Renova Invest Facebook

Independência financeira: onde começar para ter a sua

independência financeira
independência financeira

Diversas pessoas buscam, entre seus objetivos, uma vida financeira confortável no futuro e viver de renda. Entretanto, é muito comum ter dúvidas sobre como dar os primeiros passos para alcançar a independência financeira.

Ao mesmo tempo, quanto antes você começa a se organizar e a entender sobre o assunto, maiores são as chances de conquistar esse objetivo em um prazo menor. Então vale a pena se aprofundar sobre o tema para se planejar a partir de agora.

Neste post, você aprenderá o que é a independência financeira e os passos para conquistar a sua. Acompanhe a leitura!

O que é a independência financeira?

A independência financeira significa ter dinheiro suficiente para se sustentar e manter o padrão de vida, sem depender do seu trabalho. Entretanto, isso não significa que você tenha que parar de trabalhar.

O nome do termo vem justamente da possibilidade de você tomar decisões livremente — inclusive a de continuar trabalhando. Afinal, você teria independência atuar como quiser quando se trata da vida profissional, sem precisar de uma ocupação fixa para arcar com suas despesas.

Por que não se deve confundir independência financeira com liberdade financeira?

Após aprender o que é a independência financeira, é importante entender o que muda em relação à liberdade financeira. Os dois conceitos apresentam semelhanças, mas não são sinônimos. Então é fundamental não confundi-los.

Na verdade, a liberdade financeira acontece quando você tem mais tranquilidade nas tomadas de decisões relacionadas a dinheiro. Aqui, surge a oportunidade de focar em questões mais relevantes, além do trabalho, por ter certa segurança em relação ao orçamento.

Por exemplo, quem já conquistou a liberdade financeira não precisa se submeter a um emprego com o qual não se identifica apenas para aumentar o salário. Logo, é possível ter maior autonomia para escolher aquilo que pretende fazer e os projetos que gostaria de desenvolver.

Contudo, também é necessário ter organização financeira, para que as escolhas não comprometam seu padrão de vida. Dessa maneira, a liberdade financeira é uma etapa anterior à independência financeira.

Quais são os benefícios de se alcançar a independência financeira?

Ao conhecer o conceito de independência financeira, fica mais fácil entender por que essa conquista faz parte dos objetivos de diversos investidores. O principal motivo é a maior qualidade de vida que essa flexibilidade traz para o dia a dia.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Nesse caso, as preocupações financeiras se tornam menores, o que pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, por exemplo. Ainda, você terá mais tempo para focar no que lhe dá prazer, pois não precisará focar em conseguir um bom salário ou aumentar a renda mensal com um trabalho extra.

Isso acontece porque os seus rendimentos serão resultado dos seus investimentos. Ou seja, o dinheiro trabalha para você, garantindo uma renda passiva.

Como trilhar o caminho certo para alcançá-la?

Ter um bom planejamento financeiro permitirá visualizar melhor o caminho que deve ser percorrido para alcançar os objetivos. E com a independência financeira não é diferente. Porém, nem sempre é fácil saber trilhar essa jornada.

Por isso, vale a pena conhecer os passos que podem ajudar a conquistar a sua independência financeira. Veja mais abaixo!

Tenha um bom controle financeiro

O primeiro passo para conseguir sua independência financeira é organizar as suas finanças. Afinal, sem fazer esse controle, será mais difícil aplicar as estratégias necessárias para essa conquista. Para tanto, comece montando um orçamento com aquilo que você ganha e gasta.

Com isso, será mais fácil entender as suas principais despesas e o seu custo de vida. Depois, vale a pena definir como o dinheiro será usado e, se for o caso, se planejar para quitar as dívidas.

Nesse orçamento também será possível identificar as oportunidades para economizar, como ao fazer cortes e substituir gastos. Assim, é possível definir metas e começar a se planejar para realizar aportes e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Faça investimentos

Você já viu que investir o seu dinheiro é fundamental para conseguir conquistar a sua independência financeira. Aqui, o primeiro passo é ter uma reserva de emergência. Ela consiste em um montante para auxiliar em situações imprevistas, para evitar o endividamento.

Em geral, ela corresponde a 6 meses dos seus custos mensais. Além da proteção diante de emergências, esse montante também permitirá que você defina seus caminhos com mais segurança, como uma mudança de carreira.

Após economizar e alocar a sua reserva, você pode começar a avaliar outras opções do mercado para rentabilizar o seu patrimônio.


Conhecer seu perfil de investidor

Para começar a investir, também é preciso conhecer o seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Com isso, você saberá qual é o nível de tolerância ao risco, ponto fundamental para identificar os investimentos mais adequados para a sua carteira.

Ter planos de curto, médio e longo prazo

Para alinhar os seus investimentos, é essencial ter objetivos bem definidos com curto, médio e longo prazo. Isso permitirá direcionar os seus aportes para as alternativas mais alinhadas. Nesse ponto, quando se trata de independência financeira, o longo prazo se torna essencial.

Isso permite que o investidor se beneficie mais dos juros compostos e da economia real. Assim, é possível potencializar o crescimento do patrimônio de forma consistente.

Entender as alternativas de renda fixa e variável

Também é importante saber que o mercado financeiro disponibiliza diferentes tipos de investimentos, tanto em renda fixa quanto em variável. Então é possível encontrar alternativas com variados níveis de risco, prazos, rentabilidades e liquidez.

Conhecendo melhor as possibilidades, ficará mais fácil identificar as opções mais alinhadas ao seu perfil e objetivos financeiros. Para aprender mais, você pode buscar conteúdos sobre investimentos ou contar com uma assessoria de investimentos.

Manter os aportes frequentes

Por fim, é interessante manter uma estratégia de aportes frequentes. Separe uma quantidade da receita mensal e invista para que o patrimônio cresça de maneira contínua. Lembre-se de que são esses aportes que ajudarão no acúmulo de capital ao longo do tempo.

Agora você já sabe o que é independência financeira e como se planejar para conquistar a sua. Embora seja um objetivo que demanda tempo e dedicação ao investir, ele pode ser alcançado com planejamento e organização nas finanças.

Gostou de saber mais sobre como conquistar a sua independência financeira? Aproveite e confira mais dicas para conquistar uma renda mensal vitalícia!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.