Vale a pena investir em uma corretora de investimentos
Vale a pena investir em uma corretora de investimentos

Vale a pena investir em uma corretora de investimentos?

Em um passado não muito distante, as pessoas só podiam investir presencialmente ou por telefone. Depois, mesmo com opções online, ainda havia dificuldades porque a internet era tão difundida. Porém, com a revolução tecnológica e popularização dos recursos, a figura da corretora de investimentos ganhou mais espaço.

Aproveitando a tecnologia, essa empresa de valores mobiliários passou a ser procurada por quem deseja investir a qualquer hora, de qualquer lugar, de modo simples e rápido. No entanto, a corretora pode não ser a melhor escolha para os investidores. Quer saber o motivo?

Continue a leitura para entender se vale a pena investir em uma corretora de investimentos e quais são as alternativas do mercado!

O que é uma corretora de valores ou de investimentos?

Antes de avaliar se recorrer às corretoras é o melhor caminho para você, é preciso entender o que são essas empresas de investimentos. Na prática, elas são instituições financeiras proporcionam o acesso a diversos produtos e ativos financeiros.

Assim, a corretora permite que pessoas físicas tenham acesso às opções de renda fixa e aos mercados de negociação da bolsa de valores. Logo, atuam como intermediadoras para diversos tipos de investimentos.

O que as corretoras oferecem?

Após entender o conceito, é importante considerar o que a corretora de investimentos faz de melhor. O foco principal está na oferta de produtos financeiros, ativos e derivativos disponíveis no mercado, como títulos, certificados, ações ou cotas de fundos de investimento.

Além disso, é comum que a corretora disponibilize uma plataforma de investimentos e o home broker, por meio do qual há o acesso à bolsa. Ao contrário dos bancos tradicionais, elas não oferecem serviços para a movimentação financeira.

Outro ponto relevante é que são focadas em investimentos, podendo contar com escritórios vinculados de agentes autônomos de investimento (AAI). Assim, podem oferecer algum nível de suporte extra ao investidor.

Quais são as limitações das corretoras?

Embora as corretoras de valores tenham aproveitado a popularização do acesso ao mercado graças ao avanço da tecnologia, é preciso entender que essas instituições têm limitações. Como visto, elas não podem oferecer serviços financeiros, então só podem atuar com os investimentos.

As corretoras também tendem a apresentar dificuldades técnicas e estruturais. Algumas instituições, por exemplo, são pequenas e podem encontrar desafios para absorver um grande fluxo de operações, por exemplo.

Em outros casos, o maior problema está na plataforma de investimento, que pode se mostrar instável, pouco completa ou com menos alternativas. E, por falar em variedade de escolha, não é incomum que corretoras apresentem um portfólio menor que o de bancos de investimentos.

Já corretoras muito grandes podem ter dificuldade em prestar atendimento personalizado, o que afeta a experiência de quem investe. Todos esses são aspectos que podem afetar a experiência e, até mesmo, os seus resultados com a carteira de investimentos.

Como um banco de investimento pode resolver essas questões?

Antes de começar a investir em uma corretora é interessante conhecer quais são as alternativas disponíveis. Quando se trata de instituições financeiras voltadas para esse mercado, os bancos de investimento se destacam.

Eles são diferentes dos bancos comerciais e o foco de atuação principal está nas soluções de investimento. Para tanto, eles devem seguir as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central.

Além disso, em comparação às corretoras de valores, os bancos de investimentos conseguem driblar as dificuldades técnicas e podem apresentar experiência completa ao investidor.

Confira as principais diferenças!

Portfólio diversificado

O primeiro diferencial trata dos investimentos apresentados. Bancos comerciais são limitados, enquanto diversas corretoras têm uma quantidade menor de opções. Os bancos de investimentos, por outro lado, apresentam variedade de produtos, ativos, estratégias e condições.

Realização simples do investimento

Outro ponto trata da inovação e praticidade. Os bancos de investimentos também aproveitam a tecnologia e garantem facilidade de acesso aos serviços. Depois de abrir a conta, você pode investir de onde e quando quiser, de acordo com suas necessidades.

Acompanhamento de carteira

Mais um diferencial é que o banco de investimentos facilita o acompanhamento da carteira. Você pode fazer isso pela própria plataforma oferecida ou via aplicativo. Dessa maneira, é possível manter o controle sobre tudo o que acontece com seu patrimônio e tomar decisões mais seguras.

Suporte ao investidor

Por fim, é necessário considerar o suporte ao investidor. Desde o primeiro momento, você poderá contar com apoio da instituição, enquanto muitas corretoras deixam de oferecer ou não conseguem disponibilizar esse serviço.

Por todas as qualidades, escolher um banco de investimentos pode ser uma forma de proteger o seu dinheiro. Afinal, quando se fala no seu patrimônio, é necessário se preocupar com a segurança, a eficiência e a praticidade de investir.

O que o BTG Pactual digital tem a oferecer?

Como visto, um banco de investimentos traz diversas vantagens e apresenta diferenciais interessantes em comparação às corretoras. Além dos pontos que você conferiu, o BTG Pactual digital é capaz de oferecer outros benefícios para os investidores.

Sendo o maior banco de investimentos da América Latina, a instituição apresenta algumas qualidades que você precisa conhecer antes de começar a investir.

Veja quais são os pontos principais!

Ampla oferta de produtos

Você já sabe que um banco de investimentos, normalmente, costuma apresentar uma oferta maior de produtos e ativos financeiros. Isso significa que ele proporciona maior poder de escolha e que será mais fácil diversificar sua carteira.

Como o BTG Pactual digital é o maior banco de investimentos latino-americano, essa qualidade se intensifica. A diferença no portfólio se dá porque a instituição é capaz de emitir os próprios títulos, apresentando condições diferenciadas e específicas aos clientes.

Saiba, ainda, que o banco disponibiliza outros investimentos do mercado, incluindo aqueles que são apresentados pelas corretoras. Ou seja, o banco de investimentos pode trazer opções que as corretoras disponibilizam e ir além.

Contudo, o contrário não se aplica, porque as corretoras não são capazes de apresentar alternativas que sejam exclusivas dos bancos de investimentos. Desse modo, é mais fácil escolher as opções que fazem mais sentido para as suas necessidades e o seu perfil de investidor, sem precisar se limitar.

Time qualificado com suporte 24 horas

Não basta ser capaz de escolher entre vários investimentos se essa decisão não vier acompanhada de um suporte qualificado. Afinal, é fundamental contar com ajuda para executar as operações financeiras rumo a seus objetivos.

Isso é ainda mais importante entre quem está iniciando sua jornada no mercado financeiro. Com esse apoio, fica mais simples entender como aproveitar os recursos disponíveis e alocar o dinheiro de acordo com a própria estratégia.

Outro ponto relevante é que o suporte 24 horas do BTG Pactual digital permite que o investimento seja feito a qualquer momento, sem dificuldades.

Assessoria de qualidade

O suporte qualificado disponível em todos os momentos não é a única ajuda que você pode ter. Ao escolher o maior banco de investimentos da América Latina, também há a chance de aproveitar a assessoria de investimentos — e sem ter que pagar a mais por isso.

A Renova Invest é vinculada ao BTG Pactual digital e conta com um time completo de assessores qualificados. Por causa disso, o time foi eleito como a TOP Assessoria de 2020.

Com a ajuda dos assessores, você conhecerá melhor as diversas alternativas disponíveis no mercado, poderá tirar dúvidas e avaliar as oportunidades. Ao final, a tomada de decisão permanece sendo sua, mas você terá mais conhecimento e segurança para fazer as escolhas.

Em todo o processo, é possível contar com um alto nível de transparência — inclusive de remuneração do trabalho do assessor, o que aumenta a segurança. Dessa maneira, você tem a certeza de que o atendimento é, de fato, pensando no seu melhor interesse.

Time de analistas certificados

Outro diferencial do BTG Pactual digital consiste em seu time completo e altamente capacitado de analistas do mercado. Com essa equipe, o banco oferece diversas análises, carteiras recomendadas e avaliações que podem embasar estratégias e suas decisões.

Isso é importante porque permite que você tenha acesso a mais ferramentas para escolher onde e como investir. Também é uma forma de contar com conhecimento técnico confiável, o que poderá apoiá-lo em sua jornada no mercado financeiro.

Para quem ainda não tem muita experiência ou conhecimentos aprofundados, essa pode ser uma maneira de expandir seu aprendizado de maneira intensa. Com base nas explicações de uma carteira recomendada, por exemplo, você identificará quais são os princípios e indicadores avaliados.

Além disso, as análises desenvolvidas podem ajudá-lo a poupar tempo. Em vez de fazer as avaliações por conta própria, é possível se basear em estudos confiáveis e embasados, o que pode tornar sua tomada de decisão mais dinâmica.

Expertise do maior banco de investimentos da América Latina

O fato de o BTG Pactual digital ser o maior banco de investimentos da América Latina garante à instituição uma expertise diferente das demais. A empresa conta com ampla experiência no mercado financeiro e é capaz de oferecer alternativas exclusivas.

A experiência também ajuda quanto à capacidade de oferecer boas condições e contar com experiência para lidar com as mudanças de mercado. Logo, você terá a chance de investir com o apoio que uma empresa líder de mercado é capaz de oferecer.

Centralização do controle financeiro

Normalmente, um banco de investimentos não oferece os serviços tradicionais de um banco comercial. Porém, o BTG Pactual digital desenvolveu uma solução que permite integrar e centralizar todo o seu controle financeiro: o BTG+.

Ele funciona como um banco digital e disponibiliza serviços importantes para cuidar das finanças no dia a dia. Ao mesmo tempo, ele é integrado à sua conta no banco de investimentos. Com isso, as informações seguem um fluxo melhor para que você tenha visibilidade.

Essa centralização quanto ao controle é fundamental para que você alcance um melhor entendimento a respeito do uso do seu dinheiro e de quais são as oportunidades disponíveis. Assim, é possível fazer um uso mais adequado e estratégico dos seus recursos.

Proteção do FGC

Ao pensar nos diferenciais de um banco de investimentos, como o BTG Pactual digital, um dos pontos mais relevantes é a segurança. Isso se relaciona ao valor que fica disponível em conta, antes de ser usado nos investimentos ou logo após o resgate.

Antes de entender o mecanismo, entretanto, é preciso conhecer a atuação do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O fundo fornece uma proteção para os investidores, diante do risco de crédito. A cobertura é de R$ 250 mil por CPF e por instituição, com um limite de R$ 1 milhão que é renovável a cada 4 anos.

No caso da sua conta no BTG Pactual digital, o seu dinheiro fica protegido pelo FGC, dentro do limite previsto. Então, caso aconteça algum problema ou dificuldade com o banco de investimentos, você não perde o dinheiro que estiver na conta.

Com as corretoras de valores isso não acontece. Diante da concretização do risco de crédito, você só receberá de volta o montante referente ao que foi, efetivamente, investido em uma alternativa com cobertura do FGC.

Vale a pena investir por meio de uma corretora de investimentos?

Depois de conhecer todos os pontos das corretoras e do banco de investimentos — em especial, do BTG Pactual digital, é possível entender o que pode fazer mais sentido.

Ao buscar em qual corretora de investimentos escolher, você notará que todas têm certas limitações — o que não ocorre com os bancos de investimentos. Por isso, não é exagero dizer que, no final, não vale a pena investir por meio de uma corretora.

Para aproveitar um atendimento personalizado e focado nas suas necessidades, também é possível migrar seus investimentos para o banco de investimentos com o suporte da Renova Invest. Assim, você terá a chance de buscar caminhos estratégicos para o aporte do seu patrimônio.

Como você pôde ver, investir em uma corretora de investimentos não é, necessariamente, a melhor alternativa. Um banco de investimentos consolidado, como é o caso do BTG Pactual digital, oferece diferenciais consideráveis e que podem impactar positivamente a sua experiência ao investir.

Que tal aproveitar as vantagens junto a uma assessoria de investimentos qualificada e que é focada no que você mais precisa? Entre em contato conosco da Renova Invest e conheça nossos serviços!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.