Renova Invest Facebook

Stelleo Tolda: saiba mais sobre o presidente e co-fundador do Mercado Livre

Stelleo Tolda: saiba mais sobre o presidente e co-fundador do Mercado Livre
Stelleo Tolda: saiba mais sobre o presidente e co-fundador do Mercado Livre

O brasileiro Stelleo Tolda é cofundador de um dos negócios de maior sucesso na América Latina: o Mercado Livre. Além disso, após desenvolver diversos papéis-chave na operação da companhia, ele assumiu o posto de chief executive officer (CEO) do negócio, em 2020.

O empresário, junto do argentino Marcos Galperín, usou de sua experiência para tornar o Mercado Livre a maior plataforma de e-commerce da América Latina e uma das maiores do mundo. Ademais, Tolda contribuiu para o fortalecimento de uma cultura com foco na expansão e inovação.

Quer saber mais sobre essa personalidade? Neste conteúdo você conhecerá o Stelleo Tolda e o Mercado Livre. Boa leitura!

Stelleo Tolda

A trajetória de Stelleo Tolda

Natural do Rio de Janeiro, Stelleo Tolda nasceu em uma família de classe média e foi educado na Escola Americana do Rio de Janeiro. Ele fez graduação em engenharia mecânica na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Também na mesma universidade, Tolda deu início a um mestrado na área logo após sua graduação. Em paralelo, ele teve experiências profissionais em empresas da região — como a Proxim Wireless.

Em seu retorno ao Brasil, em meados dos anos de 1990, Stelleo Tolda fez uma transição de carreira — da engenharia para o mercado financeiro. Assim, no Rio de Janeiro, teve oportunidades no Banco Icatu e no BTG Pactual.

Essas experiências o levaram de volta aos Estados Unidos. Em território norte-americano — dessa vez em Nova Iorque —, Tolda se engajou em projetos em duas relevantes instituições: o Merrill Lynch e Lehman Brothers.

Nessa nova passagem pelos Estados Unidos, o brasileiro conheceu Marcos Galperín, empreendedor argentino. Então Tolda pôde ter contato com o projeto de criação do que viria a ser o Mercado Libre — que se tornou Mercado Livre, no Brasil.

O Mercado Livre

Em 1999, Stelleo Tolda juntou forças com Marcos Galperín para fundar o Mercado Livre. O projeto começou na Argentina e, no mesmo ano, no Brasil — onde Tolda ocupava a presidência. A plataforma rapidamente se espalhou por outros países da região.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Conheça mais sobre a história do Mercado Livre!

Primeiros anos

Como você viu, o Mercado Livre foi fundado em 1999. Em seus primeiros anos, ele funcionou como uma espécie de plataforma de leilões — similar ao norte-americano eBay. Esse aspecto, inclusive, rendeu uma aliança de cinco anos entre as duas empresas, desde 2001.

À época, o Mercado Livre já havia se expandido para além de Brasil e Argentina e estava presente no México e no Uruguai. Desse modo, o objetivo do eBay era criar uma frente na América Latina para a sua operação.

O crescimento do Mercado Livre também aconteceu a partir da compra de empresas que atuavam no mesmo setor. Entre as operações de maior destaque estão a aquisição do Lokau.com e do Arremate. Elas ocorreram em 2002 e 2005, respectivamente.

Todo esse processo aconteceu com a participação de Stelleo Toldo. Afinal, além de comandar o Mercado Livre no Brasil, ele também era gerente geral da organização.

Crescimento latino-americano

Você já sabe que, em seus primeiros anos, o Mercado Livre já estava presente em 4 países da América Latina. No entanto, o desenvolvimento da organização não se limitou a eles. Em 2022, por exemplo, a empresa já contava com operações em 18 nações — incluindo Portugal fora do continente latino.

Esse crescimento acelerado transformou a companhia no maior e-commerce da região. Por ter um impacto internacional, o Mercado Livre optou por abrir o capital nos Estados Unidos. Com isso, o negócio fez sua oferta pública inicial na bolsa de valores norte-americana Nasdaq, em 2007.

Em 2021, a companhia chegou a ter um valor de mercado superior a 90 bilhões de dólares. No Brasil, a exposição às ações do Mercado Livre é feita por meio de brazilian depositary receipts (BDRs). Eles são certificados que têm lastro em ativos internacionais.

Cultura de inovação

Uma característica que Stelleo Tolda, junto de Marcos Galperín, buscou implementar no Mercado Livre foi a de inovação. Assim, mesmo já ocupando a posição de líder na América Latina e sendo uma referência no setor, a empresa continuou buscando apresentar novos serviços.

Um dos seus carros-chefes é o Mercado Pago. Ele é uma solução financeira que facilita processos de pagamentos. Além disso, funciona como uma ferramenta que permite que o usuário usufrua de diversos serviços — como conta salário, transferências, pagamentos de boletos, entre outros.


Outra inovação implementada no Mercado Pago é a compra e venda de criptomoedas. Com isso, usuários com conta na plataforma podem negociar ativos como bitcoin e ethereum.

O Mercado Envios é outra frente da empresa. Essa funcionalidade tem o objetivo de facilitar o envio de produtos que são comercializados na plataforma do Mercado Livre. Desse modo, ela traz maior praticidade para vendedores e compradores.

Também sob controle do grupo está o Mercado Shops. Esse sistema permite que os usuários possam criar lojas virtuais que estarão integradas ao Mercado Livre.

O crescimento de Stelleo Tolda

Como vimos, Stelleo Tolda esteve presente em todas as etapas do crescimento do Mercado Livre. Além disso, como gerente geral e responsável pelas operações no Brasil, ele comandou muitas dessas etapas. Vale saber, inclusive, que nosso país é o principal mercado da empresa.

Em destaque, o papel de Tolda rendeu a ele uma mudança de cargo em 2009. Assim, ele deixou de ser gerente geral e passou a ocupar a posição de chief operating officer (COO), ou diretor executivo, em que supervisionava diversos processos do negócio.

Stelleo Tolda foi COO do Mercado Livre até 2020, quando Marcos Galperín se afastou do cargo de CEO. Com isso, ficou sob responsabilidade do brasileiro assumir a posição e ditar os rumos de uma das maiores companhias do continente latino-americano.

É válido saber, ainda, que Stelleo Tolda também desempenha mais papéis no empreendedorismo além de sua posição no Mercado Livre. Desde 2017, por exemplo, ele é um dos mentores na Endeavor —referência para startups.

Tolda também é membro do conselho de administração de grandes organizações de educação. Uma delas é a Stanford — universidade norte-americana em que ele se graduou e fez mestrado. A outra é a Arco Educação, que foca em soluções educacionais no mercado brasileiro.

Agora você conhece mais sobre Stelleo Tolda, um dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro. É possível aprender bastante com sua expertise e vontade de inovar, características fundamentais para que o Mercado Livre se destacasse tanto ao longo dos anos!

Você tem interesse em se expor a empresas de tecnologia na bolsa de valores? Então conheça o ETF USTK11!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.