Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

VNQI: Confira o ETF Vanguard Global ex-US Real Estate

ETF
ETF

O setor imobiliário é bastante procurado para fins de investimento no Brasil. No entanto, quem se interessa por esse segmento poderá se expor também aos mercados imobiliários de outros países. Isso pode ser feito por meio do ETF Vanguard Global ex-US Real Estate (VNQI), você já o conhece?

Quando se fala em real estate, é comum pensar nos fundos imobiliários (REITs) do mercado imobiliário norte-americano. No entanto, o VNQI é um ETF ex-US, então ele exclui o mercado americano em prol de investimentos em outros países. Por isso, vale a pena conhecê-lo melhor.

A seguir, confira o que é o ETF Vanguard Global ex-US Real Estate (VNQI) e as suas principais características.

Boa leitura!

O que é um ETF?

Antes de aprender as características do ETF VNQI, vale a pena relembrar o funcionamento desse tipo de investimento.

O exchange traded fund (ETF) ou fundo de índice é uma modalidade de investimento coletivo. O seu objetivo é replicar a performance de um índice de mercado. Então o portfólio de um ETF é composto pelos mesmos ativos que integram a carteira teórica do benchmark escolhido.

A gestão desse fundo é feita por um profissional com certificação para atuar como gestor no mercado financeiro. Em contrapartida, os participantes são responsáveis pelas despesas e custos envolvidos — como a taxa de administração.

Se você quiser participar de um ETF, será necessário adquirir as suas cotas na bolsa de valores em que ele está listado. Isso demanda ter uma conta aberta em uma instituição financeira para acessar a ferramenta que dá acesso ao ambiente de negociação da bolsa.

O que é e como funciona o VNQI?

Assim como acontece na bolsa de valores brasileira (B3), os ativos negociados em bolsas estrangeiras também contam com um código de negociação (ticker). Nesse sentido, VNQI é o ticker usado para negociar cotas do ETF Vanguard Global ex-US Real Estate.

Confira as suas principais características abaixo:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quando ele estreou no mercado?

O VNQI estreou em janeiro de 2010, sendo listado na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) — uma das bolsas de valores estadunidenses. Logo, para negociar as suas cotas, é necessário ter uma conta de investimentos internacional.

Quem é o seu gestor?

A gestão do VNQI é feita pela Vanguard, gestora de outros 81 ETFs listados nos mercados norte-americanos. Em maio de 2022, a taxa de administração cobrada dos cotistas do Vanguard Global ex-US Real Estate era de 0,12% ao ano.

Qual é o índice que ele espelha?

O índice de referência espelhado pelo VNQI é o Índice S&P Global ex-US Property. Trata-se de um benchmark que mede o desempenho de empresas e fundos imobiliários em mercados emergentes, excluindo os EUA.

Qual é a composição desse índice?

Na carteira de maio de 2022, o benchmark contava com 679 investimentos relacionados ao mercado imobiliário mundial. Sua maior concentração são os mercados imobiliários do Japão, Hong Kong, Austrália e Reino Unido. Entre os principais ativos em seu portfólio, estavam:

  • Vonovia SE — operadora de imóveis;
  • Goodman Group — REITs industriais;
  • Mitsubishi Estate Co — atividades imobiliárias diversificadas.
  • Link REIT — REITs de varejo;
  • China Resources Land Ltd. — desenvolvimento imobiliário.

O VNQI paga dividendos?

Ao contrário do que acontece com os ETFs brasileiro, os fundos de índice americanos fazem a distribuição de dividendos. Ela costuma ser feita a cada trimestre — nos meses de março, junho, setembro e dezembro. No entanto, a frequência e o percentual de distribuição podem variar.

Quais as vantagens e riscos de investir no VNQI?

Após conhecer características específicas acerca do VNQI, chegou o momento de conhecer as suas vantagens e riscos. Veja!

Vantagens

A primeira vantagem que vale mencionar é a diversificação proporcionada pelo fundo. Como você viu, a carteira do ETF VNQI é composta por diferentes ativos atrelados ao mercado imobiliário no mundo todo. Logo, com apenas uma cota, o seu capital estará exposto a todos eles.

Outra vantagem é a dolarização do seu portfólio. Tendo em vista que as cotas do VNQI são negociadas em dólar em uma bolsa de valores dos EUA, isso traz proteção cambial ao seu investimento. Assim, você estará protegido contra a desvalorização do real ou da bolsa brasileira.

A acessibilidade e praticidade do investimento também são pontos vantajosos. Afinal, tende a ser mais barato e prático comprar uma cota do VNQI do que investir em cada ativo que compõe a sua carteira, presentes em diferentes bolsas de valores ao redor do mundo.

Por fim, a outra vantagem que vale lembrar é a possibilidade de receber dividendos. No mercado nacional, os ETFs não contam com a distribuição de proventos, mas a regra não se aplica aos ETFs estrangeiros. Logo, eles podem servir como fonte de renda passiva, ainda que não seja garantida.


Riscos

Quando o assunto são os riscos de um aporte, é necessário lembrar que os ETFs são alternativas de renda variável. Isso significa que não é possível prever os seus resultados em relação ao ganho com a valorização das cotas ou o recebimento de dividendos.

Na verdade, a precificação das cotas é feita segundo a lei da oferta e demanda. Assim, o cotista pode lucrar ou ter prejuízos conforme o ânimo do mercado e dos demais investidores. Portanto, são investimentos considerados mais arriscados do que aplicações de renda fixa, por exemplo.

Vale a pena investir no VNQI?

Após ter conferido as vantagens e riscos de investir no ETF VNQI, é possível que você ainda tenha dúvidas se vale a pena o investimento. Nesse sentido, é importante destacar que a decisão de investimento é individual e deve considerar o perfil de investidor e objetivo do interessado.

Ou seja, dependendo dos interesses e expectativas do investidor, o VNQI pode ser uma opção atrativa — especialmente para quem tem maior tolerância aos riscos.

Ademais, é preciso ter em mente que o VNQI é um ETF estrangeiro. Portanto, para negociar as suas cotas, será necessário ter uma conta de investimentos no exterior.

Caso você queira conhecer mais sobre esse e outros investimentos que podem fornecer exposição internacional direta à sua carteira, vale considerar o apoio de um assessor de investimentos.

Agora você sabe que o VNQI é um ETF internacional que permite exposição aos mercados imobiliários mundiais. No entanto, não deixe de avaliar o seu perfil de investidor, objetivos e estratégias, antes de tomar a decisão de investir nesse ETF.

Está procurando por uma assessoria de investimentos qualificada e completa? Entre em contato conosco e conte com a Renova Invest!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.