Para ter acesso direto a ele, os investidores brasileiros precisam abrir conta em uma corretora de valores que dê acesso ao mercado dos Estados Unidos.

Índice de referência

O VNQ possui lastro no Morgan Stanley Capital International Us Real Estate Investment Trust (MSCI US REIT). A sua carteira teórica é composta por empresas americanas do setor imobiliário. Por isso, ele serve como um termômetro para o mercado de imóveis dos EUA.

Administração

A administração do VNQ é feita pela Vanguard Group — uma das maiores gestoras de ETFs do mundo. A sede da empresa está localizada em Malvern, Pensilvânia.

Tipo de gestão

O ETF VNQ tem uma gestão passiva. Isso acontece porque o gestor apenas replica a composição do índice escolhido. Logo, o profissional não precisa buscar oportunidades no mercado que possam oferecer retornos acima do benchmark definido como referência — como ocorre na gestão ativa.

Quais as vantagens de investir no ETF VNQ?

Investir em um ETF pode proporcionar diversos benefícios para a sua estratégia de investimentos. Então é interessante conhecê-las para saber se o VNQ é uma boa oportunidade para sua carteira.

Confira as principais vantagens de investir em VNQ!

Praticidade na negociação

Ao investir em cotas de um ETF você tem a oportunidade de adquirir uma grande diversidade de ativos com um único aporte. Dessa forma, é possível ter mais praticidade na hora de montar uma carteira de ações, por exemplo.

Diversificação de investimentos

Como você viu, o VNQ é composto por diversos papéis de empresas americanas, podendo haver a diluição de riscos associados ao investimento. Portanto, o fundo traz a chance de diversificação do seu portfólio.

Custos menores

A taxa de administração de um ETF é menor que o percentual pago em outros fundos, por ter uma gestão passiva. Isso faz com que ele tenha custos menores do que muitas opções de fundos disponíveis no mercado financeiro.

Quais os riscos envolvidos no investimento?

Como você viu, um ETF oferece diversas vantagens para o investidor que deseja incluí-lo em sua carteira. Porém, antes de investir, é preciso conhecer os riscos envolvidos no investimento. Desse modo, será mais fácil tomar decisões conscientes.

Um deles é o risco de mercado. Isso porque as mudanças nas condições econômicas tendem a alterar a cotação dos ativos que compõem o índice e o preço da cota do ETF ao qual ele é vinculado. A depender do período e das condições do mercado, a volatilidade pode ser menor ou maior — o que pode representar possíveis perdas.

Além disso, há o risco cambial. Por se tratar de um ETF negociado no mercado dos Estados Unidos, a operação é feita em dólar. Logo, é preciso realizar o câmbio de moedas. Assim, caso haja a desvalorização do real frente ao dólar, você pode perder capital por causa dessa variação.

Vale a pena investir no VNQ?

Após conhecer as vantagens e riscos do VNQ, você tem mais dados para avaliar se o ETF pode ser uma oportunidade de investimento. Portanto, avalie as condições do fundo e as suas características pessoais para entender se vale a pena investir nele.

Nesse sentido, a escolha deve considerar seu perfil de investidor. Por meio dele, é possível identificar se o VNQ é compatível com sua tolerância aos riscos, bem como suas expectativas com o investimento.

Além disso, é importante analisar os seus objetivos financeiros e os prazos. Desse modo, você pode verificar se VNQ se alinha às suas metas e ao período durante o qual o dinheiro permanecerá investido para concretizar seus planos.

Após conhecer o VNQ — o fundo que replica o Vanguard Real Estate —, vale a pena conhecer melhor esse ETF para determinar se ele é adequado à sua estratégia. Lembre-se sempre de analisar seu perfil e objetivos para entender se realmente vale a pena incluí-lo em sua carteira.

Se quiser conhecer outras opções de investimento e informações sobre o mercado financeiro, acompanhe nossas publicações no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube!

 

 

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.